4 atributos em comum dos melhores Push Notifications
Octavio Braga
3 de julho de 2018
Seja enviando Push Notifications para Apps ou websites, seu objetivo é sempre o mesmo: conectar de maneira direta com seus clientes e atingir os objetivos do negócio.
Porém nem todas as notificações são igualmente efetivas. Para ser realmente relevante, e melhorar o engajamento do consumidor, suas notificações devem ter essas cinco coisas em comum.
1) Encontram o ponto de interseção entre atingir os objetivos da marca e os objetivos do usuário
Em todos aspectos de sua estratégia de engajamento mobile, sua missão é achar a interseção entre as necessidades do consumidor e os objetivos da sua empresa. Para isso, é importante ter uma ideia clara da proposta de valor do seu aplicativo e ser fiel à sua estratégia.
2) Facilitam a ação dos usuários
Seja claro e especifico sobre qual ação você deseja que ele faça, e facilite sua ação. Use Deep Links que os levem exatamente para onde eles vão concluir essa ação ou utilize Landing Pages internas no App com o conteúdo que você deseja que os mesmo consumam.
3) Atendem a uma necessidade
Tenha certeza que você não está saturando os seus canais de mensagem. Pense sobre as necessidades do usuário: Esta notificação é alguma coisa que eles solicitaram? É uma comunicação esperada? É útil?
4) São direcionadas
Existem dezenas de maneiras de segmentar suas campanhas, começando com atributos que classificam o acesso do usuário no App, à segmentações mais sofisticadas com atributos coletados no App ou outros sistemas.
Esse tipo de segmentação permite a você conversar com usuários específicos e ainda enviar notificações baseadas no seu ciclo de vida. Por exemplo um aplicativo de Banco pode enviar uma notificação oferecendo um seguro para usuários que não possuem seguro e dar boas vindas aos seus usuários, reforçando a proposta de valor, em seu primeiro acesso.
Independente da sua abordagem, dados mostram que personalizar suas notificações de qualquer maneira pode resultar em uma grande melhoria no engajamento, por isso é a ferramenta mais importante para a estratégia de engajamento mobile.
Conclusões
Quando bem utilizados Push Notifications podem ser a salvação de um App e uma ótima ferramenta para geração de receita. Várias empresas já trabalham isso de uma maneira bem feita e por mais que não exista padrões pré-definidos existem boas práticas.
Aqui citamos 4 boas práticas que irão ajudar você a melhorar a sua estratégia de engajamento mobile, e o primeiro passo para isso é possuir uma plataforma de engajamento mobile, que te permite coletar dados em tempo real dos seus consumidores e possui as ferramentas necessárias para personalizar o conteúdo de suas campanhas e segmentar seus usuários.
Octavio Braga
CO-Fundador e CEO (Chief Engagement Officer) da Inngage. Vamos conversar sobre engajamento de usuários?