Por que mapear a jornada offline de seus usuários é importante?
Nathan Pinheiro
10 de fevereiro de 2020
Atualmente, existem inúmeras plataformas que nos ajudam a mapear a jornada online de nossos clientes nos fornecendo dados que possibilitam entender melhor nosso público e como o mesmo se comporta dentro de nosso App.
No entanto, para conseguirmos nos comunicar da melhor forma possível com nossos clientes, é necessário conhecer seus hábitos e sua rotina, saber mais sobre o seu estilo de vida e perfil de consumo. Essas informações possibilitam aumentar ainda mais o engajamento deles dentro do seu aplicativo.
Para te ajudar a conhecer mais seus clientes, separamos algumas dicas:
Entender qual o melhor momento e o local certo para falar com seu usuário
É importante lembrar que, ao solicitar que seu cliente compartilhe sua localização, é de extrema importância que você deixe claro o motivo da solicitação dessa informação. Além disso, é necessário deixar a opção de excluir o histórico, caso o usuário deseje.
Dito isso, essa dica é focada em entender o que seus clientes fazem enquanto não estão navegando no seu app, onde eles vão, como é sua rotina, etc. Cada usuário possui uma rotina particular que deve ser levada em consideração. É possível perceber que o CTR (click-through rate) até dobra em notificações que levam essa informação em consideração.
Após estudar e entender a rotina de seus usuários, realize testes para saber qual o melhor horário de disparo de campanhas, quando há maiores taxas de aberturas e de interação com seu app. No entanto, não extrapole, ninguém gosta de receber push às 3h da manhã não é mesmo?
Para entender a rotina de seus clientes, saber onde eles estiveram não é o suficiente. É preciso coletar dados, juntar informações por onde seu cliente passou e cruzar com dados públicos, para aprendermos onde ele mora, trabalha, como se desloca e quais locais frequenta. Esse processo é conhecido como Geobehavior.
Investir em segmentações offline e melhorar suas ofertas
Conhecer bem seus clientes te ajuda na hora de elaborar campanhas segmentadas. Por exemplo, é possível atingir apenas pessoas que residem em um raio de 10km da sua loja física e notificá-las sobre uma oferta especial que irá acontecer.
É possível mapear as preferências de consumo dos meus usuários e, naturalmente, filtrar as ofertas mais pertinentes para cada público e identificar como eles interagem com cada campanha.
Estudos de mercado para entender melhor quem são seus usuários
Nada melhor na “Era do Conteúdo” do que conteúdo personalizado não é mesmo? Por mais simples que seja a mensagem de uma notificação, é difícil saber o que seu usuário realmente quer ouvir, ou seja, o que realmente agrega valor a ele.
Por isso, faz bastante sentido investir em entender melhor quem é seu usuário de fato, concorda? Entendendo um pouco sobre seu estilo de vida, preferências e interesses é possível criar conteúdos muito mais assertivos, e assim, encantar mais ainda seus usuários.
Conclusão
Quando conhecemos melhor a vida offline do usuário e seus hábitos e rotinas, é possível criar novas segmentações e elaborar campanhas ainda mais assertivas, agregando assim ainda mais valor ao seu cliente.
Certamente essa não é uma tarefa fácil, vários dados estão envolvidos nesse estudo e cabe a você entender como usar cada um deles para aprimorar mais ainda a experiência do seu usuário com a sua marca.
Na Inngage utilizamos de diversos dados para mapear a jornada de nossos usuários de forma completa ajudando nossos clientes a criar uma experiência omnichannel com seus usuários. E você? Já faz isso?
Caso ainda tenha alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco para batermos um papo!
Nathan Pinheiro
Head de Growth da Inngage, apaixonado por Customer Experience e Mobile Marketing. Adoro viajar, aprender coisas novas e estar sempre buscando minha melhor versão!