In App Landing Page: por que você deveria ter landing pages dentro do seu app?
Matheus Felix
13 de dezembro de 2022
Landing Pages – também chamadas de páginas de destino ou páginas de captura – são uma das melhores formas de se comunicar com um lead ou possível cliente dentro da web.
Dentre vários motivos, o principal é o de que, geralmente, Landing Pages estão localizadas fora de redes sociais. Isso faz com que estejam longe da dispersão de atenção que a altíssima quantidade de informação que as redes sociais abrigam provoca nos seus usuários.
Dessa forma, a taxa de conversão em páginas desse tipo costuma ser consideravelmente maior do que a taxa de conversão em anúncios veiculados diretamente naquelas plataformas.
Assim, cada vez mais as Landing Pages para aquisição de usuários têm sido empregadas também noutra estratégia: dentro dos apps mobiles.
Entenda abaixo o porquê e como você pode usar essa estratégia no seu negócio digital também!
O que são Landing Pages?
Landing Pages costumam ser páginas de destino para usuários que trafegam em redes sociais – como Instagram, Youtube, TikTok, Facebook, etc – ou redes de pesquisa – como o Google, por exemplo – e clicam (por interesse próprio) num link de redirecionamento.
Assim, usuários que visitam landing pages naturalmente demonstram ser usuários com maior tendência à conversão que usuários que visualizam um anúncio diretamente em seu feed.
Também por isso as taxas de conversão tendem a ser maiores que em anúncios de tráfego direto.
O que são In-App Landing Pages?
In-App Landing Pages têm exatamente o mesmo conceito que as Landing Pages tradicionais, porém são exibidas aos usuários de aplicativos em momentos oportunos durante a navegação no app.
Nesse caso, a página está dentro do aplicativo, também fora de toda a dispersão de atenção de redes sociais e da quantidade imensa de resultados numa página de buscas.
Assim, a ideia é ter uma página dentro do app com um único objetivo: converter o usuário (lead).
Para isso, a página deve ser totalmente voltada à conversão: com textos, vídeos, imagens e o que mais for necessário para convencer o leitor a clicar num botão e ser redirecionado à página final do funil.
No caso de In-App Landing Pages, essa página é oportunamente exibida em momentos da navegação do usuário.
Como utilizar in-app landing pages numa estratégia de Marketing?
Ao entrar no aplicativo, um usuário do plano gratuito pode ser redirecionado a uma landing page contendo uma oferta para aquisição do plano pago com X% de desconto.
Outra opção é deixar uma seção do seu aplicativo acessível sob o formato de landing page.
Por exemplo, para um aplicativo de delivery, ter uma seção que vende cupons de desconto sob o formato de uma landing page pode aumentar – e muito – a taxa de conversão (no caso, de compras de cupons).
Você ainda pode criar uma landing page dentro do seu app para anunciar outro aplicativo que estiver lançando, como uma versão complementar do seu app ou um app totalmente novo.
Enfim, as aplicações são as mais diversas possíveis.
Basicamente ter uma landing page rodando dentro do seu app mobile significa ter todo o poder de conversão de uma landing page, com custo de tráfego zero. Isso porque o tráfego é proveniente da base de usuários que seu app já possui.
Agora que você sabe a importância estratégica de páginas de captura in-app, que tal conferir algumas dicas práticas pra hora de montar a sua?
Como estruturar suas In-App Landing Pages?
Assim como as Landing Pages tradicionais, as In-App Landing Pages possuem uma estrutura flexível. No entanto, existem modelos comumente utilizados que podem servir de inspiração para você montar a sua.
Além disso, há elementos fundamentais que você precisa conhecer para aplicar na sua página de captura.
Confira alguns:
- Call-To-Action
Call-To-Action, ou CTA, é como denominamos a função principal da página, ou seja, a conversão que ela está buscando obter.
Usualmente é materializada por um botão de ação, que pode redirecionar o usuário para uma página de checkout (compra), para uma página de downloads, para o envio de um formulário com informações, ou qualquer ação pretendida pelo usuário que se queira estimular.
Toda a estrutura da página deve estar voltada à CTA, do texto à formatação do layout, tudo deve ajudar a estimular o usuário a tomar a ação pretendida.
- Headline
A primeira impressão é a que fica, e por isso a headline, ou seja, a primeira frase da sua Landing Page, deve ser tão impactante quanto chamativa.
A importância dessa parte na sua landing page é inestimável. Caso a headline não conecte com dores e/ou desejos do público do seu app, provavelmente a quantidade de pessoas que permanecerão e consumirão o conteúdo ali presente será mínima.
Se você montou uma landing page e percebeu que ela não está convertendo quanto você esperava, um ótimo teste a ser feito é o teste de Headline.
Nele, você mantém a estrutura da página e testa diferentes headlines com diferentes abordagens para encontrar o ângulo ideal da oferta para o seu público.
Portanto, lembre-se de fazer um bom estudo de mercado sobre seu público para criar uma chamada cativante e praticamente impossível de ser ignorada.
E por falar em conteúdo cativante, a copy da sua página vai ser a responsável por levar o usuário do lugar onde está agora, para o lugar onde você gostaria que ele estivesse.
E é dela que vamos falar no próximo tópico.
- Copy
A copy, ou copywriting, é o conteúdo – falado em vídeo ou escrito em texto – que conterá todas as ideias e, posteriormente, a oferta que você deseja apresentar ao usuário.
Com certeza é a parte mais importante da sua landing page, porque é através dela que a conexão com o leitor/espectador será estabelecida e a comunicação será realizada.
Trabalhar a copy da sua landing page deve, obviamente, levar em consideração o público do seu app. Tanto em relação ao conteúdo que será escrito quanto em relação ao tamanho do conteúdo que será apresentado.
Por exemplo, apps de entretenimento, como jogos, em geral devem utilizar bem menos palavras e conteúdo escrito que apps cujo objetivo é fornecer um estilo de vida mais saudável aos seus usuários.
Copywriting é um assunto complexo e que pode ser apresentado em diversos artigos aqui em nosso blog. Entretanto, os fundamentos de copy podem ser aprendidos por qualquer um.
Vale ao empreendedor que está iniciando a jornada de divulgar sua solução aprender a se comunicar da melhor forma possível.
E essa aprendizagem sem dúvidas passa por aprender copywriting!
- Provas-sociais
Na seção de provas-sociais, são apresentados prêmios do seu app, cases de sucesso, e depoimentos de usuários que já utilizam sua solução e, principalmente, obtiveram os benefícios proporcionados por ela.
A ideia é gerar autoridade e confiança no lead que está lendo para quebrar a objeção da dúvida “será que realmente funciona?” e “será que funciona pra mim?” para que ele tome a ação desejada.
Utilizar provas sociais não é obrigatório, mas ajuda (e muito) a converter usuários que ainda possuem objeções sobre seu produto por não conhecerem sua marca ou sua solução.
- Oferta
Finalmente, outra parte importantíssima a ser trabalhada na landing page é a oferta.
Embora seja parte da Copy, essa seção é tão importante que merece um destaque. É ela que sintetiza tudo que se está oferecendo em troca de tudo que se está pedindo.
Tome uma atenção especial à elaboração das suas ofertas e garanta que estarão condizentes com o produto ofertado e com o público alvo.
Tenha a certeza de estar ofertando o máximo valor da sua solução de maneira clara e objetiva, bem como de estar precificando corretamente o valor dessa solução.
Assim, você terá muito mais chances de converter o usuário a tomar a ação desejada.
Ficou interessado em montar uma landing page dentro do seu app mobile mas ainda não sabe como tirar essa ideia do papel? A gente te ajuda!
Atualmente somos pioneiros em fornecer uma estrutura completa de montagem de landing-pages dentro de apps mobiles para nossos clientes.
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Matheus Felix
Analista de Growth na Inngage