window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-73310035-1');

Segmentação de Usuários: Aprenda a transformar dados em estratégia

Análise mobile é uma ferramenta poderosa para empresas. Porém, dados sozinhos não trazem engajamento. Equipes de marketing mobile precisam de algo a mais para tornar esses dados em ações, uma maneira prática de preencher essa lacuna entre “quem são meus usuários?” E “como posso tornar meus usuários engajados?”

Para a Inngage, essa ferramenta extra se chama segmentação. É a habilidade de criar pequenos grupos de usuários (Segmentos), à partir de uma grande base. Através de nossa ferramenta de segmentação é possível criar segmentos específicos filtrando usuários através de atributos em comum.

A Inngage oferece vários atributos para tornar possível criar as mais diversos audiências. Por default da plataforma você pode utilizar atributos como quantidade de acessos, localização, tempo gasto no App. Mas também você também pode criar atributos customizáveis para ser ainda mais específico com seus usuários.

Se você é novo no mundo do Mobile Marketing, podem existir algumas dúvidas sobre segmentação de usuários, o que é bastante comum. Neste post mostraremos os conceitos básicos para te ajudar a entender porque segmentar seus usuários é importante para a estratégia de mobilidade da sua empresa.

 

Como crio um segmento de usuários?

segmentao-de-usurios-aprenda-a-transformar-dados-em-estratgia

Nossos clientes podem criar audiências diretamente no Dashboard. Esta é uma ferramenta vital para o funcionamento correto do processo de engajamento.

 

Na prática quando você começa a criar um novo segmento, você pode escolher atributos de seus usuários e filtra-los com dados reais, por exemplo segmentando seus usuários por estado de engajamento:
• Usuários novatos: quantidade de acessos igual a 1;
• Usuários passantes: quantidade de acessos menor que 3 e data do ultimo acesso com mais de 10 dias;
• Usuários inativos: Data do ultimo acesso com mais de 30 dias;

 

 

Por que criar audiências de usuário?
Uma das principais razões para se criar audiências de usuário é tirar proveito dos seus dados.

Nosso Analytics te ensina muito sobre seus usuários. Porém, de nada adianta conhecer todo histórico de utilização, por exemplo, se isso não servir para uma ação concreta e filtrar seu público te oferece a capacidade de criar um conteúdo personalizado e relevante para cada perfil de usuário.

Outra estratégia é comparar as taxas de abertura e conversão entre grupos de segmentação, possibilitando entender quais estratégias de engajamento estão dando certo em determinado segmento que poderiam ser replicadas à algum outro cujas taxas não estejam tão significativas.

Mais adiante, a segmentação tornará uma tarefa fácil criar automação de campanhas por contexto, pois os mesmos atributos podem ser utilizados como gatilhos para disparar campanhas através de eventos específicos, como primeiro acesso de um usuário, aniversário, retargeting de carrinho abandonado. Esse é um ótimo jeito de criar novas experiências com os usuários e encorajar a conversão, além de poupar esforço e tempo da sua equipe.

 

Criei um segmento de usuários, e agora?

Então você não está apenas procurando aprender mais sobre seus usuários, você quer ações que irão influenciar diretamente seu marketing.

Boa notícia: As audiências criadas na Inngage podem ser utilizadas em todas funcionalidades de envio de Push Notifications da nossa plataforma (envio e agendamento de campanhas, automação por ciclo de vida, geo notifications e também diretamente pela API).

Em particular, os serviços de mensagens se beneficiam muito da segmentação adequada dos usuários. Recentemente uma pesquisa feita com mais de 1.5 bilhão de notificações mostraram que  as Push Notifications, quando personalizadas, podem receber até 8x mais cliques que campanhas genéricas.

Se você está planejando campanhas personalizadas, uma boa segmentação é o primeiro passo. Considere agrupar seus usuários em categorias significantes, como filtros baseados no histórico de utilização e outros eventos importantes do app. Provavelmente, usuários que atingiram uma certa marca, ou abrem seu app em uma determinada frequência, desejam o mesmo tipo de conteúdo, apesar de estarem em lugares diferentes do mundo.

Por isso você precisa de uma ferramenta como a Inngage, que possui dados analíticos que permitem criar audiências inteligentes e criar ações para elas, garantindo que você está atingindo a audiência certa e tirando o máximo de benefício de seus esforços de marketing.

Por |3 de janeiro de 2018|Engajamento|0 Comentários

Sobre o Autor:

CO-Fundador e CEO (Chief Engagement Officer) da Inngage. Vamos conversar sobre engajamento de usuários?

Deixar um comentário