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05 técnicas de Mobile App Growth para crescer seu app rapidamente

Matheus Felix

22 de junho de 2022

O que é Mobile App Growth?

Mobile App Growth é um conjunto de estratégias de mercado que têm por objetivo gerar crescimento exponencial em termos de conversões e base de clientes para apps. Essas estratégias se baseiam no estudo e otimização dos pontos de contato entre usuário e empresa durante o uso do app ou do dispositivo mobile de maneira geral. 

As estratégias de Mobile App Growth são essenciais para que os times de marketing mantenham suas empresas sempre competitivas frente à concorrência enfrentada dentro do mercado digital. Dentro de uma boa estratégia de Mobile App Growth, a equipe de app marketing deve focar em trabalhar tanto etapas de aquisição de novos clientes quanto etapas de ativação e retenção desses usuários na base de cadastro. 

Investimento Growth Mobile

Como o Mobile App Growth afeta seus resultados?

As campanhas e técnicas de Mobile App Growth trabalham fundamentalmente quatro níveis de interação com o usuário:

  • Aquisição: nível no qual o usuário tem o primeiro contato com seu app mobile ou sua marca. Nesta etapa se busca a geração de leads – potenciais clientes – através de conteúdos, anúncios, formulários, redes de pesquisa, entre outros.
  • Ativação: nível em que se trabalha a otimização da primeira experiência com o produto – no caso, seu app mobile – por parte do usuário. É fundamental que essa experiência seja a melhor possível, pois sabemos que a primeira impressão é a que fica, é a última coisa que queremos que é que o usuário tenha uma má primeira impressão do seu app, né? 
  • Retenção: nesse nível, se trabalham ferramentas e técnicas de fidelização dos clientes. Sabemos que manter um cliente é muito mais barato do que adquirir um novo cliente. Assim, ter campanhas e estratégias de mobile app growth voltadas à manutenção da base de usuários e, também, ao retorno de usuários que já deixaram de usar o app é essencial. É um nível essencial a ser trabalhado na otimização do LTV. 
  • Receita: nesse nível, são trabalhadas ações que maximizem o faturamento gerado dentro do negócio. Assim, quanto mais usuários seu app conseguir ativar – isto é, gerar uma boa primeira impressão de uso – e quanto mais usuários ele conseguir reter, mais receita ele irá gerar. Nesse nível são desenvolvidas campanhas de up-sell, cross-sell, etc e ofertadas à base de usuários. 

A partir desses quatro níveis de interação, as estratégias de Mobile App Growth são capazes de aumentar não apenas a base de usuários do seu app como também o engajamento deles com sua marca. 

E como aplicar algumas dessas estratégias na prática? Descubra a seguir.

Como implementar Mobile App Growth na sua estratégia de crescimento? 

Para te ajudar a aplicar o conceito de Mobile App Growth na prática, nossa equipe separou 5 estratégias essenciais para o plano de growth do seu app mobile.  

  1. Tracking de Eventos

 É fundamental possuir o tracking de eventos importantes que usuários realizam dentro do seu app mobile ou site. Esses eventos podem ser a adição de produtos em carrinhos, a busca feita por um produto ou a última ação que realizou dentro do seu app. A partir desses eventos, é possível construir grupos de pessoas com mesmos comportamentos dentro do app e gerar campanhas voltadas especificamente a esse público. 

Nessas campanhas você pode, por exemplo, enviar notificações push relembrando seu usuário de realizar aquela compra abandonada no carrinho. Você pode também – numa estratégia mais agressiva de conversão – oferecer cupons de desconto a esses clientes com itens esquecidos no carrinho também através de notificações do seu app. Assim é possível recuperar conversões abandonadas e aumentar a taxa de conversões de sua campanha.

  1. Segmentação de Usuários

Assim como o tracking de eventos, a segmentação dos usuários do seu app mobile é essencial para aumentar os resultados das suas campanhas de growth. A segmentação pode ser por sexo, idade, local, renda, e qualquer outra que faça sentido para seu negócio. Através dessa segmentação, é possível criar campanhas focadas em diferentes perfis de usuários e otimizar os custos de anúncio aparecendo da maneira certa para a pessoa certa! Aliás, por falar na pessoa certa, se liga na próxima estratégia!

  1. Conteúdo Personalizado

Personalizar notificações push do seu app mobile a seus clientes é uma ótima forma de aumentar a taxa de abertura das mensagens. Chamar o usuário pelo nome na notificação ou enviar um cupom no dia do seu aniversário, por exemplo, são excelentes oportunidades de agregar valor à relação com o usuário do seu app. Fazendo isso você aproxima ele da sua marca e, inclusive, trabalha os níveis de ativação e retenção ao mesmo tempo!

  1. 4. Medição de Testes A/B

Realizar Testes A/B é essencial para extrair dados de relevância durante pesquisas de mercado durante suas campanhas de Mobile App Growth. Descobrir qual o melhor preço a se cobrar por uma assinatura, qual criativo anunciado mais converte instalações do app ou qual a faixa etária da maioria do público do seu app são perguntas essenciais a serem feitas – e que podem ser respondidas através da medição de Testes A/B. A essência desses testes é realizar duas ou mais campanhas com as mesmas variáveis, exceto uma, a de análise – por exemplo, gênero do público. A partir dos resultados obtidos em cada conjunto, pode-se estudar a melhor escolha a ser feita nas decisões estratégicas tomadas com base nesses dados. 

  1. Desenvolver Funis de Conversão

Elaborar funis de conversão com estratégias voltadas a todas as etapas da jornada do usuário é, também, essencial na otimização da sua campanha de Mobile App Growth. Isso porque elaborar diferentes ângulos de apresentação do seu app para leads em diferentes níveis da jornada do consumidor é fundamental para otimizar os recursos investidos em marketing. 

Funis de conversão se baseiam em estudar e modelar a jornada do cliente – em nosso caso, usuário do app – desde seu primeiro contato com nossa marca até a conversão que desejamos – por exemplo, download do app ou realização de uma compra dentro dele. Trabalhar corretamente ações de atração, contato, suporte, oferta e venda, voltadas ao público certo, através das estratégias abordadas nos tópicos anteriores, é a receita do sucesso da sua campanha de Mobile App Growth!

Conclusão

Essas 5 estratégias de Growth, utilizadas simultaneamente e de forma correta, certamente trarão ótimos resultados à sua campanha de Mobile App Growth. E o mais legal é que através dos recursos da Inngage, o seu app mobile pode se beneficiar de todas elas numa campanha de Mobile App Growth desenhada sob medida para ele. Entre em contato e agende sua demo grátis hoje mesmo!

Matheus Felix

Analista de Growth na Inngage

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