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Marketing Mobile: Desenvolvimento Interno vs. Soluções SaaS

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Escolher uma plataforma para Marketing Mobile pode ser uma tarefa não tão fácil quanto parece. E ao enfrentar esse desafio, muitas equipes responsáveis pelas estratégias de mobilidade de empresas se deparam com uma opção aparentemente simples: “Por que não desenvolver nossa própria ferramenta?”

Se uma empresa possui recursos disponíveis, com certeza é possível desenvolver uma plataforma de Marketing Mobile com as funções básicas. Porém o maior desafio virá com o tempo, que é escalar e manter essa plataforma a cada atualização de sistema operacional.

Existem algumas razões de porque soluções SaaS (Software as a Service) para Marketing Mobile oferecem valor para empresas, mesmo para aquelas que são capazes de criar sua própria ferramenta.

Acima de todas, está a questão do custo da oportunidade:

O custo e tempo gasto para desenvolver essa solução poderia ser utilizado em algo diretamente relacionado ao negócio da empresa?

Para responder essa questão, vamos ver algumas dores específicas que seu time de desenvolvimento terá para desenvolver uma plataforma interna.

 

 

1 – Sua própria plataforma consegue acompanhar as atualizações de sistema operacional?

 

Desenvolver uma ferramenta de marketing já é um grande desafio, porém, se tratando de mobilidade é ainda mais. As tendências e novidades de mobilidade são renovadas a cada nova versão de sistema operacional, por isso, uma plataforma de Marketing Mobile demanda esforços e uso de recursos constante, para acompanhar as tendências.

Um exemplo recente foi a introdução da função Rich Push Notifications no iOS 10. Função que permite incluir fotos, áudios, vídeos, gifs em notificações.

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Essa é uma novidade significativa que quase todo App deveria fazer uso. Logicamente, sua empresa deve ter acesso a esse tipo de notificações assim que estiver disponível pela Apple. Porém se você possui uma solução interna, seu time deverá desenvolver essa nova funcionalidade.

Se seu time de desenvolvimento conseguiu criar sua própria ferramenta de Push Notifications com certeza conseguirá adicionar suporte para essa função, porém irá demandar tempo. Isso significa menos recursos trabalhando na evolução de seu App e menos oportunidades para seu time de marketing até que sua plataforma seja atualizada, homologada e colocada em produção.

Esse é apenas um dos exemplos. Alguns anos atrás, o Android habilitou os serviços de prioridade de notificação e tempo de inatividade com sua atualização do Lollipop.

Na época, não levar em conta o tempo de inatividade do usuário poderia levar a perda de oportunidades valiosas através do envio de notificações quando o dispositivo não estava pronto para aceitá-las.

Seu time de mobilidade deve estar focado constantemente em melhorar seu produto, e ficar por dentro das últimas tendências é um trabalho que demanda tempo integral. Da mesma maneira empresas que desenvolvem soluções de Marketing Mobile estão focando 100% dos seus esforços na manutenção e desenvolvimento do seu produto.

 

2 – Qual é o Retorno do Investimento em construir sua própria solução de Marketing Mobile?

 

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Ao debater qualquer decisão de larga escala em empresas, devemos sempre ter em vista o Retorno do Investimento (ROI).

Vimos que até é possível desenvolver uma plataforma interna de marketing, mas vale a pena?

Para descobrir, o primeiro passo é procurar empresas que oferecem soluções de Marketing Mobile, e descobrir como o serviço é cobrado. Do mesmo modo solicitar uma demo do produto para entender se as funcionalidades do produto suprem as necessidades da empresa e como será o processo de implementação.

Uma vez determinado o orçamento anual para isso, você conseguirá comparar o tempo que seu time levará para finalizar o desenvolvimento e o real valor em ter sua própria plataforma. Se o Retorno do Investimento (ROI) ainda parece agradável, é hora de ir para o próximo passo.

Em adição aos problemas de atualizações de Sistema Operacional e novas tendências de mercado, outro fator a se considerar é escalabilidade.

Contratando soluções SaaS, é possível entender facilmente a evolução de custo caso sua empresa cresça e precise armazenar mais dados e enviar mais notificações. Geralmente esses valores estão estabelecidos no contrato, logo você não terá surpresas desagradáveis caso a estratégia de mobilidade da sua empresa cresça muito rápido.

Assim chegamos a conclusão que ter sua própria plataforma pode até trazer valor para seu negócio, porém não será um investimento feito apenas uma vez na sua empresa.

 

 

3 – Como uma plataforma própria de marketing encaixa em seu negócio?

 

Aliado à questão sobre Retorno do Investimento é necessário fazer uma reflexão qualitativa de como ter sua própria plataforma de Marketing Mobile irá trazer valor para sua empresa.

Para algumas empresas, faz total sentido desenvolver sua própria plataforma.

Por exemplo, empresas grandes que já nascem digitais, precisam ter total flexibilidade e liberdade, imagine um Facebook ou Twitter utilizando uma plataforma SaaS de Marketing Mobile, primeiramente seria inviável por questão de custos devido à escala, e também ter a própria plataforma permite a essas empresas total customização, o que provém vantagens estratégicas que uma plataforma SaaS não oferece.

Porém esses exemplos são exceção. Logo a não ser que sua empresa consiga extrair benefícios diretos tendo sua própria plataforma de Marketing Mobile, na maioria das vezes será mais eficiente a contratação de plataformas SaaS.

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Desenvolver uma plataforma de Marketing Mobile que ajuda sua empresa parece simples, mas na realidade é um investimento a longo prazo. Não quer dizer que é uma escolha ruim, para algumas empresas vale o Retorno do Investimento.

Vimos que sua empresa terá alguns desafios para manter sua própria plataforma de Marketing Mobile, por sorte existem essas ferramentas prontas para se escolher, e elas sempre estão à frente das tendências. Solicite uma demo da Inngage e veja como nossa ferramenta de Marketing Mobile irá se encaixar às necessidades do seu negócio.

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Sobre o Autor:

CO-Fundador e CEO (Chief Engagement Officer) da Inngage. Vamos conversar sobre engajamento de usuários?

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