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3 tendências de Mobile Marketing de 2018 (e o que aprendemos com elas)

Nathan Pinheiro

4 de fevereiro de 2019

Agora é oficial, um novo ano se inicia. Novos projetos, novos desafios e também muitos aprendizados que vieram do ano de 2018. Para muitos, um ano com alguns obstáculos mas, com certeza, um grande ano para o Mobile Marketing.

Nesse último ano muito se evoluiu na relação das empresas com os usuários de seus aplicativos. O conceito de engajamento vem ficando cada vez mais claro e necessário nessa relação, fazendo com que a criação de experiências significantes se torne o principal objetivo de muitos Apps.

Além desses temas, muito se discutiu também sobre:

  • Mobile Commerce;
  • O aumento da personalização;
  • Privacidade de dados.

Nesse post, vamos falar um pouco sobre esses 3 temas que marcaram 2018 e que, sem dúvidas, terão grande importância no ano de 2019!

1) A ascensão do mobile commerce

De acordo com a última Previsão Global do Comércio Unificado da 451 Research, as compras em canais digitais continuarão a superar as compras em lojas físicas. Hoje, o meio online supera em 10,2% o número de vendas presenciais, valor esse que deve aumentar para 17,3% em 2022.

A estimativa é que, nos próximos 3 anos, o número de vendas nos meios digitais seja 6 vezes maior do que nos meios físicos. Com isso, as vendas online chegariam a alcançar valores próximos a 6 trilhões de dólares.

Neste ano de 2019, a estimativa é de que as compras feitas através de mobile commerce finalmente superem as compras de e-commerce’s. Ou seja, a tendência é que, ao decorrer desse ano, o mercado de apps de varejo cresça enormemente.

2) O aumento da personalização

Já não existem dúvidas da importância da personalização nos dias de hoje. É fácil vermos que as relações entre empresa e consumidor estão cada vez mais customer centric, ou seja, o cliente é sempre colocado acima de tudo e, junto a ele, suas experiências.

Quando falamos de Push Notifications, as coisas não são tão diferentes… Em diversas pesquisas pudemos ver que notificações personalizadas possuem uma taxa de abertura 25% maior do que notificações padrão. Veja só essa pesquisa:

São inúmeras opções de personalização que podem ir desde dados básicos do cliente até campos customizáveis criados por cada aplicativo, que possibilitam um altíssimo grau de customização dos contatos na jornada do usuário no aplicativo.

 

3) Privacidade de dados

No ano de 2018 a preocupação com a proteção de dados esteve bastante presente. Foram vários acontecimentos que deixaram as pessoas preocupadas com o vazamento de suas informações pessoais.

Diante disso, algumas medidas foram tomadas. A mais expressiva delas, sem dúvidas, foi a GDPR (General Data Protection Regulation), uma lei que estabelece regras para qualquer pessoa e empresa que manipule dados pessoais.

Para entender melhor sobre essa nova lei, confira esse post que fizemos explicando tudo sobre essa medida adotada para reforçar a privacidade de dados!

-> GDPR Compliance, o impacto no Brasil e no marketing digital

 

Aprendizados

Certo, citamos aqui as principais tendências que observamos no ano de 2018, mas vamos ao que interessa, o que pudemos aprender com isso?

– O uso de dispositivos mobile para compras online vem crescendo exponencialmente, portanto estratégias omni channel são essenciais para um maior número de vendas, insira seu App em seus outros canais para criar uma experiência perfeita para os usuários, aumentando também a sua retenção.

– O mercado já entendeu que a personalização dos touchpoints que você tem com seus usuários são diretamente proporcionais aos resultados que serão obtidos no final do mês. Não fique fora dessa, entenda como seu cliente está usando seu aplicativo e crie já estratégias baseadas nessas interações!

– Não dê bobeira, as leis de proteção de dados estão vindo com tudo e você não pode ficar por fora delas. Estude e entenda o que pode ou não ser feito e utilizado das informações que você captura de seu usuário para evitar futuros problemas ?

Nathan Pinheiro

Head de Growth da Inngage, apaixonado por Customer Experience e Mobile Marketing. Adoro viajar, aprender coisas novas e estar sempre buscando minha melhor versão!

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