Como consumidores percebem Push Notifications em 2018
Octavio Braga
31 de janeiro de 2018
De acordo com uma pesquisa realizada recentemente nos Estados Unidos com 1,000 usuários de smartphones, Push Notifications são melhores hoje do que alguns anos atrás. Mais especificamente, 52% das pessoas responderam que elas evoluíram, 38% acham que continuam iguais, e 10% que elas pioraram.
Isso mostra que empresas estão ficando melhores quando o assunto é comunicação mobile, porém ainda há espaço para melhorar.
Quando perguntados se Push Notifications são úteis, apenas 20% das pessoas disseram que sim. A outra parte acha que somente algumas são uteis (60%) e os outros 20% acham uma completa interrupção.
Logo vemos que a percepção das Notificações Push melhorou, mas o seu valor ainda é deficiente.
A pesquisa conduzida, também perguntou aos usuários sobre quando notificações são exageradas e como eles se sentem com notificações enviadas por seu comportamento no App e pela sua localização. Confira mais detalhes sobre a pesquisa.
Push Notifications causam menos desinstalações hoje do que em 2 anos atrás
Essa mesma pesquisa foi conduzida em 2015, e perguntou aos usuários de smartphones duas perguntas, ambas perguntas mostram o quanto os usuários estão sensíveis para receber determinado volume de Push Notifications por semana, e ainda qual tipo de campanha faz sentido aos usuários.
Pergunta nº 1: Quantas Push Notifications de um aplicativo irão faze-lo desabilitar Push Notifications para esse App?
Baseando-se na pesquisa, podemos ver que usuários estão hoje mais dispostos a receber mais notificações antes de desabilitar Push Notifications do que em 2015. No entanto, a maioria dos usuários ainda preferem aplicativos que mandam de 2 a 5 notificações por semana.
Isso não é muita coisa, considerando o tanto de notificações que um App de redes sociais e mensagens podem mandar. A diferença é que esses aplicativos tornam as pessoas conscientes de conversas e informações sobre amigos, famílias e outras pessoas de quem eles se preocupam.
O melhor jeito de descobrir a quantidade de Notificações Push que o seu App pode enviar, ainda é analisar seus dados de envio, vendo as taxas de abertura e conversão, e fazendo os ajustes necessários para melhorar o impacto com os usuários.
Pergunta nº2: Quantas Notificações Push semanais de um aplicativo farão com que você pare de usar completamente o aplicativo?
A tendência neste gráfico é similar a que vimos no gráfico passado. Porém o pico acontece quando uma quantidade seminal de 6 a 10 Push Notifications são enviadas. Isso significa que as pessoas irão primeiro desabilitar o recebimento de Push Notifications antes de parar de utilizar completamente um certo App.
O gráfico também indica que, hoje, empresas podem experimentar enviar mais de uma notificação por semana para seus usuários, sem correr tanto risco. Em 2015 receber entre 2 e 5 notificações semanais levaria cerca de 31% dos usuários pararem de utilizar um App, agora esse numero diminuiu para 22,3%.
Usuários preferem Apps que enviam Push Notifications mais baseados em suas preferências do que em seu comportamento no App
Segundo a pesquisa, Push Notifications que possuem mais valor são aquelas que utilizam preferências coletadas dos usuários. Cerca de 49% das pessoas dizem que essas notificações ajudam a fazer eles utilizarem mais um App. Por outro lado notificações acionadas pelo seu comportamento no App são comuns de faze-los utilizar menos.
Enviar Push Notifications com base no comportamento no aplicativo pode ser mais perturbador para as pessoas, por se sentirem sendo acompanhadas constantemente.
Quando perguntamos aos usuários como se sentem sobre esse cenário – você procura um determinado produto e recebe uma oferta via Push ou e-mail para esse produto dias depois, e está navegando nas mídias sociais e vê um anuncio desse produto – 58 % das pessoas disseram que faria com que eles se sentissem nervosos, assediados ou irritados. O resto disse que eles aprovam o re-marketing e se sentem devidamente segmentados.
Insights para melhores Push Notifications em 2018
- Comece com apenas uma notificação baseada em comportamento por semana.
Pessoas são muito preocupadas com sua privacidade, e Push Notifications disparadas pelo comportamento no App pode soar invasivo. No entanto, 90% das pessoas estão dispostas a receber uma notificação por semana sem desabilitar o serviço de notificações. E isso torna experimentação um trabalho relativamente seguro.
- Experimente notificações geo localizadas
Após preferências fornecidas diretamente pelos usuários, campanhas geo localizadas foram votadas como Push Notifications com mais valor para os usuários. Então se sua empresa possui locais físicos, vale a pena utilizar Geofence e Geotargeting para criar novas experiências para os usuários.
- Colete mais preferências pessoais
Antes de enviar notificações com base em geo localização e comportamento no aplicativo, tenha o consentimento explicito do usuário para receber esses tipos de notificações. Crie o perfil do usuário consistente, conhecendo suas preferências e coisas que os usuários gostariam de receber. E lembre-se de contabilizar e mensurar a quantidade e o impacto das notificações que estão sendo enviadas
De acordo com esta pesquisa, quanto mais notificações são enviadas, maior é a probabilidade que pessoas irão desativar notificações ou desinstalar um App.
Detalhes da pesquisa: A pesquisa foi realizada pela Localytics e coletou respostas de 1.000 usuários de smartphones nos Estados Unidos com uma divisão igual de mulheres e homens de diferentes faixas etárias, e diferentes tipos de smartphones (523 Apple, 466 Android, 11 Outros).
Octavio Braga
CO-Fundador e CEO (Chief Engagement Officer) da Inngage. Vamos conversar sobre engajamento de usuários?