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GeoMarketing: Enviando campanhas significantes nos lugares certos

Octavio Braga

3 de maio de 2018

GeoMarketing é se comunicar com seus usuários quando os mesmos estão em um determinado local.

Esse tipo de marketing ganhou vida com o mundo dos Apps, onde conseguimos capturar a localização exata dos usuários pelos seus dispositivos, Android e iOS.

Dentre as várias maneiras que empresas podem interagir com os usuários, GeoMarketing pode ser uma das mais poderosas.

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Por que usar GeoMarketing?

GeoMarketing tem como objetivo atrair usuários de aplicativos móveis.

De acordo com uma pesquisa que publicamos recentemente, 49% das pessoas dizem usar mais um App quando recebem notificações específicas para sua cidade. 42% dizem a mesma coisa para notificações recebidas por sua localização atual.

E ainda, 36% das pessoas consideram que uma notificação recebida em determinada localização influenciou uma compra em uma loja física.

Isso indica que a utilização de geolocalização dos usuários para envio de notificações não é uma grande preocupação de privacidade, engajam pessoas e principalmente são uma importante ponte entre o meio digital e o físico.

 

Como lançar campanhas baseadas em localização?

  1. Escolha uma localização.

Você pode direcionar Push Notifications para uma localização única ou várias localizações, e podem ser para grandes áreas, como uma cidade, ou pequenas, como uma loja. Existem três principais maneiras de se utilizar notificações geolocalizadas:

  • GeoFence: São cercas virtuais em determinada localização. Quando um usuário entra ou sai dessa cerca, o sistema é acionado de forma automática e o usuário pode receber um Push Notification. Exemplo.: Você deseja notificar os usuários que estão passando perto de sua loja.
  • GeoTarget: É direcionar uma determinada campanha para pessoas que se encontram em uma localização específica. Exemplo: Você precisa enviar uma campanha apenas para usuários na cidade de São Paulo.
  • Beacons: Beacons são um hardware que emite um sinal único via Bluetooth, quando um celular reconhece esse sinal, uma notificação pode ser enviada. Exemplo.: Você quer notificar usuários próximos a uma sessão de sua loja.
  1. Defina seu objetivo e a mensagem

O que você quer conquistar com sua campanha de GeoMarkerting? Quer notificar usuários sobre alguma coisa (Próximos a pontos turísticos, mudanças de clima, transito)? Traze-los para determinado local (Visitar uma loja, comprar determinado produto)? Após isso comece a compor sua mensagem, e se lembre mensagens curtas tendem a ser mais eficazes.

  1. Defina sua audiência

Você pode tornar suas mensagens ainda mais efetivas combinando os dados de localizações com outros comportamentos do usuário. Por exemplo você pode traçar campanhas diferentes para homens e mulheres, escolher apenas usuários engajados, ou que não receberam notificações nos últimos 15 dias, para evitar enviar mensagens de maneira excessiva.

 

Exemplos

GeoMarketing funciona em quase todos setores:

Varejo: Um varejista pode utilizar seu App para notificar usuários que possuem cupons de desconto não utilizados. Quando algum usuário com cupons validos caminha próximo a uma de suas lojas, ele pode receber um Push Notification geolocalizado o lembrando.

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Finanças: Um banco pode notificar seus usuários que estão fazendo viajem internacional para que não esqueçam de ativar seu cartão para compras no exterior. Quando um usuário entra na área de um aeroporto internacional, ele pode receber uma mensagem desejando uma boa viagem, e lembrando de ativar a função de compras no exterior do seu cartão.

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Conclusões

Não há como negar o potencial do GeoMarketing, mas devemos lembrar que notificações são “interrupções” e como já falamos anteriormente, para ter efeito positivo devemos pensar:

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Se esses itens estão em sintonia provavelmente seus usuários irão te agradecer e engajar mais com seu aplicativo.

Se você tem interesse em começar sua estratégia de GeoMarketing, entre em contato com o time da Inngage e conheça GeoPush, nossa solução de GeoMarketing que permite a sua empresa enviar campanhas geograficamente significantes para seus usuários.

Octavio Braga

CO-Fundador e CEO (Chief Engagement Officer) da Inngage. Vamos conversar sobre engajamento de usuários?

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