Glossário completo de Mobile Marketing

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Algumas vezes os termos que utilizamos podem não ser tão fáceis. Confira alguns termos que utilizamos em Engajamento Digital e Marketing Mobile.

A

Android Push Notifications são mensagens enviadas por um aplicativo, diretamente para um usuário, em seu smartphone que possui Sistema Operacional Android. A mensagem aparece mesmo se o dispositivo estiver bloqueado ou se a pessoa estiver dentro de um aplicativo diferente. As notificações são úteis para enviar informações aos usuários do aplicativo em tempo real.
Análise móvel é uma ferramenta que captura os detalhes da experiência de um usuário em aplicativo móvel. As plataformas de análise coletam dados sobre como os usuários acessam o app e como respondem à cada campanha, bem como métricas importantes, como eventos desencadeados e tempo gasto no aplicativo.
A análise da jornada é a análise da viagem de um usuário de aplicativo. Ele permite que os proprietários de aplicativos se engajem efetivamente com esses usuários em suas diversas fases da jornada.
A automação de marketing é o processo de utilização de software para realizar tarefas de marketing repetitivas. As plataformas de automação de marketing podem segmentar o público por regras sofisticadas e fluxos de comportamento de usuários que seriam difíceis de rastrear manualmente.

C

O Compositor de Campanhas, é um recurso para os profissionais de marketing visualizar e construir suas mensagens. O recurso dá aos profissionais de marketing uma visão panorâmica de como suas notificações e mensagens serão recebidas pelos usuários.
Uma plataforma de CRM móvel funciona de forma semelhante a uma plataforma de web CRM: coleta dados de uso, cria perfis ricos para cada usuário e ajuda os profissionais de marketing e vendedores a visualizar a localização de cada usuário no funil. A principal diferença é que as plataformas de CRM móvel rastreiam os dados de uso de um aplicativo, enquanto as plataformas tradicionais de CRM rastreiam o uso do site.

E

O engajamento de aplicativo é definido por um conjunto de métricas que medem a interação do usuário com um aplicativo. As métricas comuns de engajamento podem incluir quantas vezes um usuário abre o aplicativo, a duração de uma sessão de uso e as ações que um usuário leva dentro de um aplicativo.

G

É a utilização da localização GPS do dispositivo, para disparar notificações em tempo real quando os usuários passam por uma determinada localização previamente parametrizada.
É direcionar uma campanha para usuários que estão em uma localização específica, isso é possível utilizando os dados do GPS do dispositivo.

M

O marketing móvel é o processo de segmentação de uma audiência através de seus dispositivos móveis, geralmente um smartphone e / ou tablet. Este tipo de marketing digital inclui o alcance do público através de canais como mensagens no aplicativo, notificações push e e-mail. Ao usar estratégias de marketing móvel integradas, os profissionais de marketing podem adquirir novos clientes, enviar notificações personalizadas e melhorar o valor da vida útil do cliente.
Marketing de relacionamento é o uso de técnicas de marketing para criar fidelidade de usuários de aplicativos e engajamento de longo prazo. Isso pode ser feito através de mensagens personalizadas e otimizar a experiência do usuário dentro do aplicativo.
Mensagens personalizadas oferece uma mensagem específica e valiosa que é relevante para os usuários. A mensagem tradicional vem em uma explosão de “tamanho único” e não leva em consideração o comportamento do usuário. Por exemplo, uma notificação de envio lembrando um usuário de seu tempo de voo e reserva de hotel seria especialmente valiosa quando o usuário estiver no aeroporto ou no dia que antecede a viagem.
Mobile onboarding ou embarque no aplicativo, trata-se de fazer uma boa primeira impressão. No caso de aplicativos móveis, o onboard relaciona-se com a impressão que um usuário possui ao usar seu aplicativo para celular pela primeira vez. A primeira experiência é absolutamente essencial, não só para o usuário, mas também para o comerciante que se beneficiará de uma valiosa retenção de clientes de longo prazo. Um estudo da Compuware mostrou que entre 80 e 90 por cento dos aplicativos baixados hoje são excluídos depois de serem usados apenas uma vez, então é crucial fazer essa primeira impressão imediatamente.

N

A Notificação Push é um tipo de mensagem enviada para aplicativos de celular ou aplicativos gerais. Ela deve proporcionar conteúdo pertinente ao seu usuário com o intuito de engajamento.
Notificação de push rica é uma notificação push com um anexo de mídia rica. Além dos pares de cem caracteres permitidos em uma notificação push, notificações de push rico podem incluir imagens, vídeos, áudio e elementos interativos.
Uma notificação push do iOS é uma mensagem que os desenvolvedores de aplicativos ou os comerciantes enviam aos usuários do aplicativo. A notificação é “empurrada” para usuários fora do aplicativo e os convida a participar, levando-os a abrir o aplicativo e, finalmente, a fazer uma conversão, como fazer uma compra.
As notificações push da Web são mensagens que são enviadas para o navegador da web do usuário. Eles são semelhantes às notificações de envio de aplicativos para dispositivos móveis, mas são entregues por sites em vez de aplicativos. Essas notificações permitem que os sites se envolvam ativamente com seus usuários através de mensagens personalizadas e oportunas.

O

A otimização Móvel é o processo contínuo de melhorar a experiência no aplicativo através de testes. As variáveis que podem ser otimizadas através de testes A / B incluem interface do usuário, fluxos de usuários e usuários onboard.

P

Uma plataforma de engajamento móvel é um software que permite que comerciantes móveis e proprietários de aplicativos se envolvam com seus usuários de forma personalizada.
As plataformas de marketing móvel são soluções de software adaptadas às necessidades específicas de marketing das equipes de mobilidade. As plataformas de marketing móvel oferecem uma visão única dos comportamentos pessoais dos clientes. A forma como gerimos as nossas vidas e o acesso à informação está a mudar – e as plataformas móveis estão no centro desta. Ao contrário de outros meios de marketing, o marketing móvel permite que as empresas segmentem os clientes 24 horas por dia, seja por meio de aplicativos ou sites.
A personalização é a prática de adaptar sua experiência de conteúdo às necessidades e necessidades de cada usuário. À medida que o mundo do marketing on-line se torna mais competitivo, os comerciantes enfrentam novos desafios para se manter à frente de seus concorrentes. Uma maneira de garantir uma estratégia efetiva de retenção de clientes é personalizar seu conteúdo. Isso envolve adaptar o conteúdo da campanha às necessidades ou preferências de cada usuário para incentivá-los a se converter. O celular é o meio mais pessoal, então a personalização é especialmente importante para os comerciantes móveis.

R

É o retorno contínuo que os usuários tem com um determinado aplicativo após sua instalação.

U

UX, ou a experiência do usuário do aplicativo, é a soma das interações e sentimentos que uma pessoa experimenta ao usar um aplicativo ou um serviço.