fbpx

A tecnologia da internet 5G é a grande revolução de 2022, ela promete muitas mudanças e evoluções quando o assunto são os dados móveis e é claro, se você não ficar por dentro do que esperar para esta novidade no mundo mobile, seu App ficará para trás.

Uma pesquisa feita pela Open Signal já demonstra um pouco das tendências dos usuários quando estiverem usando seus dados móveis

 

veja-o-que-muda-no-seu-aplicativo-com-a-chegada-do-5g

 

As mudanças que o 5G forçará no seu aplicativo

 

O Brasil acaba de entrar na era 5G. Brasília foi a primeira capital a receber o sinal e logo depois, temos Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. O 5G é um enorme salto em relação ao 4G, que hoje não consegue mais atender às necessidades de nossa sociedade acelerada.

Com velocidades de conexão de 10 Gbps, o 5G será até 100 vezes mais rápido e permitirá uma experiência móvel imersiva com os aplicativos. Combinando estas velocidades com a latência quase nula, o 5G dará aos aplicativos a oportunidade de entregarem experiências revolucionárias aos seus usuários.

Por isso é fundamental que os aplicativos estejam cientes dessas mudanças para se manterem atualizados. Tendo em vista que à medida que a tecnologia 5G se tornar mais difundida, os usuários de aplicativos mobile passarão a esperar experiências sem interrupção e altamente interativas.

 

Fique de olho nas principais mudanças que o 5G trará para o seu aplicativo:

veja-o-que-muda-no-seu-aplicativo-com-a-chegada-do-5g

 

Publicidade em vídeo

 

A principal área na qual o 5G terá impacto é a publicidade em aplicativos. O travamento irritante de vídeos que não carregavam deixará de existir. Coisas que antes eram impossíveis por causa da baixa velocidade da internet, agora com o 5G se tornarão comuns. Explore ao máximo experiências em vídeo dentro do seu aplicativo a partir de agora.

 

Novas experiências com Realidade Aumentada, Virtual e Mista

 

Os consumidores já conhecem as emocionantes experiências que foram possíveis graças à realidade ampliada. Agora, o 5G irá intensificar estas aventuras imersivas. 

Principalmente para o setor de compras, essa será a área de maior relevância ao consumidor. Através do uso da realidade aumentada, facilitada pelo 5G, as pessoas poderão experimentar roupas sem nunca entrar em um vestiário, por exemplo.

 

Localização dos usuários mais precisa

 

Segmentar o usuário geograficamente não é novidade para os aplicativos. Fornecer recomendações e conteúdo aos usuários em momentos relevantes de acordo com sua localização é uma ação vital para um engajamento bem sucedido. 

Agora com o 5G a capacidade dos anunciantes de identificar a localização dos usuários com extrema precisão vai permitir que eles entreguem experiências exclusivas de forma mais eficaz. 

A indústria varejista será uma das primeiras a colher os benefícios dessa mudança. Quando os compradores entram em uma loja de departamentos, um cupom, código de desconto ou material de marketing poderá ser entregue diretamente ao usuário pelo seu aplicativo. 

 

Monetização

 

O 5G também vai aumentar as oportunidades de monetização de aplicativos à medida que os usuários baixam mais aplicativos e gastam mais tempo com eles. Um dos maiores problemas que o 5G vai resolver para os desenvolvedores de aplicativos é o abandono de downloads por causa do tempo que eles demoravam para serem instalados. 

Estudos do Google mostram que a conversão dos aplicativos tende a aumentar quase 2% a cada 10 MB a menos no tamanho do APK do app. Isso acontece porque, geralmente, em países como o Brasil em relação aos mais desenvolvidos, usuários não têm muito espaço no celular e a qualidade da internet não é tão boa.

Como eles tendem a escolher aplicativos menores ou aguardam um local com wi-fi para fazer o download dos mais pesados, o tamanho do aplicativo costuma ser relevante para uma boa taxa de retenção. Com as aplicações 5G, novas estruturas mais “pesadas” podem ser desenvolvidas.

Outro ponto importante a ressaltar é que os usuários são mais propensos a excluir aplicativos se tiverem problemas para usá-los devido a uma interface cheia de anúncios de carregamento lento. 

O 5G irá melhorar o desempenho dos aplicativos num geral, permitindo que eles rodem muito mais rápido, o que abre novas oportunidades de monetização. Dessa forma, veremos anúncios mais interativos que não atrapalharão a experiência do usuário ao usar o aplicativo.

 

Conclusão

 

Para aproveitar ao máximo a nova tecnologia, é importante estar atento a essas mudanças e aplicar o quanto antes as novas possibilidades, sempre de olho nas melhorias que os testes estão trazendo. 

Com a Inngage, você mantém todas as métricas do seu aplicativo num dashboard fácil de entender e intuitivo. Agende sua demo grátis com um de nossos especialistas agora mesmo. 

Por |29 de julho de 2022|Tendências|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Growth na Inngage

Deixar um comentário