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10 Oportunidades de Engajamento para M-commerce

No começo dos aplicativos móveis, muitas pessoas ainda tinham receio de fazer compras nessa tecnologia, e empresas então se perguntavam até que ponto era vantajoso investir em aplicativos m-commerce.

Já agora em 2020, vemos o “boom” dos aplicativos de compra e as empresas investindo cada vez mais em seus Apps e em estratégias de mobile marketing. Segundo pesquisa Ebit Nielsen WebShoppers 41, em 2020 mais da metade dos entrevistados afirmaram realizar compras por aplicativos.

 

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Em contrapartida, o custo de aquisição para obter downloads em lojas como o Google Play e a App Store custa, em média, US$ 2,00 para adquirir um novo usuário. Por isso, o grande desafio é saber como retê-los no aplicativo após esse investimento.

A implantação de uma estratégia de mensagens multicanal acaba sendo a resposta para todos os nossos problemas de aquisição e retenção. No entanto, muitas vezes vem com muitas perguntas como: Qual é o meu público-alvo? Quais canais devo usar? Quando é a melhor hora de envio? Como otimizar minhas campanhas? E assim por diante.

Portanto, separamos 10 dicas de como aumentar o engajamento dos seus usuários:

 

1. Entenda seu usuário

Você sabe quais são os dados demográficos deles (localização, sexo etc.)? Ou talvez qual dispositivo eles estão usando? Ou quantas compras eles concluíram? Você pode pensar nisso como diferentes pontos de dados que você tem sobre o usuário e acionar campanhas com base em todos esses critérios, ou personalizar o conteúdo da sua mensagem. Quanto mais rica a informação que você tiver sobre seus usuários, melhor equipado você estará para engajá-los.

 

2. Crie definições de usuário

Agora que você conhece seus usuários, defina cada etapa da jornada. Você pode começar com os usuários recém-adquiridos, aqueles que acabaram de baixar seu aplicativo. Em seguida, eles podem passar pelo onboarding App, na qual sua comunicação normalmente é focada em dicas do seu aplicativo, ou algum tutorial que os incentivam a se inscreverem.

As definições mapearão as diferentes fases do ciclo de vida do usuário e ajudarão a criar campanhas que direcionam os usuários para a conversão.

Nesse artigo aqui explicamos todas as etapas do funil para mobile apps.

 

3. Vá além do funil padrão

Ir além do funil de marketing padrão permitirá que você entenda sua base de usuários com muito mais detalhes. Você pode criar sub-definições com base na atividade do usuário em uma etapa específica.

Por exemplo, vamos pegar a etapa de retenção e comparar dois dos usuários. O primeiro é um usuário avançado que está envolvido ativamente com o aplicativo e fez uma compra nos últimos 30 dias. O segundo é um usuário hesitante, alguém que demonstrou interesse em comprar um produto, mas ainda não concluiu a compra. Este é um exemplo clássico de como os usuários podem cair na mesma etapa, enquanto precisam de uma comunicação completamente diferente.

Depois de entendermos melhor quais são essas definições, podemos começar a criar uma série de campanhas que atraiam os usuários para os marcos desejados.

 

4. Refine a primeira impressão

Começando do início da jornada do usuário, devemos prestar atenção extra à fase de Onboarding para reduzir o risco de churn dos usuários.

Apenas enviando lembretes diários personalizando o máximo possível (mesmo no início do ciclo de vida do usuário), você poderá atingir uma taxa de retenção 40% maior no primeiro dia.

5. Invista em uma estratégia de engajamento multicanal

Ter uma estratégia de engajamento multicanal entre e-mail, in-app messages, push etc. realmente compensa. O que é ainda mais importante, no entanto, é garantir que as mensagens corretas sejam entregues aos usuários certos no momento certo. Veja o exemplo abaixo:

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6. Aumente a lealdade do aplicativo

Esse é um dos principais fatores que separa aplicativos bem-sucedidos dos maus sucedidos. Fornecer aos seus usuários pequenos incentivos pode ajudar com que eles retornem com mais frequência. Quem não ama um bom programa de recompensas?

 

7. Não subestime o poder da reativação

A retenção pode ser a etapa mais desafiadora, mas a maioria dos usuários não engajados não desinstala o aplicativo. Dê uma olhada no seu telefone e você encontrará pelo menos alguns aplicativos que você não usa regularmente (ou literalmente não usa), mas ainda os mantém. Então, talvez haja uma outra maneira de você engajar com esses usuários, como por exemplo, um lançamento de um novo produto, ou uma promoção especial para tentar trazê-los de volta.

 

8. Personalizar usando dados

No final do dia, independentemente do estágio em que seus clientes estejam ou da mensagem que você está enviando, o que realmente importa é tornar sua marca a mais personalizada e específica possível. E a personalização requer dados.

Plataformas como a Inngage são capazes de receber dados de várias fontes diferentes par melhorar o nível de personalização de seu Marketing. Conseguimos combinar dados demográficos com análises mais avançadas de comportamento do usuário dentro do App, dados de plataformas de atribuição, entre outros. Para assim entender realmente como os usuários interagem com seu aplicativo, oferecendo uma experiência autêntica para cada um deles.

 

9. Personalizar com base no comportamento do usuário

Personalização é a chave. Mas o que devemos personalizar?

Bem, começando com as mensagens que usamos para nos comunicar com nossos usuários, podemos achar eficiente personalizar com base em fatores como estágio do ciclo de vida, localização, tecnologia etc. O que provavelmente é o mais poderoso dentre todos, no entanto, é o comportamento do usuário e atributos. De acordo com nossa análise, ao reconhecer o comportamento dos usuários e ao enviar mensagens como resposta, você pode aumentar as taxas de abertura em até 8 vezes.

 

10. Personalize seu timing

O conteúdo que criamos e a forma como o comunicamos é crucial ao criar relacionamentos de longo prazo com os usuários. O que é igualmente importante, no entanto, é o timing. Ou seja, usar estratégias orientadas por dados de acordo com as preferências e hábitos das pessoas. O envio de notificações push com horário ideal, por exemplo, melhora as taxas de abertura em 2,5 vezes e as taxas de retenção em 7 vezes.

 

Conclusão

A partir do entendimento de seu público-alvo, você terá oportunidades de aumentar o engajamento de seus clientes, independente da etapa do funil, utilizando dados para construir uma comunicação personalizada e mais assertiva e que possibilite impactar seus clientes através de diferentes canais.

A Inngage é uma plataforma que pode te ajudar a aumentar o engajamento dos seus clientes através dos seguintes canais de comunicação: push notifications, rich push notifications, Whatsapp message, SMS e Facebook Ads. Agende uma demonstração clicando aqui!

Sobre o Autor:

Gerente de Marketing na Inngage

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