No post de hoje vamos falar um pouco com você sobre uma das maiores tendências que veremos em Mobile nos próximos meses: as Rich Push Notifications.

Desde o final de 2016 com o lançamento do iOS 10, começou a ser possível que aplicativos enviassem conteúdo rico em suas notificações, com isso digo que passou a ser possível o envio de conteúdos como: imagens, vídeos, GIF’s e áudios através de suas notificações.

Contudo, poucos são os Apps que fazem bom uso e possuem uma boa estratégia para melhor aproveitamento dessa nova ferramenta. Com as Rich Push Notifications, um mar de possibilidades de maior personalização na comunicação foi criado, porém, muitos estão perdendo essa oportunidade, esse é seu caso?

Se for, comece já a agir a respeito! Pois, com tantos anúncios e opções de compra, principalmente na Black Friday, é de extrema importância que seu App diferencie sua comunicação de alguma maneira.

Alguns Dados:

Como você pode ver, as Rich Push Notifications são muito importantes para melhorar a performance dos aplicativos, e o melhor de tudo, é que isso pode ser feito de várias maneiras diferentes, como veremos a seguir:

Formas de Engajamento:

 

1. Imagens (.jpg e .png)

Nesse formato, o recurso visual será seu melhor amigo para aumentar mais ainda a capacidade de personalização da sua campanha, afinal, uma imagem vale mais do que mil palavras, certo?

Estudando um pouco sobre o que vem sendo feito no mercado observei algumas tendências de uso dessa funcionalidade, como:

Imagens do Produto

Principalmente em casos onde o consumidor favorita um item ou realiza o abandono de seu carrinho,  uma boa estratégia é o envio da foto do produto com o intuito de lembrar e despertar novamente o interesse do usuário pelo mesmo, como nesse exemplo:

Informações da Campanha

Outra funcionalidade bastante útil das Rich Push Notifications é esse novo espaço de conteúdo no qual podemos adicionar informações adicionais sobre o que foi dito no Push enviado.

Por exemplo, ao anunciar uma novidade em seu m-commerce, é possível que adicionemos as informações completas do novo produto ou funcionalidade em forma de imagem, veja esse exemplo que criei:

Promoções

Agora suas campanhas promocionais podem contar também com esse recurso para divulgar o que está em promoção no App! Contando com o apelo visual, suas campanhas ficam ainda mais atrativas, aumentando consideravelmente a taxa de abertura da notificação.

Confira esse exemplo de uma Rich Push Notification para a Black Week em um aplicativo do setor Pet:

2. GIF’s (.gif)

Criados em 1987 com a ideia de armazenar várias imagens em um formato compacto para exibi-las com melhor qualidade, os GIF’s vieram ganhando uma popularização crescente na última década.

Diferentemente do propósito inicial, os GIF’s vem se tornando sinônimo de uma comunicação mais leve, descontraída e divertida, presente em diversas redes sociais de nosso cotidiano.

Principalmente para a comunicação através de Push Notifications, esse tipo de comunicação é extremamente importante, visto que, em meio a tantas mensagens monótonas que recebemos, a humanização e descontração feita nessas campanhas se torna um grande diferencial.

Representando perfeitamente o que eu quero dizer, confira esse exemplo da Rappi, com uma campanha enviada no Dia do Sexo:

3. Vídeos (.mp4)

Com esse formato, sua estratégia de Marketing de Conteúdo pode ir mais longe ainda, podendo usar de vídeos para oferecer aos seus usuários conteúdos mais completos sem que ele tenha sequer que abrir o App, aumentando assim o engajamento e o valor percebido pelo seu usuário!

Os vídeos são apresentados como na imagem a seguir, basta apertar o Play e seu usuário já consegue visualizar seu conteúdo!

4. Áudios (.mp3)

Apesar de possuírem uma maior usabilidade em aplicativos relacionados a Redes Sociais, os conteúdos de áudio podem ser uma grande oportunidade para uma campanha de Buzz Marketing.

Visto que atualmente pouquíssimos Apps utilizam desse recurso, com ideias criativas esse formato pode impressionar e criar experiência marcantes para seus usuários, aqui fiz outro exemplo de um App de filmes:

Conclusão

Como você pôde ver, com as Rich Push Notifications um novo leque de oportunidades se abriu no mundo Mobile, são diversas maneiras de personalização e novas experiências que podem ser criadas para os consumidores.

Aqui na Inngage sempre reforçamos a importância de fazer diferente e criar uma comunicação cada vez mais única e pessoal através de suas notificações para seus usuários.

Com nossa plataforma, além das Rich Push Notifications, muito ainda pode ser feito para que seu App alcance o Estado da Arte da personalização, clique no botão abaixo e solicite uma conversa com um de nossos especialistas em Engajamento Mobile para entender a fundo o que fazemos!