O engajamento do cliente mobile é um aspecto crucial da estratégia de marketing de qualquer empresa. Assim sendo, a segmentação de usuários mobile tornou-se a melhor maneira de se comunicar e construir laços mais fortes com os consumidores.

De fato, desperdiçar dinheiro visando os clientes que provavelmente não responderão será uma perda de tempo e não produzirá resultados. Além disso, o envio de muitas mensagens genéricas para esses clientes levaria à desinstalação do aplicativo.

Portanto, em uma campanha de mobile marketing é preciso usar a abordagem certa para atingir o público ideal. É aí que entra o processo de segmentação do cliente. Neste artigo, vamos entender melhor como isso funciona, bem como as melhores práticas.

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O que significa segmentação de usuários mobile?

A segmentação de usuários mobile consiste em dividir os clientes em vários grupos de acordo com suas semelhanças. É o método de quebrar um público-alvo em segmentos usando variáveis ​​específicas, como comportamento, interesses, área geográfica, etc.

A segmentação de clientes ajuda a identificar as necessidades particulares de cada segmento. Assim, você consegue direcionar melhor sua campanha de mobile marketing para o público em potencial que provavelmente se converterá. Além disso, as mensagens personalizadas podem converter leads de maneira mais eficaz.

Com base nas informações do cliente, existem inúmeros métodos para dividi-los em grupos. Embora nem todos possam ser significativos, alguns podem ser úteis para a segmentação de usuários mobile.

 

Tipos de segmentação

 

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Demográfica: com base na idade, sexo, profissão, renda, estado civil etc.

Geográfica: com base no estado, cidade ou país.

Tecnológica: baseada em software, acesso a diferentes tecnologias e dispositivos móveis.

Psicográfica: abrange interesses pessoais, atitudes e valores.

Comportamental: é baseada em interações anteriores, hábitos de consumo, valor médio do pedido, histórico de navegação, etc.

 

6 Passos para a Segmentação de Usuários Mobile

 

1 – Envolva novos usuários 

O primeiro passo para a segmentação de usuários mobile é focar em sua nova base de clientes que ainda não está familiarizada com o aplicativo. Portanto, é preciso envolvê-los para despertar certo nível de interesse. Push Notifications, SMS e e-mail são algumas formas eficazes de abordagem.

Outra opção é criar um segmento de clientes que baixaram seu aplicativo pela primeira vez. Você também pode despertar o interesse deles enviando um e-mail de boas-vindas. A dica é ajudá-los com a primeira compra, orientando-os a explorar o aplicativo, seus recursos e ofertas especiais.

2 – Incentive usuários ativos

A segunda categoria de segmentação são os usuários que acessam regularmente seu aplicativo, mas ainda não fizeram nenhuma compra. Você pode incentivar esses segmentos de clientes enviando-lhes recomendações personalizadas, ofertas e descontos com base em seu histórico de navegação.

3 – Estimule usuários pouco ativos

Esse segmento de clientes são as pessoas que baixaram o aplicativo, mas o acessam de vez em quando. Basicamente, eles são usuários pouco ativos. Portanto, assim que um novo cliente baixar seu aplicativo, você deve incentivá-lo a usar o app regularmente e fazer compras. Para isso, a dica é fazer o seguinte:

– Envie Push Notifications personalizadas do interesse deles;

– Inclua deep links junto com SMS ou notificação, para estimulá-los a acessar uma página específica;

– Envie dicas e orientações frequentes para ajudá-los a aproveitar melhor o app.

 

4 – Clientes com baixo valor de compra 

O próximo passo para a segmentação de usuários mobile é focar nos clientes que acessaram seu aplicativo recentemente e fizeram compras, mas têm um valor médio de compra baixo, ou não são compradores frequentes.

Incentivar esse grupo de clientes é muito importante para o crescimento do seu negócio. Para isso, faça o seguinte:

– Use programas de fidelidade e ofereça recompensas em valores de pedidos elevados ou compras repetidas;

– Envie Push Notifications relacionadas aos seus recursos, ou conteúdos exclusivos para ativar o interesse deles.

 

5 – Usuários inativos

Os usuários inativos são aqueles que costumavam ser ativos, mas por qualquer motivo estão tendo menos interesse em seu app nos últimos tempos. Para motivá-los e torná-los ativos novamente você deve tentar envolvê-los da melhor maneira possível.

Por exemplo, se antes um usuário acessava regularmente seu aplicativo uma vez por semana, você deve tentar lembrá-lo e envolvê-lo com atualizações e ofertas interessantes. Envie notificações sobre as novidades que perderam como: ofertas recentes, descontos, etc.

 

6 – Clientes fiéis 

A melhor maneira de fazer seu negócio crescer é garantindo a lealdade dos clientes. O segmento de clientes fiéis é muito poderoso e tem alto valor de compra, bem como mais tempo de sessão e alta taxa de frequência.  Portanto, é preciso fortalecer esse relacionamento, isso inclui:

– Reconhecer sua contribuição por meio de recompensas significativas;

– Oferecer ótimas ofertas e recompensas quando eles convidarem amigos para baixarem seu aplicativo;

– Incentivar a publicação de boas avaliações sobre produtos ou serviços.

 

Melhores práticas para a segmentação de usuários móbile

 

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Agora que discutimos os tipos de segmentação de clientes e métodos para envolvê-los, vamos mostrar algumas práticas recomendadas.

– Entenda sua base de clientes, saiba onde estão e analise o comportamento deles em seu aplicativo;

– Estabeleça metas adequadas para cada segmento, de forma que você possa garantir que seus esforços de mobile marketing valham a pena;

– Revisite sua estratégia de mobile marketing e segmentação de usuários mobile e faça ajustes se necessário;

– Teste e otimize seu grupo de clientes.

 

Conclusão

Hoje, a maneira mais fácil de comprar um produto ou contratar um serviço é por meio de dispositivos móveis. Muitas pessoas usam seus smartphones mais do que usam seus computadores de mesa.

É por isso que o mobile marketing é tão importante: se você puder alcançar seus clientes onde eles estão, terá mais sucesso em sua estratégia geral de engajamento. Afinal, as empresas precisam ser capazes de se comunicar com seus clientes!

Os modelos de negócios podem ser diferentes, mas os objetivos são os mesmos: alcançar seu público-alvo e fornecer mais oportunidades de conversão.

Portanto, se você está em busca de uma estratégia inteligente para conquistar esse objetivo, a dica é construir conexões mais fortes com sua base de clientes. Isso pode ser feito através da segmentação de usuários mobile através de plataformas como a Inngage. Entre em contato conosco aqui que iremos te ajudar!