Escalar e otimizar os resultados de um app mobile, seja número de downloads, número de usuários ou qualquer outra métrica relevante para o sucesso do projeto é um grande desafio. Nesse sentido, ter uma Plataforma de Engajamento ao seu lado é, com certeza, uma inteligente maneira de alcançar os objetivos do seu negócio.

 

O que são e quais são as características essenciais de uma boa Plataforma de Engajamento para alavancar os resultados do seu App

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Plataformas de Engajamento são sistemas de automação de marketing digital e gestão/análise de usuários que permitem às empresas tanto traçar os diferentes perfis de seus clientes como também gerar campanhas direcionadas a cada um deles.

 A partir dos dados dos usuários presentes na base da Plataforma de Engajamento, é possível estudar e mapear informações como comportamento de consumo de cada perfil de cliente, localização de cada usuário na jornada de compra, entre diversos outros dados valiosos na hora de criar suas campanhas de marketing. 

Como resultado, essas campanhas obtém resultados acima da média porque otimizam o custo com investimento em anúncio ao colocar o lead certo em contato com a mensagem certa na hora certa. 

Basicamente o que acontece é que a Plataforma de Engajamento rastreia as atividades do usuário do seu app mobile, armazenando os eventos relevantes que ele realizou  – como baixar o app, cadastrar-se, adicionar um produto ao carrinho de compras, comprar, etc –  e envia mensagens em diversos canais para estimular a conversão e, inclusive, ao aumento do ticket ao final do funil. 

Agora que você sabe que ter uma Plataforma de Engajamento como parceira é uma excelente oportunidade para alavancar os resultados das campanhas de marketing do seu app mobile, entenda quais são os principais requisitos que você deve avaliar para escolher a melhor Plataforma de Engajamento para você e seu negócio.

 

O que você está procurando em uma plataforma de engajamento de clientes?

 

Quando você se propõe a aumentar o engajamento do seu aplicativo, você deve fazer uma análise profunda do comportamento dos usuários, para envio e automação de campanhas de Push Notifications, SMS, entre outros canais.

Para saber exatamente quem são seus usuários e quais suas preferências para criar experiências únicas através de uma comunicação personalizada através do seu aplicativo, temos que olhar as necessidades de rastreamento do comportamento dos usuários da plataforma que você irá utilizar, bem como do processamento dos seus atributos e definição de filtros de segmentação que a plataforma te fornece.

 

Compreendendo seus clientes para criar experiências personalizadas de resultados

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Com o enorme número de aplicativos disponíveis para os usuários escolherem, os aplicativos que os compradores mais engajam no final do dia são os aplicativos que realmente entendem e falam a sua língua.

Enquanto as empresas de aplicativos vêm utilizando técnicas de marketing há algum tempo, as plataformas foram disponibilizando mais dados para o desenvolvimento de perfis mais ricos e precisos.

Neste mercado saturado de aplicativos, ser capaz de usar os dados dos clientes para aumentar o engajamento com o seu aplicativo através da personalização de suas mensagens, fará com que você ganhe o tempo e a atenção de seus clientes.

 

Características necessárias em uma plataforma de engajamento precisa ter

Ao reunir informações sobre o histórico de interação e comportamento dos usuários dentro de seu aplicativo, você pode analisar tais eventos como compras, avançar para um novo nível, alcançar diferentes marcos e freqüência de uso do aplicativo.

Por isso o foco da plataforma de envolvimento do cliente deve ser o desenvolvimento de um sistema técnico capaz de coletar e processar esses dados do cliente. Para estar satisfeito com sua escolha de uma plataforma de envolvimento do cliente, você precisa olhar:

Capacidade máxima de dados

  • Qual é o volume máximo de dados que uma plataforma pode processar?
  • Por quanto tempo a plataforma de engajamento do cliente de sua escolha armazena os dados de comportamento do usuário?
  • O período de retenção de dados será suficiente para que sua equipe tome decisões informadas e envie comunicações eficazes?

Capacidade de segmentação do cliente

Descubra se a plataforma de engajamento estabelece algum limite para o número de Tags que você pode usar.

  • A plataforma de engajamento de clientes para a qual você se inclina fornece tags suficientes para a segmentação de meus clientes?

O custo que você vai pagar pela capacidade de dados que você precisa

Você deve saber com antecedência quanto vai pagar pelo uso de uma plataforma de engajamento. Entretanto, nem todos os fornecedores fornecem informações completas de antemão.

  • Você está ciente do custo total que pagará pelo uso de uma plataforma de compromisso com o cliente ao assinar um contrato com um fornecedor? Se não, quanto a mais seu orçamento de marketing pode cobrir?

A pesquisa destes critérios o ajudará a escolher uma plataforma de engajamento que atenda às exigências de seu negócio e que melhor se ajuste ao orçamento de sua empresa.

 

Analisando o comportamento do cliente no seu aplicativo

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Ter uma visão das tendências e de como seus usuários se comportam dentro do aplicativo te mostrar como seus clientes estão se envolvendo com suas diferentes campanhas, resultados de conversão, onde a entrega está acontecendo e avaliar o desempenho por demografia, atributos e comportamento do usuário.  

A plataforma de engajamento deve possuir as ferramentas certas para análise de seus usuários, e entregar diversos dados e informações que podem ser úteis para personalizar e humanizar o contato com cada um deles, como:

– Interesses & Preferências;

– Jornada no aplicativo;

– Interações realizadas com as features;

– Dados do dispositivo & Versão do App instalado;

E vários outros dados que podem variar a cada segmento e modelo de negócio dos aplicativos. Entender bem essas informações é um ponto chave para aumentar o engajamento do seu aplicativo e criar comunicações personalizadas. 

 

Transformando os dados em mensagens de engajamento 

 

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A plataforma de engajamento que você vai escolher precisa te informar exatamente o que está acontecendo no seu aplicativo. Você precisa facilmente visualizar o comportamento dos seus usuários e analisar de forma simples seus principais resultados. Por isso ela precisa capturar os eventos e comportamentos associados ao usuário, de forma ilimitada, sem custos adicionais, e além disso, oferecer analises sobre:

– Resultados das campanhas em tempo real;

– Resultados do aplicativo;

– Desinstalações e Opt-Out;

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Requisitos básicos para a plataforma de engajamento do seu App

 

SEGURANÇA

Como falamos acima, Plataformas de Engajamento possuem grandes bancos de dados que armazenam dados de usuários. Mais especificamente, dos seus usuários. Esses são os dados utilizados na otimização das campanhas de marketing, mas também são os dados que podem trazer muitos problemas – inclusive legais, de acordo com a LGPD – caso sejam expostos ou vazados. 

Assim, você precisa se assegurar de ter como parceira uma Plataforma de Engajamento que garanta a segurança dos dados do seu app mobile e dos seus usuários. 

 

ESCALABILIDADE

Quando falamos em campanhas de marketing de sucesso obviamente falamos em crescimento, não é mesmo? E ter uma Plataforma de Engajamento que garanta a entrega das campanhas de engajamento ao longo desse período de expansão na base de cadastros e usuários é essencial para manter as métricas de crescimento. 

Uma plataforma que não comporte o crescimento do volume de dados de usuários certamente será um limitante à sua estratégia de Mobile App Growth. Dessa forma, certifique-se de escolher uma Plataforma de Engajamento com infraestrutura escalável!

 

ACESSIBILIDADE 

Dados têm valor quando são processados em informação útil. De nada adianta termos muitos dados sobre nossos usuários se eles não nos dizem nada que possamos utilizar estrategicamente em nossas campanhas. 

É essencial que a sua Plataforma de Engajamento gere relatórios simples, visuais, objetivos e, principalmente, acessíveis com as métricas de campanha e com os principais insights para humanizar o contato com seus usuários. 

 

INTEGRABILIDADE

A palavra é difícil, mas o conceito é simples: poder integrar suas notificações com a maior quantidade de sistemas possível! A integração desses canais, como sistemas mobile, sistemas desktop, e-mails, SMS, entre outros, significa aumentar os pontos de contato com o usuário durante a jornada dele no seu app. 

Lembre-se de conferir quais possibilidades de integração com sistemas e canais de contato sua Plataforma de Engajamento oferece! 

 

EFICIÊNCIA

Por último, e talvez mais importante, a eficiência deve ser um ponto crucial no momento de escolher a sua Plataforma de Engajamento. Ter às mãos os dados necessários para geração de insights para suas campanhas, a QUALQUER momento e a TODO momento, é de extrema importância para tomar decisões estratégicas de maneira ágil.

 Ter uma Plataforma de Engajamento eficiente para seu app mobile é ter uma plataforma que entrega os dados corretos dos seus usuários no momento que você precisar!

Além desses, outros pontos podem ser analisados no momento de escolha da Plataforma de Engajamento para seu app mobile. Você pode pesquisar sobre a plataforma no google e conhecer um pouco sobre a influência dela dentro do mercado digital. Outra possibilidade é conferir alguns dos clientes da plataforma e conhecer alguns dos apps já alavancados por ela.

 

Escolha uma Plataforma de Envolvimento do Cliente Sabiamente

 

Bom, gostamos de dizer que tarefas complexas não requerem necessariamente soluções complexas. Ao escolher as plataformas de engajamento do cliente, considere aquela que atenda ao seu desafio e não represente outra.

Entre em contato com a nossa equipe da Inngage e nós o acompanharemos através dos critérios mencionados neste post e lhe mostraremos como é fácil e eficaz resolver seus problemas de engajamento no seu aplicativo.

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