A retenção de seus clientes

Você sabia que graças ao upsell é possível impulsionar a taxa de retenção de clientes? Essa é uma estratégia que tem ampliado a receita de muitos aplicativos, pois consiste em aumentar o valor médio do pedido.

Por exemplo, se você está vendendo um smartphone e os clientes selecionam a versão de 32 GB, você pode oferecer um aparelho de 64 GB como upsell. Portanto, o produto original será substituído por uma versão superior.

Quando usado corretamente, o upsell facilita a venda de um produto mais caro, serviço ou recursos adicionais de um aplicativo. Sem dúvida, é um cenário de ganho mútuo para a empresa e para o cliente.

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O que é upsell?

O upsell é uma técnica de vendas que visa persuadir os clientes a comprar algo com valor mais elevado do que o item pretendido inicialmente. Assim, as empresas conseguem fazer uma venda maior.

O upsell leva a um aumento do valor de vida do cliente, sendo uma das maneiras mais eficazes de transformar os compradores em clientes muito lucrativos e fazer com que eles voltem sempre.

O upsell bem-sucedido se baseia na compreensão das necessidades dos clientes e em tornar a experiência de compra mais agradável. Lembre-se de que um bom upsell sempre deixa o cliente com a sensação de que ganhou.

A seguir, conheça 3 maneiras de incentivar seus usuários mobile a realizarem upsell.

1 – Push Notifications

Push Notifications são mensagens em estilo de alerta que aparecem no canto superior ou inferior direito de uma tela, dependendo do dispositivo móvel do usuário. Dessa forma ele pode ver notificações até mesmo quando seu celular está bloqueado.

Por serem altamente personalizadas e difíceis de ignorar, as Push Notifications são um dos canais mais eficientes para fazer upsell. Portanto, são uma ótima maneira de aumentar os gastos do cliente em seu aplicativo móvel.

No entanto, para obter bons resultados, você precisa ter certeza de que está usando essa estratégia corretamente. Enviar Push Notificações com muita frequência pode ser considerado inoportuno pelos usuários mobile.

Mas se você enviar a eles ofertas valiosas como um desconto, uma promoção relâmpago ou algo parecido, poderá aumentar suas taxas de conversão em até 50%. Ao apresentar a seus clientes itens atualizados ou complementares as compras anteriores ou existentes, você pode aumentar o valor do pedido, impulsionando seus resultados financeiros no processo.

2 – SMS

O upsell deve começar no momento em que alguém adquire seu produto ou se inscreve em seu serviço. Através de um SMS, não diga simplesmente: “Obrigado pela sua compra! Aqui estão alguns outros produtos de que você pode gostar!”.

Em vez disso, ajude seus clientes a aproveitar ao máximo o produto que acabaram de comprar. Alguém que está feliz com seu serviço atual provavelmente investirá mais dinheiro nele mais tarde.

Por exemplo, se você administra um aplicativo baseado em assinaturas, a maioria de suas novas inscrições são provavelmente planos mensais. Mas muitos clientes assinam um tipo de plano sem perceber que poderiam se beneficiar mais com outra opção.

Então lembre seus clientes de mudar para um plano anual e melhore o fluxo de caixa, reduzindo a rotatividade. Certamente eles apreciarão a economia.

3 – In-app Message

Sem dúvida, todo usuário de um aplicativo tem alguma intenção de compra, por isso usar a estratégia de upsell pode ser o impulso que faltava para fazer a conversão. As mensagens no aplicativo (In-app Message) são valiosas para a promoção de produtos, já que a maioria dos usuários mobile fica entusiasmado em receber mensagens sobre uma oferta tentadora.

Uma vantagem da In-app Message é que você pode alcançar os usuários quando eles estiverem ativos em seu aplicativo, o que aumenta a probabilidade de levá-los a realizar uma ação desejável. Os usuários ativos são mais receptivos, especialmente se as mensagens forem personalizadas para eles.

De uma forma ou de outra, as mensagens no aplicativo são perfeitas para vender produtos com preços mais altos porque é o tipo de conteúdo que aparece no app como uma sobreposição de interface do usuário ou em tela inteira. Essas mensagens altamente personalizadas não exigem a adesão dos clientes, o que as torna um canal de upsell essencial.

Dicas de upsell

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Os melhores upsells são aqueles que não parecem com upsells. Se a sua oferta for inconsistente em comparação com o resto do fluxo de compra, isso deve gerar desconfiança no cliente. É por isso que os upsell no checkout ou pós-compra são tão populares e eficazes. Porque eles parecem completamente nativos como parte do fluxo.

Uma das táticas mais eficazes para fazer com que seus clientes se interessem por upsells é o desconto. Mesmo que você ofereça um pequeno desconto em relação ao preço normal, o cliente sentirá que isso é especial e a probabilidade de aceitar a oferta aumenta.

Além do desconto, outro elemento que funciona muito bem é a urgência. Posicione sua oferta de upsell como algo único, limitado e não para todos os clientes. Usar palavras como “Somente hoje”, “Oferta por tempo limitado” ou “Somente para os primeiros 100 clientes”, são bons exemplos para aumentar a urgência.

Configurar a oferta de upsell é apenas o começo. Teste, repita e continue melhorando de forma contínua. Tente oferecer um produto diferente, altere a mensagem, o preço ou o design e acompanhe como isso afeta seus resultados de upsell.

Conclusão

Conquistar um novo cliente pode custar até cinco vezes mais do que manter um existente, por isso que você precisa fazer upsell para os clientes atuais e assim aumentar o valor médio do pedido. Se você deseja que seu app seja bem-sucedido hoje e no futuro, é importante fazer com que seus clientes gastem mais dinheiro.

Não escolha apenas uma dessas táticas, use todas elas. Assim que os usuários tiverem o aplicativo instalado em seus aparelhos, envie-lhes Push Notificações oportunas para impulsionar as vendas. Ao seguir essas dicas, certamente você verá um aumento nos gastos dos clientes em seu aplicativo.