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Prepare suas campanhas de CRM para a Black Friday 2023

Octavio Braga

6 de outubro de 2023

Embora o feriado de ação de graças, popularmente comemorado em novembro nos Estados Unidos, seja apenas em novembro, sua estratégia para uma das datas mais importantes do calendário do varejo precisa estar alinhada o mais rápido possível, de preferência até o início de outubro.

A Black Friday no Brasil

No Brasil, a Black Friday é “comemorada” desde 2010, e anualmente a adesão do comércio a campanha vem crescendo exponencialmente, registrando números cada vez mais positivos, especialmente no e-commerce, e a previsão para 2023 é bem otimista.

Segundo pesquisa realizada pelo setor de Inteligência de Mercado da Globo, 32% dos consumidores pretendem realizar negócios na Black Friday. E os produtos mais desejados são:

  • Roupas e acessórios (71%)
  • Eletrônicos (69%)
  • Computador (66%)
  • Viagens (64%)
  • Calçados (64%)
  • Smartphones (63%)
  • Perfumes e cosméticos (60%)
  • Móveis (57%)

 

Como definir um Planejamento interno eficiente na Black Friday?

Parte de uma boa estratégia para aproveitar ainda mais a oportunidade gerada pela data é possuir um bom conhecimento de seu estoque, alinhado a uma campanha sólida baseada nos dados de compras de seus clientes.

Essa ação visa otimizar ainda mais o seu tempo e recursos, uma vez que você já tem noção do que determinado perfil de clientes procuram em seu e-commerce, assim fica mais simples oferecer produtos com descontos personalizados de acordo com histórico de compras, atividades, valor gasto, etc.

Porém, fique atento ao seu estoque! É fundamental ter disponível o que seu cliente busca, mas também é importante liquidar produtos encalhados armazenados. Além de fazer com que você tenha uma boa margem, poderá trazer clientes novos para a sua base.

A sugestão é coletar o máximo de dados de seus clientes ao longo do ano através de ferramentas como o CRM, e começar a implementar a sua estratégia de Black Friday no mais tardar, no início de outubro. Com esses dados coletados você poderá segmentar o seus clientes em categorias e oferecer descontos personalizados, especialmente para os VIPs.

Uma boa estratégia adotada por grandes marcas é evidenciar ofertas VIPs para estimular clientes comuns a se enquadrarem no perfil para garantirem a condição.

O mapeamento dos dados de seus clientes é fundamental para definir quais itens entrarão em promoção.

 

Planejamento de campanhas

 

Revisão dos seus assets

Para uma campanha bem sucedida de Black Friday é necessário explorar o máximo de recursos disponíveis, isso significa que a sua empresa ou e-commerce deverá fazer uso dos principais canais de comunicação para atingir diretamente o seu público alvo e assegurar uma taxa de conversão satisfatória.

Recentemente se popularizou a utilização de influencers para o fortalecimento da marca, aumentar a presença nos principais canais de comunicação utilizados pelo público definido e para exercer o marketing de influência. Mas, fique ligado! Para se beneficiar dessa estratégia, é fundamental definir com sabedoria um influencer que tenha fit com a marca e se comunique de forma assertiva com o seu público.

Além disso, você poderá realizar campanhas de campanhas com disparos personalizados para diferentes canais de comunicação, trazendo mensagens de acordo com o perfil do seu cliente e criando uma conexão mais íntima. Aqui, você poderá até aproveitar a oportunidade da Black Friday para oferecer um desconto ainda mais especial.

 

Definição de públicos alvos

Para quem oferecer é uma pergunta muito interessante durante todo o ano, especialmente para o e-commerce ou varejo. Se tratando do Black Friday essa questão é mais pertinente. Porém, a resposta pode ser um pouco mais complexa do que o esperado, por isso uma análise de comportamento através dos dados torna-se imprescindível.

Quando é analisado fatores como: histórico de compras, abandono de carrinho, atividades do site, mapa de calor, total gasto ao longo do ano e últimas compras da campanha do Black Friday anterior, fica mais fácil definir ofertas personalizadas para esses usuários, certo?

Dessa forma você estará concedendo privilégios especiais para clientes que compraram o seu produto durante o ano todo, nada mais justo.

 

Clusterização

Você sabe qual é a maneira mais eficiente de analisar uma grande quantidade de informações? É simples, segmentando.

O conceito nada mais é do que reunir e agrupar o maior número de dados possível, com o objetivo de otimizar processos, obter fácil manutenção, e caso seja necessário realizar uma busca mais detalhada em um banco de dados com milhares de informações.

A clusterização é fundamental para a armazenagem e coleta de dados de compras dos usuários do seu e-commerce. Esses dados, como mencionado acima, serão de extrema importância para uma campanha de Black Friday bem sucedida.

 

Canais de comunicação

Prepare suas campanhas de CRM para a Black Friday 2023

Prepare suas campanhas de CRM para a Black Friday 2023

Agora que você já definiu o seu público alvo, e reuniu o máximo de informações sobre ele, é importante achar o melhor canal para estabelecer uma conexão ainda mais pessoal. Isso significa explorar devidamente cada canal e suas vantagens, abaixo destacamos algumas:

  • Push: conversões rápidas, necessidade de ser altamente personalizado;
  • In app Messages: conversões altas e usuário já está no app, se tiver uma oferta clara ajudará muito;
  • Email: conteúdo completo e personalizado;
  • SMS: campanhas de reinstalação, pegar base de usuários bons, mas que não tem o apps instalado e convidá-los para baixar;
  • WhatsApp: chamada para uma ação personalizada;
  • Web Push: sua chance se não possui um App.

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Personalização é a chave

Uma ótima forma de destacar o seu ecommerce é através da personalização. Essa ação ajuda a estabelecer uma conexão mais profunda entre você e o seu cliente, e investir nessa estratégia pode definir o sucesso ou o fracasso da sua campanha de Black Friday.

Por que não tornar a experiência de compra do seu usuário ainda mais especial? Se por um lado os consumidores serão bombardeados por várias marcas, vale a pena conquistá-los pelos detalhes, certo? Neste caso, adotar o uso de mensagens personalizadas, descontos diferenciados, produtos premium podem ajudar o seu negócio.

Mas, antes de todo esse esforço, a sugestão é lembrar seus clientes da data, e convidá-los a participar deste evento junto com sua marca, o sentimento de pertencimento é algo trivial, essa ação poderá desenvolver ainda mais ânsia de compra. Se você ainda não adotou, aproveite esse ano para experimentar.

 

(Plus) 3 Dicas rápidas para impulsionar a sua campanha de Black Friday

Se você chegou até aqui, temos uma ótima notícia! Destacaremos 3 ações de que vão acrescentar muito valor a campanha de Black Friday do seu ecommerce, confira:

  1. Invista numa boa base de leads: que tal aproveitar os meses anteriores à Black Friday para atrair novos leads e atualizar a sua base?
  2. Utilize ferramentas de automação: provavelmente você já deve ter ouvido falar em alguma ferramenta de automação de marketing, certo? Você sabia que elas podem não só facilitar o seu trabalho como também potencializar as suas ações? Pense nisso na sua próxima campanha de Black Friday.
  3. Monitore a sua campanha Black Friday: como saber se sua campanha está funcionando ou não? Como saber se os seus objetivos determinados no planejamento estão sendo alcançados? Simples. Analise os resultados e, se necessário, faça alterações para atrair cada vez mais clientes.

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Octavio Braga

CO-Fundador e CEO (Chief Engagement Officer) da Inngage. Vamos conversar sobre engajamento de usuários?

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