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GIFs explicam: por que ignoramos notificações de push?

Pra conseguir realizar uma comunicação eficiente, nada melhor que saber os motivos que irritam quando ela é ineficaz.

Trabalhar com notificações de push requer destreza, timing e conhecer seu usuário.

Mas quando isso é mal feito, o que acontece? As pushes são ignoradas, quando não irritam profundamente quem as recebe.

Com a ajuda de alguns GIFs, elenquei aqui alguns motivos que fazem as pessoas ignorarem, ou se estressarem, com as notificações e espero que seja uma maneira de ajudá-los a não cometer esses deslizes.

 

1 – Horário inconveniente

Aqui lidamos com o famoso timing, que é tudo em se tratando de notificações de push.

Qual o sentido de mandar uma notificação às 3h00 pro seu usuário? Nenhum. E, acreditem, tem gente que faz isso.

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Além de acordar a pessoa, o push meio que viola a confiança da pessoa. Que deu acesso para que as mensagens cheguem, mas com o bom senso sendo utilizado.

É importante também considerar a época do ano e como as experiências variam de acordo com a localidade das pessoas. Receber notificações sobre roupas de frio, por exemplo, em pleno verão brasileiro no Rio de Janeiro, é no mínimo idiota.

A moral da história aqui é que os responsáveis pelas notificações as vezes se esquecem que possuem usuários em diferentes fuso horários, climas e realidades. É preciso se atentar pra isso.

 

2 – Notificações confusas ou irrelevantes

Talvez pior que receber um notificação de push as 3 da manhã, seja receber uma mensagem que deixa a gente com essa cara:         gifs-explicam-por-que-ignoramos-notificaes-de-push

Receber notificações que sejam completamente irrelevantes é péssimo. Especialmente porque damos todas as nossas informações ao baixar o aplicativo e o que a gente espera é que eles usem isso bem, sabendo o que vai ser relevante pra gente ou não.

Por exemplo, se um aplicativo de shows me manda sobre um show do Roberto Carlos, sendo que nunca demonstrei interesse no artista, vou sentir que todas as informações que dei foram completamente ignoradas.

Individualizar o conteúdo para seus usuários é muito importante que pode ser a ascensão ou a ruína do seu aplicativo e de suas estratégias de marketing.

Se seu usuário te dá informações pessoais, é porque ele espera que você as use para o benefício dele. É preciso conhecer o usuário – suas preferências, locais e interesses.

 

3 – Mensagens ruins e mal escritas

Já recebeu uma mensagem que te deixou pensando se a pessoa que escreveu foi demitida depois de enviar? Pois é. Mensagens assim existem aos montes.

Estereótipos, piadas mal feitas ou preconceituosas, palavras mal colocadas, notícias falsas. Tudo isso, quando aparecem em notificações, nos deixam pensando o motivo de termos baixado o aplicativo.

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Ninguém é perfeito, as vezes a mensagem não é mesmo tão eficiente. Mas te garanto que, em se tratando de notificações de push, quando essas coisas acontecem, as consequencias são muito piores.

Nossos celulares são extremamente pessoais e personalizados de acordo com o que mais gostamentos, a gente espera que tudo dentro dele funcione de acordo com o que programos, e quando isso não acontece, excluímos o aplicativo sem pensar duas vezes.

É preciso ter cuidado e experiência para escrever as mensagens dos pushes, alinhadas com a filosofia da empresa, com a linha de discurso que seguem, etc.

 

4 – Rotina cansa

Notificações de push chegam aos montes todos os dias. Enquanto algumas conseguem chamar atenção, a maioria delas não passa nem perto. Por que?

Porque o responsável pela criação da mensagem não fez nada especial pra que a atenção fosse fisgada.

Muitos aplicativos mandam a mesma mensagem todos os dias. Mesmo que seja para o mesmo alerta, modificar o conteúdo do texto é fundamental.

Utilizar de notificações ricas, com imagens, gifs, emojis e até landing page, podem ser ótimas opções para sair da rotina para falar sobre o mesmo assunto e garantir até 30% a mais de engajamento dos usuários.

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5 – Aplicativos que são os amigos paga-lanche da turma

Seu aplicativo manda notificações o tempo inteiro? Cuidado. Ele pode ter se tornado o amigo paga-lanche, aquele chato demais da conta, mas que faz de tudo pra agradar e poder ficar na turma.

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É compreensível que, as vezes, o app só esteja querendo manter o usuário atualizado, mas, é preciso reconhecer que, em tempos como os de hoje, as pessoas são extremamente ocupadas e não tem tempo pra ver 10 notificações por dia.

O que a gente espera de um aplicativo, é que ele nos notifique apenas quando a questão for importante ou extremamente importante para um usuário em específico.

Menos é mais. Uma comunicação efetiva não precisa de várias mensagens por dias. Dê espaço aos usuários e esteja confiante de que seu app e sua comunicação sejam eficientes para que as pessoas o procurem quando precisarem.

Te garanto, ninguém curte o paga-lanche da turma.

 

Concluindo…

De uma maneira descontraída, espero que esses cinco pontos sejam um wake up call pra quem tem aplicativos e usa notificações de push. Que são uma ferramente incrível de comunicação rápida, eficiente e engajadora.

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Sobre o Autor:

Head de Growth da Inngage, apaixonado por Customer Experience e Mobile Marketing. Adoro viajar, aprender coisas novas e estar sempre buscando minha melhor versão!

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