As 4 objeções mais comuns ao se escolher uma Plataforma de Mobilidade (E como supera-las)
Octavio Braga
14 de março de 2018
Parece até clichê falar que empresas, startups, etc, desenvolvem seus Apps pensando em ter uma grande audiência e de preferencia fiel. Porém após trabalhar em vários projetos de aplicativos e conhecer o panorama de várias empresas uma coisa é certa: Isso não é tarefa fácil.
Então a partir do Day 1 do aplicativo essas empresas colocam uma meta, precisamos adquirir usuários. Porém de que adianta adquirir se não conseguir reter?
Retenção e Engajamento é uma estratégia muito importante de aplicativos de sucesso. Porém algumas objeções/paradigmas são comuns no caminho de uma empresa que pretende adquirir uma ferramenta focada em engajamento e retenção.
Conheça aqui algumas dessas objeções/paradigmas e descubra a realidade e implicação para eles:
Objeção 1: Mobilidade é um tema muito novo para nós e precisamos descobrir nossa estratégia antes de adquirir uma ferramenta.
Realidade
Estabelecer uma cultura interna com o Mindset mobile é fundamental para tirar o máximo proveito de qualquer estratégia de mobilidade. Consumidores conseguem distinguir um produto falso de um original, e se tratando de Apps, eles também conseguem distinguir um ótimo aplicativo de um feito de qualquer jeito.
Além disso, seus primeiros usuários são muito preciosos para aprendizado. E para aprender é necessário possuir dados, que irão auxiliar você e sua empresa a entender como seus Early Adopters estão engajando em seu app, como é sua experiência ao usar o aplicativo e principalmente se continuam sendo usuários.
Através de uma Ferramenta de Marketing Mobile você consegue entender claramente como seus usuários estão acessando seu app, o que fazem nele e ainda utilizar Push Notifications para criar experiências e dar mais vida para seu app.
Objeção 2: Não estamos vendo tanta receita no celular como estamos na web
Realidade
Fonte: Stone Temple Consulting
A navegação web em smartphones hoje, representa mais de 50% de todo trafego da Internet. Então, se você não está vendo aumento de receita, isso pode ser um sinal, que você ainda não conseguiu criar uma experiência para os usuários do seu aplicativo ao patamar da experiência que eles têm na Web.
Você precisa de uma estratégia de engajamento para seu app. Tendo em mente duas tarefas principais, atrair e reter seus consumidores. Isso porque sabemos que a retenção de usuários pode ser até 2x maior em usuários que recebem Push Notifications
Em uma plataforma de marketing mobile, onde você consegue:
- Criar campanhas Push Notifications
- Enviar suas campanhas para os usuários certos
- Analisar seu sucesso
- Otimizar seu processo de retenção e engajamento
Objeção 3: Não precisamos de uma plataforma completa, o que fazemos hoje já funciona
Realidade
É muito comum empresas adaptarem Push Notifications em seu CRM, e enviar mensagens genéricas através de um CMS próprio, e isso pode ser desastroso.
Ferramentas de Mobile Marketing tem o poder de combinar Analise de App com Engajamento Push Notifications. Logo esse tipo de plataforma possui dados detalhados do usuário que seu CRM ou sua própria ferramenta não terá. Por exemplo dados comportamentais (último acesso, quantidade de acessos, primeiro acesso, tempo médio de sessão, etc), demográficos (Nome, Gênero, Idade, etc) e de engajamento (Ultimo Notificação Recebida, Número de notificações recebidas, % de Notificações abertas)
Esses dados permitem criar segmentos específicos e enviar conteúdo altamente personalizado para os usuários. E ainda saber unitariamente quem engaja e quem não engaja com seu conteúdo
Uma prova da sua efetividade é taxa de abertura de mensagens. Em média apenas 3% das mensagens genéricas são abertas, enquanto 7% das mensagens segmentadas e personalizadas são abertas regularmente. Pode não parecer muito, mas é mais que o dobro, logo se sua oferta é atrativa, pode significar o dobro de receita.
Objeção 4: Existem plataformas gratuitas
Realidade
Embora você possa ter o básico com uma ferramenta gratuita, você nunca terá espaço para experimentação e melhoria.
Utilizando ferramentas gratuitas, você não conseguirá escalar sua estratégia na medida que seu app cresce, e logo mais você estará procurando por uma solução melhor.
E lógico, as próprias funcionalidades avançadas que te ajudam a entender melhor seus usuários, segmentar e personalizar seu conteúdo, enviar notificações de acordo com o ciclo de vida do usuário e muitas outras que você não conseguirá em uma plataforma grátis.
Sem contar o fator suporte. Verdadeiros especialistas em marketing mobile são difíceis de se encontrar. Além da tecnologia, você precisa ter acesso direto a um time de suporte que permitirá a você utilizar toda experiência duramente adquirida em vez de aprender lentamente com erros potencialmente caros.
Ainda não está convencido?
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Octavio Braga
CO-Fundador e CEO (Chief Engagement Officer) da Inngage. Vamos conversar sobre engajamento de usuários?