Alguns anos atrás vários “gurus” da tecnologia diziam que os aplicativos morreriam até 2022, mas o que vemos é totalmente o contrário, a concorrência no mercado de aplicativos é mais acirrada do que nunca.

Atualmente existem mais de 2,9 milhões de aplicativos disponíveis na Google Play Store e 4,75 milhões na Apple App Store. Isso significa que permanecer relevante nesse mercado requer inovação contínua e novas estratégias.

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Atrair novos usuário, reter os existentes, esse é o desafio atual de qualquer aplicativo. Para isso é essencial desenvolver uma estratégia de App Growth detalhada, que identifica maneiras de crescer a audiência do seu aplicativo e monitorar seu desempenho, em cada etapa da jornada.

Existem quatro etapas para criar uma estratégia de App Growth de sucesso:

  1. Visão estratégica
  2. Plano de aquisição
  3. Retenção como prioridade
  4. Analise

Nesse post vamos discutir detalhadamente cada uma dessas etapas para te ajudar a montar sua própria estratégia.

  1. Visão Estratégica 

Esteja você lançando um App novo ou procurando crescer um App já existente, é muito importante entender a fundo sobre seu App antes de começar a gastar dinheiro adquirindo usuários. Vamos dar uma olhada em alguns dos principais elementos da sua estratégia de crescimento de aplicativos aos quais você deve prestar mais atenção:

Defina seus KPIs / métricas

Já escutamos várias vezes a máxima: Não se pode melhorar o que não é medido. Por isso o primeiro passo para criar uma estratégia de marketing de aplicativo eficaz é definir os KPIs que serão usados para medir.

Medindo o desempenho de seus KPIs te levará a entender melhor os pontos fortes e fracos de seu aplicativo. Isso é essencial para identificar rápido possíveis gargalos, onde os usuários estão parando no processo e saber se suas estratégias de marketing estão funcionando. Lembre-se de que é importante escolher KPIs relevantes para seu aplicativo e que possam ser facilmente rastreados.

Conheça a fundo o perfil de seus clientes

Uma estratégia de produto de sucesso começa entendendo bem seu público-alvo e não é diferente para marketing de aplicativos. Compreender as pessoas por trás do aplicativo ajuda você a conhecer mais as dores e necessidades do seu público e assim criar um conteúdo melhor e um aplicativo atraente.

Entenda que você pode ter vários tipos diferentes de perfil de cliente, por isso é importante realizar pesquisas e aprofundar a analise do seu publico criando diferentes personas que ilustram uma imagem clara de quem é seu público-alvo e o que valorizam em seu produto.

A partir dessa imagem, fica fácil criar conteúdo de mensagens que deixam claro para seus usuários a proposta de valor do seu Aplicativo e como ele atende às dores e necessidades deles, que será de extrema importância na hora de adquirir e reter usuários.

Criar um canvas de proposta de valor pode ajuda-lo a ter essa visão clara dos seus clientes.

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Conheça a fundo seus concorrentes

Entender bem a concorrência ajudará você a conhecer melhor seus pontos fortes e fracos em relação aos concorrentes, como eles divulgam sua proposta de valor e possíveis diferenciais ainda não abordados.

Ao reunir mais informações sobre sua concorrência, você poderá criar um plano acionável que pode acelerar o crescimento do seu aplicativo e criar um modelo sustentável para o sucesso a longo prazo.

Implemente as ferramentas corretas

Para ter sucesso em sua estratégia, você precisará entender a efetividade de suas campanhas, conhecer os usuários para assim tomar decisões baseadas em dados, e você não conseguirá isso sozinho, por isso implementar ferramentas de Marketing para Apps não é apenas importante, é essencial.

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Uma Stack completa para Mobile Growth é repleta de ferramentas que comunicam entre si, compartilhando dados e mantendo uma identidade única do usuário. Nesse primeiro momento, entre os vários tipos diferentes de ferramentas recomendamos focar em:

  • Atribuição – Para entender de onde estão vindo seus usuários e o quanto está gastando para adquiri-los
  • Analytics – Te ajuda a mensurar seus KPIs e entender como está a experiência dos usuários em seu App
  • Automação de marketing – Permite você estabelecer uma relação de longo prazo com seus usuários através de mensagens personalizadas e segmentadas de acordo com sua jornada.
  1. Plano de Aquisição

Seu aplicativo só terá sucesso com usuários de alta qualidade e está cada vez mais caro adquiri-los No Brasil o custo por instalação (CPI) é de U$1,35 atualmente, logo é importante saber como investir em aquisição de usuários e sua estratégia deve combinar aquisição paga e orgânica em todos os principais canais.

Vamos discutir ambos com mais detalhes.

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App Store Optimization (ASO)

App Store Otimization, lembrado por ser o SEO das lojas de aplicativo é a implementação de um processo contínuo de melhorar a capacidade de descoberta de seu aplicativo e aumentar sua conversão de impressão em instalação.

Uma estratégia de ASO inteligente envolve otimização de meta-dados, escolha de palavras-chave e capturas de tela de conversão forte, seu aplicativo terá uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa, aumentando a capacidade de descoberta do aplicativo, direcionando mais tráfego para a listagem da sua loja de aplicativos e aumentando o número de downloads.

As estratégias de aquisição orgânica são baratas, porém irão trazer poucos usuários, pois você depende do interesse do usuário, portanto para ter um grande App você deve buscar usuários em outros canais, começando suas campanhas pagas da aquisição.

Aquisição paga de usuários

Existem muitas maneiras de atingir seu público-alvo para fazer o download do seu App, seja comprando espaço de banner dentro de outros aplicativos, impulsionando posts em mídia social e meios de pesquisa que direcionam o tráfego para seu App na loja de aplicativos.

As campanhas pagas de aquisição de usuários podem parecer fáceis de executar, mas, na realidade, elas exigem muita estratégia e testes para garantir o maior ROAS (Retorno do gasto com publicidade) e o melhor uso do seu orçamento de marketing.

Por isso é recomendável possuir uma plataforma de atribuição integrada em seu App antes de começar a rodar campanhas de UA. Nela você consegue visualizar a fonte daquela aquisição, qual seu custo (CPI e CPA) possibilitando a você mensurar seus investimentos para escalar campanhas que trarão bons usuários.

Lembre-se de que qualquer estratégia eficaz de marketing de aplicativos usará UA e ASO pagos em combinação para ajudar a manter o crescimento sustentável de aplicativos móveis.

  1. Retenção como uma prioridade

Um App pode ter uma boa presença nas lojas de aplicativo, estar realizando campanhas de aquisição e ver o número de downloads aumentando, porém se não conseguir reter e engajar os usuários esses investimentos estarão sendo perdidos.

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Cuidado com o balde furado, em média até 75% dos usuários de aplicativos abandonarão um aplicativo em até 30 dias após o download. Isso significa que o sucesso de seu aplicativo depende da retenção e do engajamento.

Para garantir que seu aplicativo esteja direcionando seus usuários para sua métrica de conversão de meta, há algumas estratégias de retenção a serem consideradas:

Otimização na Experiência de Usuário (UX)

Um UX ruim deixa os usuários confusos, frustrados ou irritados e, mais importante, leva à desinstalação do aplicativo.

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Para garantir que o UX do seu aplicativo esteja no ponto, use análises para identificar as necessidades, os pontos problemáticos e as motivações de seus usuários e aplique seus aprendizados ao roteiro do seu produto.

CRO de Produto

A otimização de conversão de aplicativos (CRO) envolve a melhorias na experiência do seu aplicativo com base em dados de comportamento do usuário para incentivá-los a realizar a ação desejada (baixar, assinar, fazer uma compra etc.).

Existem várias maneiras de melhorar sua conversão. Alguns deles incluem identificar os funis de conversão que você está tentando melhorar, implementar uma estrutura de teste ou criar um roteiro de experimentos para acompanhar os resultados e criar ações com base neles.

Combinado com outros esforços, aderir às boas práticas de CRO pode otimizar seu funil no aplicativo e melhorar a experiência do cliente.

CRM Mobile

CRM Mobiles são ferramentas que permitem coletar informações de clientes para personalizar mensagens de engajamento com os usuários, utilizando diversos canais de mensagens (In App Messages, Notificações Push, E-mails, SMS e WhatsApp). De preferência, todos devem trabalhar em conjunto, colocando a abordagem omni-channel em ação, como a Inngage faz.

Ter um CRM Mobile na sua Stack permite que você se conecte com os usuários de maneira relevante, antecipando suas necessidades e trazendo eles de volta para o aplicativo, aumentando as taxas de retenção do seu aplicativo e melhorando as taxas de conversão em cada etapa do funil.

  1. Ongoing data analysis 

Nenhuma decisão deve ser tomada sem antes analisar dados. Por isso você precisa reunir dados de engajamento, retenção, receita, conversões, eventos e muito mais para entender possíveis problemas, mensurar a efetividade de ações de marketing.

Filtrar um mar infinito de dados pode ser demorado e complicado, portanto, recorrer a especialistas para obter ajuda pode ajudá-lo em seus esforços de marketing de aplicativos.

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Ao construir sua estratégia de engajamento do seu app se baseando nos quatro pilares: estratégia, aquisição, retenção e análise de dados, você com certeza estará avançando em direção às suas metas de conversões. 

Uma abordagem estratégica no seu aplicativo auxiliará você a construir uma base sólida para um crescimento gradual de conversões, além de garantir que você esteja em uma boa posição para atrair e reter os usuários certos e nos momentos oportunos. Algumas plataformas te ajudarão a ter acesso a estes dados e vamos detalhar como aproveita-los. 

Tenha um panorama completo.


Entenda o comportamento dos usuários do seu site e aplicativo para avaliar melhor o desempenho do marketing, do conteúdo, de produtos e saiba onde direcionar seus investimentos.

Retire insights para as suas estratégias.


Tenha insights bem definidos para a definição de seus próximos passos no marketing, como sua palavra chave mais acessada, sua página mais clicada, além de recursos que plataformas como o Google Analytics pode oferecer, para converter ao máximo seus dados em virtude de resultados.

Faça com que os dados trabalhem a seu favor.


Assim como dito acima, processe os dados da interface do seu App ou Blog, assim, ao unir com o relatórios de seus usuários, você pode desempenhar suas campanhas a favor do que já está gerando resultados, mantendo suas conversões. 

Além disso, se embasando em estatísticas que atingem um respectivo público alvo. você pode desenvolver novas estratégias para alcançar novos usuários e assuntos.

Conclusão

Se baseando nas principais bases do marketing mobile, e as utilizando simultaneamente e de forma estratégica, certamente trarão ótimos resultados à sua campanha de Mobile App Growth. Uma estratégia de engajamento de sucesso consiste em impactar usuários com conteúdo relevante para o público certo e no momento adequado. É o prático se unindo ao tático que resulta na efetividade de suas campanhas.

E o diferencial é que através dos recursos da Inngage, o seu app mobile pode se beneficiar de todas elas numa campanha de Mobile App Growth desenhada sob medida para ele. Entre em contato e agende sua demo grátis hoje mesmo!