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O que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são agentes externos capazes de provocar uma reação nas pessoas. Em outras palavras, são estímulos que agem diretamente no cérebro.

A base dos gatilhos mentais está na psicologia. Ela explica que o cérebro, para evitar o esgotamento de refletir e pensar sobre cada decisão que faz, se deixa levar pelos estímulos. É como se o cérebro automatizasse algumas ações para focar nas mais complexas e evitar um esgotamento mental.

Ou seja, os gatilhos são facilitadores que contribuem para a tomada de decisões.

 

Por que os gatilhos mentais potencializam suas notificações push?

 

Os gatilhos mentais funcionam como um ativador de emoções. O marketing pode aproveitar esse mecanismo na hora de se relacionar com o consumidor.

Quando você ouve ou lê que um determinado produto está com estoque limitado, por exemplo, o seu cérebro automaticamente entende aquela como uma situação de escassez e gera uma resposta como se estivesse em estado de sobrevivência. 

Por causa disso, os gatilhos mentais são bastante úteis dentro de estratégias de marketing, podendo ser aplicados nos textos, no design gráfico dos anúncios e principalmente nas notificações push do seu aplicativo.

O gatilho mental é uma ferramenta é muito eficaz para persuadir as pessoas e convencê-las a tomar uma decisão. Além disso, são fáceis de serem colocadas em prática, sobretudo nos canais digitais.

Portanto, se quer que o seu público compre mais em seu aplicativo, precisa investir na aplicação de gatilhos mentais em suas notificações push.

 

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Confira alguns exemplos e considere utilizar nas suas notificações push!

 

Gatilho mental de exclusividade

 

O gatilho de exclusividade atinge uma área do comportamento humano que tem a ver com a necessidade de ter uma vantagem especial em relação aos outros. Se uma pessoa tem acesso exclusivo a uma informação, um lugar, um produto ou outra pessoa, ela tende a se sentir superior aos outros. 

Esse gatilho mental bate na tecla de que as condições oferecidas durante aquela negociação são exclusivas para o cliente em questão. A intenção aqui é despertar uma impressão de privilégio, indicando que o consumidor terá acesso a algo que outros não têm.

 

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Dica: Como Aplicar o Gatilho da Exclusividade?

A estratégia utilizada depende muito do seu modelo de negócio e do tipo de público que atende.

 

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Mas, de forma geral, pense sempre em oferecer alguma vantagem que seja assim percebida pelo cliente. Se só ele recebe um desconto de 15% ou um brinde mais elaborado, essa sensação de exclusividade se torna evidente. O gatilho mental da exclusividade desperta o lado esnobe do ser humano. Se uma pessoa tem acesso exclusivo a uma informação, um lugar, um produto ou outra pessoa, ela tende a se sentir superior aos outros. Dá aquela empinada no nariz, sabe?

 

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O marketing de luxo sabe usar muito bem esse gatilho com base no Efeito Esnobe. Essa expressão se refere ao desejo por bens porque eles não são aqueles vulgarmente preferidos. Eles são desejados porque só são acessíveis a quem tem mais poder aquisitivo. Mas o marketing de exclusividade não funciona apenas no mercado de luxo.

Basta criar uma estratégia que desperte a sensação de privilégio de ter acesso ao que os outros não têm. Um exemplo claro, é o da TAG Livros, que faz isso na sua coleção de inéditos: “livros que ainda não foram lançados no Brasil chegam em primeira mão aos assinantes, com um design único.” Quem faz parte do clube se sente privilegiado!

 

Gatilho mental de urgência

 

O gatilho mental de urgência explora um hábito comum dos seres humanos, que é deixar tudo para depois quando há essa opção. 

O gatilho da urgência desperta a sensação: “está acabando, preciso correr!”. A urgência está mais relacionada ao tempo. Por isso, esta técnica se baseia em provocar a ação imediata.

Isso é bastante usado em campanhas promocionais e descontos por tempo limitado. Nos textos das suas notificações push vão expressões como “não perca!” ou “é só até amanhã”.

 

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Isso é bastante usado em campanhas promocionais e descontos por tempo limitado. No copywriting, expressões como “não perca!” ou “é só até amanhã” são bastante comuns, além do reloginho fazendo contagem regressiva. Oferecer produtos e serviços com prazo para término ativa o senso de urgência nas pessoas. Isso faz com que a pessoa pense em adquirir o produto e serviço na mesma hora e postergar a decisão para depois.

 

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Como usar o gatilho mental de urgência?

Utilize expressões e mensagens que demonstram brevidade. Ao usar esses gatilhos é interessante tentar explicar o porquê desse prazo para mostrar credibilidade aos clientes. Você pode, ainda, estabelecer um prazo para que uma conduta seja praticada. Exemplo: “Esse preço, com essa condição de pagamento, só vai até às 19 horas de hoje!”

 

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Gatilho mental de relação dor x prazer

 

Somos programados para buscar o prazer e fugir da dor. Gostamos da sensação de prazer quando somos recompensados por um esforço, percebemos alguma vantagem ou nos sentimos amados, por exemplo. E o odiamos qualquer tipo de sofrimento, dor, problema. 

No marketing, as empresas costumam usar esse gatilho mental para mostrar a transformação que a compra pode trazer para a vida das pessoas. Para isso, é preciso conhecer as dores da sua persona, o que traz satisfação para ela e como o seu produto pode levar de um ponto a outro.

É natural do ser humano tentar evitar a dor e buscar o prazer para enfrentar a vida. Gostamos dessa sensação de prazer quando somos recompensados por um esforço, percebemos alguma vantagem ou nos sentimos amados, por exemplo.

 

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E o ser humano odeia sofrer. Somos programados para buscar o prazer e fugir da dor.  No marketing, as empresas costumam usar esse gatilho para mostrar a transformação que a compra pode trazer para a vida das pessoas. Para isso, é preciso conhecer as dores da sua persona, o que traz satisfação para ela e como o seu produto pode levar de um ponto a outro.

 

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Como usar o gatilho mental da relação dor x prazer?

Primeiro, você deve elencar as dores do seu cliente e, em seguida, apresentar as soluções que a sua empresa proporciona como solução a elas. E depois apresentar as soluções que seu produto ou serviço oferecem. Fale com empatia mostrando compreender o que seu cliente pode estar passando. Apresente seu produto como a solução definitiva para solucionar esse problema e acabar com sua necessidade.

Relacione seu produto a algo prazeroso para obter sucesso nesse gatilho.   Exemplo: “Não consegue economizar para viajar? Veja como a nossa solução ajuda você a ter dinheiro para até duas viagens. “

 

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Gatilho mental de antecipação

 

O gatilho da antecipação quer instigar o público sobre o que vem por aí. As marcas devem trabalhar com expectativas e criar um cenário futuro do qual os consumidores queiram participar. Essa expectativa faz bem para o ser humano. Apenas o fato de ter algo pelo qual esperar já traz felicidade para a vida, muito antes do evento realmente acontecer. Esse gatilho tem muito a ver com sonhos e projeções positivas para o futuro. As empresas do setor de turismo sabem trabalhar muito bem a antecipação. Elas vão construindo a experiência da viagem antes mesmo de o viajante comprar a passagem. 

 

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Como usar o gatilho mental de antecipação?

Planeje ações de publicidade que “preparem o terreno” para as novidades. 

 

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Faça divulgações instigantes, que despertem o desejo de adquirir o que está sendo ofertado. Precisamos falar das funcionalidades e particularidades daquilo, se atentando às dores e desejos do seu consumidor.

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Conclusão

 

Enfim, esses são os principais gatilhos mentais que você pode usar para criar estratégias de marketing e vendas mais eficientes. Quando pensar nas suas abordagens, procure embasar as suas escolhas em alguns desses gatilhos, que vão direto no inconsciente do consumidor para facilitar as decisões de compra. Pense bem qual o seu público e quais seus principais objetivos, dores, problemas e dificuldades para conseguir resultados ainda melhores e alcançar mais leads! Agora, se você quer mais uma ajuda para converter seus usuários, confira o nosso ebook completo com ingredientes secretos para Notificações Push de sucesso e agende uma demo conosco para começar desde já.

Sobre o Autor:

Analista de Growth na Inngage Movido a desafios, aprendizagens e ao desenvolvimento, apaixonado por Copywritting, SEO e táticas para o engajamento de nossa empresa.

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