Instituições Financeiras: 3 Dicas de Engajamento que Você Precisa Saber
Octavio Braga
21 de agosto de 2018
A relação entre pessoas e bancos está mudando drasticamente, e as expectativas dos consumidores sempre aumentado. Segundo uma pesquisa da Accenture, 79% dos clientes de bancos estão utilizando seus aplicativos para realizar transações.
Ao mesmo tempo, bancos, financeiras e fintechs competem para criar novas experiências para seus clientes, e essa nova pressão competitiva abrange áreas como pagamentos, empréstimos, investimentos, serviços bancários e muito mais, tornando um espaço cheio de oportunidades e desafios.
Não existe uma formula mágica para o sucesso, mas uma coisa é fato: Empresas precisam focar em crescer sua base de usuários ativas, pensando ao mesmo tempo na aquisição e retenção dos usuários, para então aproveitar as oportunidades de negócio, aumentando a receita e reduzindo churn.
Trabalhamos com várias instituições financeiras para melhorar o engajamento e gerar melhores resultados todos os dias. Aqui estão três fatores que acreditamos serem essenciais para o sucesso do seu aplicativo:
1) Aprofundar a compreensão dos clientes
À medida que as interações financeiras estão se tornando cada vez mais digitais, é necessário entender como os consumidores se comportam em seus canais, para assim comunicar de forma relevante e proativa com os clientes.
Em outras palavras você precisa capturar dados sobre seus usuários e montar uma visão completa do perfil de cada usuário. Entendo as ações do usuário em sua jornada e aproveitando as suas oportunidades de micro-momentos.
Por isso é necessário ter uma nova maneira de analisar o engajamento em seus canais:
Instituições financeiras também podem utilizar os dados coletados no App (Interesses, preferências, comportamento) para transmiti-los a outros sistemas para criar novas dimensões de compreensão do cliente.
Por exemplo, se eu estou olhando por uma renegociação no App, algum sistema pode “ouvir” esse sinal, e enviar uma notificação ou e-mail com condições especiais.
2) Notificações Transacionais confiáveis em Tempo Real para melhorar o atendimento e reduzir custos
A confiança leva à satisfação do cliente, que leva à retenção de clientes. Simples assim. Suas notificações precisam ajudar a dar o toque de confiança que leva à satisfação e à retenção.
Existem várias maneiras de fazer isso, porém todas dependem de entender as ações dos usuários e possuir gatilhos para antecipar os eventos que mais importam para o cliente.
Além de ajudar os clientes, fornecer notificações úteis também o ajudará a evitar formas mais caras de atendimento ao cliente, como call center. Basta fazer uma conta simples: Se essas notificações úteis conseguirem reduzir as interações com Call Center em 5 a 10% ao ano, o que isso significaria para sua empresa?
Assim, todas instituições financeiras deveriam considerar enviar notificações úteis como:
- Alerta de pouco saldo
- Alerta de possível fraude
- Lembretes de pagamento de fatura
- Confirmação de depósito
- Alerta de estouro do limite do cartão
3) Se tratando de aplicativos móveis, instituições financeiras podem pensar mais alto para obter mais resultados
Ter um bom app não apenas ajuda a redirecionar os clientes para longe de canais mais caros, como agências, call center, mas também aumenta a lealdade e o engajamento dos clientes.
Um relatório lançado pela Mixpanel, mostra que os aplicativos móveis superam em muito os outros canais do cliente quando o assunto é retenção, com 43% dos usuários ainda ativos ao longo de um mês, superando tanto a web desktop e mobile.
Por isso além das notificações transacionais, instituições financeiras têm a grande oportunidade de criar oportunidades de upsell e cross-sell com notificações, aumentando o valor da vida útil do cliente, incluindo:
- Programas de fidelidade e promoções relacionadas
- Pesquisas com clientes
- Convites para adicionar portadores de cartão
- Adesão de fatura digital, débito automático, etc.
- Sugestões úteis (melhorar a classificação de crédito, etc.)
- Serviços de gestão financeira
- Venda cruzada de produtos e upsell para serviços como Investimentos, seguros, etc.
- Solicitar desbloqueio de cartão para compras no exterior assim que o usuário entra na região de um aeroporto internacional
Conclusões: estrutura para acelerar a transformação digital
Instituições financeiras precisam acelerar sua transformação digital, substituindo sistemas arcaicos que custam milhões e adotar ferramentas digitais que otimizam seus serviços, economizam dinheiro e ainda aumentam a base de clientes, melhoram a satisfação do cliente e, finalmente, tornando cada cliente mais valioso.
Desde assumir uma abordagem centrada na experiência do consumidor e ter isso como cultura da sua equipe interna até conseguir parceiros de tecnologia certos para ter sucesso, as instituições financeiras atuais podem criar relacionamentos mais profundos e valiosos com os clientes, sempre provendo valor e superando as expectativas dos clientes.
Pronto para começar?
Se quiser saber mais sobre como ajudar sua instituição financeira a se conectar mais com os clientes em todos os seus canais de comunicação, adoraríamos conversar. Trabalhamos com marcas líderes no ecossistema de serviços financeiros para expandir seus negócios.
Entre em contato a qualquer momento para saber mais sobre como podemos ajudar você a alcançar suas metas de engajamento, configurar uma estratégia que forneça valor para o cliente ou para receber uma demonstração. Estamos aqui para ajudar e gostaríamos de nos conectar!
Octavio Braga
CO-Fundador e CEO (Chief Engagement Officer) da Inngage. Vamos conversar sobre engajamento de usuários?