Usar de Geolocalização para fazer uma ação contra os seus concorrentes? Foi exatamente isso que o Burger King fez com a campanha Whopper Detour. Confira nesse post tudo sobre essa campanha e mais sobre estratégias de Geolocalização!

 

 

Ainda não viu o vídeo!? Acesse esse link para assistir a essa super jogada do Burger King!

A ideia foi bem simples: oferecer seu principal hambúrguer, o Whopper, por apenas 1 centavo para todos os clientes que estejam em aproximadamente 200m de qualquer McDonalds.

Para fazer com que isso se tornasse possível, o Burger King utilizou de seu aplicativo, unido com um serviço de geolocalização, para fazer a validação da proximidade de seu usuário à um McDonalds.

A partir dessa confirmação, o cliente conseguia desbloquear, no próprio aplicativo do BK, o cupom para adquirir seu Whopper por apenas 1¢. Feito isso, bastava o usuário ir até qualquer Burger King participante para retirar seu Whopper, já pago através do aplicativo.

 

GeoMarketing

Há alguns meses publicamos um artigo que explica detalhadamente o que é e como funciona o GeoMarketing, porém, sendo breve, podemos dizer que é se comunicar com seus usuários quando os mesmos estão em um determinado local.

Caso você queira entender melhor como funciona essa funcionalidade, acesse aqui o link para o nosso artigo!

 

Estratégias com Geolocalização

Mas vamos ao que interessa, não basta somente ter o recurso de geolocalização no seu App. Para que isso realmente te traga resultados é preciso que você sempre busque estratégias e maneiras inteligentes de desfrutar desse recurso para engajar os seus clientes.

Para te ajudar com isso, vamos discutir algumas possíveis estratégias para aproveitar desses recursos de geolocalização:

 

1) Localização próxima ao seu concorrente

Como foi feito pelo BK…

Pode dar um certo trabalho, mas essa ação pode ser bastante efetiva. Em GeoMarketing temos um artifício chamado GeoFence, com ele podemos definir parâmetros para notificar todos os usuários que se aproximarem a uma determinada distância de um local.

Definir uma GeoFence próxima ao seu concorrente pode ser uma ótima jogada quando alinhada a um benefício que faça sentido para que seu cliente deixe de comprar com o seu concorrente e compre com você. Justamente como foi feito pelo Burger King.

 

2) Localização próxima à sua loja

Ainda utilizando da GeoFence, várias ações podem ser criadas a partir da localização do seu usuário próxima à sua loja. Promoções, cupons e benefícios exclusivos podem ser uma ótima jogada para atrair o usuário do seu App para sua loja.

 

3) Localização em uma região com lojas relacionadas ao seu produto ou serviço

Principalmente em centros comerciais, costumamos ver várias lojas que complementam os produtos ou serviços de seus vizinhos. Para facilitar o entendimento, pense comigo no seguinte exemplo:

Em uma rua X, o comércio de automóveis é muito forte, lá encontramos grandes concessionárias, mas também lojas de auto peças, lava jatos, postos de gasolina, entre outros. Seu App, que também é voltado para esse mercado não pode perder essa oportunidade!

Criando uma GeoFence nesta região você pode enviar Push Notifications personalizadas para seu usuário com ofertas que podem fazer com que ele realize a compra no seu App ao invés de optar por qualquer uma dessas lojas 😉

 

4) Rastreamento local do usuário junto à previsão climática

Essa estratégia é ótima para serviços de delivery e de transporte. Com a geolocalização do seu usuário é possível fazer uma integração com serviços de previsão climática, o que pode ser muito importante dependendo da função do seu App.

Aplicativos nos quais o clima influencia bastante em suas funcionalidades não podem deixar de aproveitar dessa jogada. Pense no caso de um aplicativo de delivery de comidas, se o mesmo consegue detectar quando está chovendo na cidade de seu usuário, é possível disparar uma campanha avisando o mesmo sobre isso e oferecendo promoções para que o mesmo fique em casa e utilize do App para se alimentar. Dá uma olhada nesse exemplo:

 

Oportunidade do BK

Para concluir, vamos discutir a estratégia do Burger King com a campanha Whopper Detour e os principais benefícios ganhos com a mesma. Como conversamos, a estratégia do BK consistia em, basicamente, trazer os clientes do McDonalds oferecendo seu lanche por um valor praticamente simbólico.

Mas será que vale a pena? Vale, e muito! Mesmo sem receber um valor que pague a produção do hambúrguer, o Burger King conseguiu benefícios como:

  • Trazer clientes do seu concorrente para conhecer o seu negócio
  • Adquirir mais usuários em seu aplicativo
  • Fazer com que os usuários cadastrem o seu cartão no App, o que facilita futuras compras

 

Conclusão

Há muito a ser feito com os recursos de geolocalização, basta saber onde e como utilizá-los, uma boa campanha alinhada com um bom analytics dos usuários do seu app pode aumentar bastante o engajamento dos seus usuários e, consequentemente, sua retenção.