Atualmente, temos tantas opções de aplicativos de compras que é como se tivéssemos um shopping na palma das nossas mãos disponível sempre que precisamos. Sendo assim, não é de se estranhar que em determinadas épocas, as campanhas, divulgações e ações sejam mais intensas nessas plataformas.

Ter estratégias de marketing bem definidas sobre essas datas sazonais é de extrema importância para o seu aplicativo tanto no aumento das vendas, quanto para a fidelização de seus clientes.

Tendo em vista essa necessidade de um planejamento bem estruturado, é necessário que sua equipe pense em formatos visuais novos, campanhas promocionais diferenciadas da concorrência, entre outros aspectos. 

Pensando nisso, escolhemos alguns motivos que justificassem o investimento em estratégias novas durante datas comemorativas e como fazer isso de um modo eficaz.

 

Fique atento aos dados

Uma pesquisa realizada pelo Mobile Time mostra que cerca de 85% dos brasileiros que possuem um Smartphone têm costume de fazer compras online. Esse número representa 90% do potencial de compras do país todo.

Outra pesquisa feita pela ComScore mostra que os usuários de Apps gastam cerca de 18 vezes mais em compras pelo aplicativo, em comparação aos que concluem em web mobile.

O fato é que, essa prática está se tornando extremamente comum, principalmente pela simplicidade e rapidez do processo. Portanto, os usuários estão se tornando cada vez mais exigentes em relação as suas compras.

Esses dados mostram que as estratégias de marketing digital devem ser elaboradas cada vez com mais precisão. As datas sazonais são o período ideal para fidelizar o cliente e, também, sentir a aceitação de seu produto/serviço.

 

Qual a data comemorativa ideal?

Independentemente de qual seja o seu produto, é possível trabalhar suas vendas em qualquer época do ano. Não podemos deixar de destacar que alguns segmentos também ganham vantagens em certas datas, por exemplo floriculturas em Dia dos Namorados.

Tudo depende de como o mobile marketing será trabalhado nas datas sazonais. Por serem dias fixos no calendário, fica ainda mais fácil planejar sua divulgação com antecedência.

Tipos de sazonalidade

É importante ressaltar que todas as datas comemorativas são importantes. No entanto, algumas são mais influentes que as outras. Por isso é importante conhecer os tipos de sazonalidade para montar uma campanha bem elaborada.

Datas Pontuais:

São aquelas que só fazem sentido durante sua data, isto é, perdem seu significado no dia seguinte. Podemos usar como exemplo o dia de finados. Sendo assim, não faz sentido elaborar campanhas ao longo do ano para essas datas.

Os tipos ideais de ações que podem ser realizadas nessas datas são promoções ou descontos. Desse modo você fideliza seus clientes e atrai novos compradores.

Períodos:

São semanas ou uma sequência de dias temáticos em que você pode realizar campanhas mais extensas, por exemplo, a semana do consumidor, carnaval e férias.

Nesses casos, é aconselhável que as ações possuam uma identidade visual que remeta à data até ofertas atraentes e anúncios por um período maior.

 

Qual a melhor maneira de trabalhar com datas sazonais?

É bastante frequente que as lojas físicas fiquem decoradas durante os períodos de comemorações. Sendo assim, por que nao fazer o mesmo com seu app? O sentido visual é o mais predominante nas pessoas, desse modo, tenha certeza que seu app está se destacando visualmente e tenha uma aparência diferente dos demais. 

Além de uma identidade visual legal, seu cliente está buscando um produto que chame sua atenção e o convença de que é o melhor para presentear alguém. Sendo assim, invista em campanhas de notificações que sejam personalizadas e muito bem segmentadas. Para que cada ação consiga atingir seu público desejado.

É também de fundamental importância que você faça seu cliente se sentir especial, fidelize-o de uma vez por todas. Então não tenha medo de fornecer descontos especiais para quem já comprou pelo seu app e nem de realizar promoções imperdíveis para quem ainda não é clientes.

Para montar uma estratégia bem elaborada, se planeje trimestralmente para que não corra o risco de não dar tempo de realizar campanhas e nem de esquecer nenhuma data importante.

Após montar seu planejamento, tenha certeza que você conhece cada público que navega pelo seu app. Dependendo do seu segmento, você pode ter grupos muito diferentes e, isso significa que, não tem como fazer uma comunicação igual para todos. Então, conheça seus clientes e estude qual a melhor maneira de se comunicar com eles.

Veja o push que o Ipiranga disparou no Dia Internacional da Mulher e tome como exemplo de boa prática:

 

Conclusão

Trabalhar com as datas sazonais não é um trabalho fácil e demanda muito planejamento e boas técnicas de marketing. No entanto, se forem bem elaboradas e executadas, o sucesso é garantido! E, claro, que a Inngage te ajuda nisso. Contamos com uma equipe preparada que te auxilia em cada parte do processo. Conte conosco para melhorar o engajamento do seu app!