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10 tipos de Campanhas para Aumentar a Retenção do seu App

A retenção mobile é fundamental para fazer qualquer aplicativo prosperar. No entanto, incentivar as pessoas a usarem seu app de maneira consistente pode ser um desafio. Porém, algumas estratégias de mobile marketing podem ajudar você a aumentar o engajamento e a retenção do seu App.

 

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Quando os usuários permanecem em seu aplicativo por muito tempo, isso é chamado de retenção. Aliás, as campanhas de retenção de clientes podem ser menos onerosas do que as campanhas de aquisição de novos clientes.

Pensando nisso, separamos 10 tipos de campanhas de mobile marketing para aumentar a retenção do seu app.

1 – Awarness

As campanhas de conscientização são de vital importância para mostrar o valor do seu aplicativo aos usuários. E para ganhar novos usuários, o melhor a fazer é aumentar o reconhecimento de sua marca por meio de campanhas de conscientização. Você pode fazer isso através de anúncios em redes sociais, por exemplo. Portanto, seja criativo!

2 – Transacional

Depois de aumentar o reconhecimento de sua marca, o próximo passo são as campanhas transacionais. Trata-se de mensagens automáticas que seus clientes esperam receber durante a interação com sua empresa por meio do seu aplicativo.

Por exemplo, você pode enviar uma Push Notification, ou SMS para confirmar um pedido e indicar quando o produto será entregue. Sem dúvida, esse tipo de campanha gera um engajamento 80% maior do que qualquer outra ação de mobile marketing.

3 – Onboarding

A maioria das empresas envia apenas um e-mail de boas-vindas aos novos usuários. Isso pode ser um grande erro, pois não destacar os principais recursos do seu app ou listar os benefícios, pode fazer você perder boas oportunidades de gerar maior engajamento.

As campanhas de marketing de onboarding consistem em uma série de mensagens de acompanhamento que são enviadas para usuários que recentemente realizaram download do seu app. Elas podem ser enviadas através de In-App Messages para explicar o passo a passo de como utilizar o aplicativo, por exemplo.

Isso permite estabelecer uma estratégia de mobile marketing mais eficaz, que por sua vez aumentará a retenção mobile. Estimular os usuários a acessar seu aplicativo de forma habitual é uma ótima estratégia para ajudá-los a se engajar mais com seu negócio.

4 – Promocional

Para dar continuidade a sua jornada de retenção mobile, é necessário ser capaz de envolver os usuários do seu app. É aqui que as campanhas de marketing promocional desempenham um papel fundamental. Isso porque provaram ser uma ferramenta eficaz quando se trata de engajamento.

Um fator crucial para o sucesso desse tipo de campanha é encontrar o ponto ideal, pois algumas ações podem entediar seus usuários, tornando sua campanha desinteressante. Para evitar isso, você precisa entender o comportamento e interesses do seu público-alvo para promover uma campanha na medida certa.

5 – Recomendação

O boca a boca é uma das melhores maneiras de envolver novos usuários. Isso porque as pessoas são mais influenciadas por seus amigos, familiares e até mesmo Youtubers. Portanto, os usuários móveis tendem a baixar e se envolver mais com aplicativos recomendados.

Geralmente, após uma experiência positiva, o consumidor indica a marca. Então, a dica é incentivar seus usuários a indicar seu app.

6 – Reengajamento

Como citamos anteriormente, adquirir um novo cliente pode ser mais caro do que manter um cliente existente. Portanto, as campanhas de reengajamento podem evitar o investimento em campanhas de aquisição caras para substituir usuários perdidos.

Em primeiro lugar, é importante saber por que eles saíram, ou pararam de usar o seu app. Isso ajudará você a personalizar a mensagem de solicitação para que eles voltem. É importante analisar os dados de navegação dos usuários em seu app, pois revelarão os caminhos percorridos por eles e os pontos de atrito.

Dessa forma será possível entender o que o cliente fez antes de sair do seu app, com o objetivo de adaptar suas mensagens de onde ele parou.

7 – Upsell

Se houver usuários com planos gratuitos que usam seu aplicativo todos os dias, essa é sua chance de monetizá-los. As campanhas de upsell são muito eficientes em educar seus clientes leais sobre as opções de assinaturas disponíveis, porque eles já estão demonstrando muito interesse em seu aplicativo.

8 – Opt-In

Uma campanha de retenção mobile não pode ser considerada completa se não incluir o Opt-in. Trata-se de fazer com que os  usuários aceitem receber notificações. Porém, para facilitar a aceitação é fundamental que você informe o valor que eles receberão nas mensagens.

Além disso, não exagere na frequência de envio. Afinal, bombardear os usuários com uma grande quantidade de e-mails e push notifications pode ser contraproducente.

9 – Atualizações Gerais

Notificar os clientes sobre mudanças e atualizações em seu aplicativo é muito importante. Você pode informá-los de uma nova feature no seu App, ou no caso de um app de culinária, a informação de que entrou uma nova receita, por exemplo.

É comum os aplicativos usarem conteúdo dinâmico para ampliar o engajamento em campanhas móveis. Isso significa incorporar informações atualizadas em campanhas que são relevantes para seus usuários.

Isso pode ser feito considerando sua intenção, localização, etc. Por exemplo, um aplicativo que mostra a situação do trânsito alertaria um usuário quando houver obras em alguma rua da sua região.

10 – Feedback

Uma maneira extremamente simples e direta de descobrir o que seus usuários desejam é perguntar a eles. Certamente, suas opiniões, críticas e ideias podem ajudá-lo a melhorar a cada dia!

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Você pode realizar enquetes, criar questionários, aplicar um NPS. Assim você saberá o que seus usuários desejam e terá a oportunidade de construir um relacionamento mais consistente com eles.

Conclusão

Por fim, você deve usar uma combinação de todas essas campanhas para reter clientes de forma eficaz. O ideal é começar a estabelecer um engajamento forte e contínuo, respeitando as preferências do usuário e mantendo sua marca na mente deles.

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Com atenção cuidadosa à personalização, automação e jornadas do cliente, é possível criar mensagens atraentes que irão construir confiança e tornar seu aplicativo cada vez mais atrativo para eles.

Você também deve usar as ferramentas certas para avaliar quais campanhas são realmente adequadas e refinar sua estratégia de marketing para otimizar a retenção mobile. Depois dessa etapa, você pode se concentrar em suas estratégias para ampliar a taxa de conversão, e assim garantir o sucesso do seu aplicativo.

 

 

Por |12 de fevereiro de 2021|Retenção|0 Comentários

Sobre o Autor:

Gerente de Marketing na Inngage

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