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Marketing Mobile 2022: 4 Estatísticas para crescer seu ROI

Matheus Felix

26 de julho de 2022

Conheça essas 04 estatísticas que podem mudar o jogo na hora de apostar suas fichas no marketing mobile em 2022.

Você sabia que mais da metade de todo o tráfego global já é realizado em dispositivos móveis?

E mais, até 2025 o tráfego de dados em dispositivos móveis e mobile apps deve aumentar em até 34% em toda a américa latina, segundo um estudo publicado pela Ericsson Mobility Report, em junho deste ano.

Tráfico Mobile por Smartphone

Tendo esses números em vista fica fácil perceber a importância de adotar estratégias de investimento em marketing mobile para maximizar o aproveitamento de oportunidades nessa onda crescente de tráfego em dispositivos móveis, certo?

Assim, separamos 5 estatísticas super importantes para aumentar o ROI dos seus projetos em marketing mobile.

01. Os aplicativos oferecem vantagens distintas

Estratégias mobile-first têm foco no desenvolvimento de estruturas e setores do negócio para operação do business em apps móveis. E essas estratégias têm uma justificativa muito razoável para existir: aplicativos podem melhorar consideravelmente a experiência do consumidor – no caso, usuário – durante a jornada de compra e pós-venda com a marca.

Uma pesquisa realizada por uma empresa parceira, com mais de 300 líderes de empresas com mais de 1.000 funcionários revelou que 61,4% dessas empresas afirmam ter otimizado a experiência de compra dos clientes com o desenvolvimento do app mobile para operação de seus negócios.

Ainda segundo a mesma, os maiores trunfos dos mobile apps é que fornecem a seus usuários informações transparentes sobre o contrato/uso do produto, além de fornecerem recursos de segurança difíceis de replicar – a exemplo do leitor biométrico – em outros canais, como desktops.

Na imagem abaixo você confere alguns processos das empresas entrevistadas que eram realizados offline e puderam ser otimizados pela adoção da operação no mobile.

Estatísticas de processos mobile automatizados

Assim, ”digitalizar” processos inerentes ao seu negócio – como aquisição de leads, vendas, suporte – pode ser uma ótima oportunidade não apenas de metrificar com mais precisão seus dados, mas também, inclusive, aumentar o engajamento e satisfação dos seus usuários com o uso do seu produto ou app mobile. E essa é, claro, uma ótima maneira de aumentar o seu ROI no marketing mobile!

02. Mais de 75% dos dados trafegados em 2025 podem ser de vídeo.

Atualmente quase dois terços do tráfego móvel é realizado por vídeo, e esse número pode chegar a 76% até 2025, segundo o Ericson Mobility Report 2020. Nesse sentido, entender como utilizar essa crescente a favor do mobile growth do seu projeto é fundamental para poder maximizar seu ROI em mobile marketing.

Uma justificativa para essa crescente é a rápida difusão de uma ampla gama de conteúdo de vídeo, como incorporação na navegação na web, mídias sociais, além do crescente aumento dos serviços de streaming e compartilhamento de vídeo.

Tenha estratégias para crescimento em canais de vídeo, ou que ao menos permitam o posicionamento do seu negócio em redes sociais com foco em vídeos, como Youtube, Instagram, TikTok, entre outras.

03. Apps geram conversões

Um estudo de mercado divulgado pela Pizza Hut apontou que os clientes mais rentáveis, isto é, que geram maior lucratividade a cada pedido para a empresa, eram usuários de seus apps mobiles.

De fato, seguindo pelas pesquisas, cerca de 75% das 302 empresas entrevistadas têm, ao menos, 25% das suas vendas realizadas em apps mobiles. E a tendência é essa porcentagem aumentar cada vez mais:

Porcentagem das vendas in-app das empresas

Tendo em vista que os aplicativos ajudam a impulsionar as taxas de aquisição, retenção e conversão de usuários, é fácil entender o porquê de ter uma aplicação mobile no centro das tomadas de decisão estratégicas no aumento do ROI em marketing mobile.

04. Diluição de budget: 50% dos profissionais não gastam o suficiente para aumentar o ROI do canal.

Outra pesquisa divulgada recentemente, desta vez pelo grupo Nielsen, aponta que pelo menos metade dos profissionais de marketing não gastam o suficiente num único canal para alavancar o ROI.

É natural imaginar que muitas marcas, especialmente as menores e mais novas no mercado, tendem a diluir a verba de investimento em diversos canais para realizar testes e coletar dados de mercado.

Entretanto, essa pesquisa aponta que esse subinvestimento pode gerar uma perda de até 50% do ROI por canal. Isso pode ser explicado pela capacidade das ferramentas e plataformas de marketing digital de otimizar a entrega do conteúdo para o público correto – e, consequentemente, dos resultados – conforme se compra dados para a campanha.

Saber onde focar o investimento e qual(is) canal(is) priorizar é essencial numa estratégia de escala sustentável, e ter dados para direcionar a tomada de decisões estratégicas é fundamental nesse momento, sempre visando aumentar o ROI do negócio.

Quer conhecer uma plataforma que irá ajudar suas campanhas de mobile marketing a atingirem performance de topo através do fornecimento de dados sólidos, confiáveis e seguros dos seus clientes e usuários?

Então se liga no quinto insight!

05. Insight extra: tenha um parceiro que conheça todas essas estatísticas e saiba como aplicá-las na prática.

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Matheus Felix

Analista de Growth na Inngage

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