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6 Princípios para o Marketing Interativo

O marketing mudou. Hoje seu consumidor está no controle, não você. E os negócios necessitam se adaptar a essa nova realidade.

Marketing tradicional e publicidade reinaram por décadas, porém eles não são mais a única maneira, nem sequer a melhor maneira, de atingir os consumidores hoje. Consumidores atuais não esperam uma propaganda puxar a atenção deles. Eles querem novas experiências diretamente a eles, guiando-os no seu dia-a-dia e ajudando a resolver seus problemas. Entregar essas expectativas é a única maneira de diferenciar você dos seus competidores.

Para se destacar, marcas precisam ser relembradas, então pare de interromper e comece a convidar seus usuários a terem experiências únicas que irá melhorar a vida deles.

Marketers devem reconhecer como mobile é diferente de outros canais, e utilizar o engajamento de seus usuários para criar relações significativas com seus consumidores.

 

Como mobile é diferente? 

  • Está sempre com você. Mobile traz o poder de atingir um usuário em qualquer momento ou local. Ninguém quer receber ofertas toda hora. Logo entender o momento de comunicar com seu consumidor é crucial.

 

  • É mais pessoal and utility-driven. Dispositivos móveis se tornaram “controles remotos” para nossas vidas. Nossos dispositivos são extensões de nós, e pessoas gerenciam todos aspectos importantes de suas vidas com eles, de comunicação com amigos e família, e primeiro contato com notícias, fofoca, bancos, investimentos e mais.

 

  • Consumidores possuem total controle. Eles podem desinstalar seu app com poucos toques. Existem milhões de Apps e o custo de troca nunca foi tão pequeno. Adicione a isso que consumidores controlam quais apps podem enviar mensagens para eles, e quais não.

Todos esses fatores combinados nos colocam em um momento crucial na história do marketing. E empresas precisam se adaptar a essa nova realidade do marketing ou serão deixadas para trás.

 

6 Novos princípios para o marketing atual

Mobile é a oportunidade vital e uma relação sustentável com consumidores. Siga esses princípios básicos para adaptar sua estratégia e atingir as expectativas do seu consumidor.

1 – Foque na serventia, não na interrupção

Ajude antes de vender. Até consumidores fiéis irão rapidamente desinstalar um app se esse foca apenas nos objetivos do seu negócio. Campanhas interruptivas são menos aceitas no mobile do que outros canais como TV, ou navegação em desktops.

Você deve ter uma única abordagem para chegar em seus usuários. Estratégias de mobilidade vencedoras oferecem a mistura ideal de serviços focados no consumidor e utilidades.

2 – Cultive experiências próprias, não mídia comprada

Por que alugar quando você pode possuir?

Por muitos anos, empresas pensavam que dominavam seus canais de mídia social, mas agora estão descobrindo que estavam erradas. Facebook e outros canais estão atingindo seus limites de audiência e controlando o que seus usuários veem (A menos se você os pagar). O seu aplicativo é somente seu, e o permite atingir seus consumidores em qualquer momento ou local, e prover o conteúdo certo quando eles precisam os tornará usuários fiéis e promotores da sua marca.

3 – Utilize direcionamento com precisão, mobile não é um meio de transmissão

Se você está falando a mesma coisa para todo mundo, seus consumidores irão rapidamente ignorar você. Logo você precisa personalizar a sua comunicação para conseguir melhorar alguma coisa na vida de seu consumidor, e dessa forma enviar a mensagem certa para as pessoas certas no momento certo.

4 – Crie experiências significantes, ao invés de tentar atingir com frequência.

Frequência de informação era o objetivo de empresas no começo da propaganda, porém atingir pessoas repetidamente com a mesma mensagem não funciona mais. Importune seus consumidores que eles irão deletar seu app.

Direcione momentos que tenham sentido para os mesmos e sua mensagem será reconhecida pelos seus consumidores. Utilize todos insights que podem ser adquiridos de opções explícitas dos usuários, e implícitas também como comportamento de uso do app e dados de resposta das mensagens. Utilize essas informações para prover e direcionar experiências significativas a seus usuários.

5 – Conversas de hoje são controladas pelo consumidor, não pela empresa

Antigamente, empresas controlavam as conversas. Agora você precisa que seus consumidores amplifiquem a mensagem da sua empresa para você.

Dando aos consumidores habilidades de escolher o que eles estão interessados, empresas conseguem dar poder para eles controlar como serão atingidos. Criando um “loop” de relevância e entendimento entre empresas e consumidores.

6 – Enfatize relacionamento, não transações

Marketing tradicional sempre foi muito focado na transação. Mas, no canal mobile a coisa é mais do que simplesmente estimular uma compra – é um jogo longo, é sobre construir um relacionamento.

Isso significa que não é apenas sobre fazer seu consumidor baixar seu app, mas fazer ele utilizá-lo frequentemente, oferecendo aos usuários um serviço excepcional e benefícios relevantes.

Conclusão

Se quiser conquistar e reter usuários, lembre-se de que os mesmos é quem estão no controle e que darão as diretrizes. Use dados para entender o comportamento de cada um e entregar uma comunicação de valor e que faça sentido na vida dos seus usuários.

Ao criar experiências positivas para seus usuários, você provavelmente conseguirá criar um relacionamento duradouro com os mesmos e mantê-los engajados.

 

 

Sobre o Autor:

Gerente de Marketing na Inngage

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