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Criando as Push Notifications certas para Jornada de seu Usuário

Maria Beatriz Garcia

22 de julho de 2020

Os dispositivos móveis são essenciais para a vida de dois terços da população mundial. Hoje em dia, as organizações que buscam construir um relacionamento duradouro com seus clientes devem ter uma estratégia móvel muito bem definida. No momento em que o abandono de aplicativos está em ascensão e a retenção de usuários em declínio, é importante que os desenvolvedores e profissionais de marketing garantam que o aplicativo agregue valor na vida do usuário.

No entanto, o engajamento e a retenção não são fáceis no momento em que a concorrência é muito forte. Por isso, os profissionais de marketing precisam entender como envolver os usuários ao longo do ciclo de vida do aplicativo para garantir que suas organizações não apenas garantam o retorno do investimento (ROI) para o desenvolvimento do aplicativo, mas aumentem sua receita e negócios a longo prazo.

Como o engajamento de aplicativos difere conforme o ciclo de vida de cada usuário, são necessárias diferentes táticas para mantê-los em cada estágio. À medida que os profissionais de marketing aprendem mais sobre os usuários, eles podem estreitar a conexão entre aplicativo e usuário para transformar um aplicativo baixado recentemente, em um favorito. Aqui temos algumas sugestões para você!

 

Onboarding

Usuários recém-adquiridos têm muito potencial, mas também são os mais voláteis. Portanto, é importante facilitar a familiarização com o aplicativo e estabelecer um relacionamento com o App, para estabelecer quando e como o usarão.

Nessa etapa, é importante saber o por que um usuário baixou o aplicativo. O uso de técnicas como deep learning (inteligência artificial), pode ajudar a analisar dados sobre o comportamento dos consumidores como também seus interesses.

Assim, os profissionais de marketing podem segmentar e adquirir os usuários certos com maior probabilidade de engajar com o aplicativo. Quando os usuários instalam o aplicativo, os profissionais de marketing já sabem por que o fizeram e então poderão os mover para a proposta de valor.

Ofereça um guia que mostre aos usuários como usar o aplicativo e destaque seus melhores recursos. Muitos aplicativos facilitam os usuários nesse processo, exibindo funções populares e, à medida que os usuários tentam outras funções pela primeira vez, fornecem tutoriais mais detalhados para que possam aprender conforme necessário, no seu próprio ritmo. Se o aplicativo precisar de permissões, por exemplo, seja claro o motivo pelo qual ele precisa acessar as funções do dispositivo, ou coletar dados pessoais e então, mostrar valor rapidamente.

Logo após o onboarding, aproveite outros canais, como email ou push notifications para recomendar recursos e lembrar ou incentivar os usuários a realizarem algum tipo de ação para trazê-los de volta para o App. Quanto mais cedo um novo usuário usar o aplicativo e revisitá-lo, maior será a probabilidade de continuar usando. Abaixo colocamos um exemplo de como incentivar um usuário a voltar no App e fazer o cadastro.

 

Retenção

Após o processo inicial de onboarding, os profissionais de marketing já devem ter algumas informações sobre os usuários, desde dados demográficos, até a forma como interagem com o aplicativo, incluindo a frequência de interatividade com o aplicativo. Esses dados ajudarão a moldar o tipo de mensagens e conteúdo de marketing a serem enviados, aumentando a aderência.

Como eles estão se tornando cada vez mais populares, as push notifications de aplicativos devem ser incluídas como parte de uma estratégia omnichannel, junto com outros canais, como: in-app messaging, e-mail, web push, mídia social e outros para alcançar clientes.

O envio de mensagens por meio de push notifications continuamente é uma tática de engajamento eficaz. Isso pode incluir sugestões de conteúdo de acordo com seus interesses, ofertas relevantes, entre outros. A maneira como você constrói a mensagem pode incentivar o usuário a tomar certas ações dentro do App, por exemplo, o envio de um cupom para trazer de volta usuários que estão um certo período sem usar o aplicativo.

Push Notifications

 

Monetização/Conversão

Depois de engajar esses usuários, a próxima fase será gerar receita com esse engajamento. Em caso de clientes em trial, isso significa fazer com que eles assinem e paguem pelo seu produto, já em casos de Apps com um modelo freemium, isso pode ser fazer com que o usuário faça o upsell e adquira o pacote pro/premium.

Neste caso, o uso de segmentação e personalização é mais eficaz do que uma abordagem dispersa. Utilize dados para entender melhor o segmento de usuários com maior probabilidade de conversão e priorize-os.

Depois de identificar os segmentos mais importantes, você pode criar campanhas ou anúncios de marketing personalizados para acionar ações. No caso exemplificado é de um usuário que baixou um App de investimentos, mas ainda não tinha realizado a primeira compra. Outra ideia é sugerir produtos semelhantes, como “pessoas que compraram esse curso de marketing, também se interessaram pelo curso de campanhas segmentadas”.

 

Push Notifications

 

Além de fazer com que novos usuários realizem compras, ou assinem seu serviço, é igualmente – ou ainda mais importante – fazer com que os clientes existentes continuem comprando. Para que o cliente realize o upselling, ou crossselling, é necessário entender suas necessidades e gostos para poder fazer ofertas assertivas e assim, conquistar a nova conversão.

 

Reativação

Em casos de abandono de carrinho ou inatividade no App, os profissionais de marketing também devem desenvolver uma estratégia para reativar usuários inativos. Com as ferramentas certas, esses profissionais podem aumentar as chances de sucesso em campanhas de reengajamento personalizadas, garantindo a relação custo-benefício.

Mais uma vez, a personalização também é essencial para o tipo de oferta ou conteúdo apresentado em uma campanha de reengajamento. Analisar o por quê dos churns e usar essas respostas para desenvolver mensagens, ou anúncios individuais pode trazer usuários inativos de volta. Como exemplo, um App de varejo dando um incentivo para uma nova compra baseado em compras antigas que o usuário realizou.

Push Notifications

Em uma economia móvel crescente, o engajamento se tornou uma boa maneira de medir o desempenho um aplicativo. Os profissionais de marketing agora se concentram em medidas mais holísticas para avaliar o sucesso; não se trata mais da aquisição e número de instalações do usuário, mas do LTV de um usuário.

A retenção indica que o aplicativo permanece valioso para o usuário e, a longo prazo, isso garante retorno do investimento por meio da monetização e da manutenção da reputação da marca. Se os profissionais de marketing de aplicativos conseguirem o engajamento e a retenção certos, eles estarão no caminho certo para tornar seu aplicativo um sucesso a longo prazo.

 

Conclusão

Agora acredito que tenha ficado mais claro como o uso de Push Notifications pode auxiliar em cada etapa da jornada do usuário dentro do App. O que pode ser visto em todas elas é o uso de mensagens segmentadas e personalizadas, isso com certeza é um diferencial e aliado na busca por melhores resultados.

Aqui na Inngage podemos te ajudar a construir uma segmentação adequada para cada etapa da jornada do usuário dentro do seu App. Se tiver alguma dúvida, fique a vontade para entrar em contato conosco por aqui!

Até a próxima!

Maria Beatriz Garcia

Gerente de Marketing na Inngage

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