fbpx

4 Boas Práticas para Criar Campanhas Cross-channel

Maria Beatriz Garcia

10 de dezembro de 2020

O marketing cross-channel e multi-channel são estratégias que têm muito em comum. Ambas implicam na utilização de vários canais (meios de comunicação) para iniciar uma conversa com os clientes. Exemplos de canais de marketing incluem mobile push notifications, e-mails, mensagens de texto e muito mais.

Tecnicamente, um canal é qualquer meio de comunicação entre sua empresa e seus clientes, e comunicar-se com seus clientes em vários canais geralmente significa mais visibilidade e mais vendas.

Mas existem algumas diferenças importantes entre as estratégias cross-channel e multi-channel, e tudo se resume a como esses canais interagem entre si.

Definição de cross-channel/multi-channel

O marketing multi-channel significa comunicar-se com os clientes em vários canais diferentes (dispositivos móveis, e-commerce e loja física). Da mesma forma, o marketing cross-channel também envolve a transmissão de dados entre os canais para criar uma experiência perfeita para o cliente.

O cross-channel/multi-channel não se opõem um ao outro. O cross-channel é, na verdade, um subconjunto de canais múltiplos. Em outras palavras, uma campanha de marketing multi-channel pode não ser cross-channel, mas uma campanha cross-channel é inerentemente multi-channel. Aqui nesse artigo explicamos melhor a diferença entre essas duas estratégias.

Os benefícios do marketing multi-channel

As estratégias de marketing multi-channel oferecem inúmeros benefícios às marcas em todos os setores de mercado, e é por isso que tantas empresas agora estão adotando essa abordagem. Algumas das principais vantagens incluem melhorias na percepção e reconhecimento da marca, que são respaldadas por mensagens consistentes em todos os canais.

Uma abordagem desse tipo permite que as marcas visem diferentes grupos demográficos de várias maneiras, e isso pode ser útil para empresas cujos mercados-alvo variam significativamente.

Por exemplo, uma marca pode querer atingir certo grupo demográfico usando uma determinada campanha em redes sociais, enquanto simultaneamente visa outro grupo de novos clientes em potencial em uma plataforma diferente.

Com uma abordagem multi-channel, isso é facilmente alcançável. A marca se beneficia da introdução de vários novos grupos de compradores em potencial, e os compradores se beneficiam de uma experiência adequada às suas preferências.

Maior custo benefício

Planejar e gerenciar um conjunto de diferentes campanhas de marketing projetadas para vários canais distintos pode parecer uma tarefa cara, mas na verdade é mais econômico do que concentrar todos os esforços da equipe em um único canal.

Uma estratégia multi-channel faz bom uso de todas as ferramentas de comunicação que uma empresa tem à sua disposição. Em última análise, isso significa se beneficiar de mensagens mais direcionadas para cada plataforma, com melhores retornos sobre os investimentos.

Costuma-se dizer que os compradores irão interagir com uma marca sete vezes antes de fazer uma compra. Essa ideia é tão difundida que agora é comumente chamada de “regra dos sete” do marketing. Com uma abordagem multi-channel, as marcas certamente terão um maior número de oportunidades de interação.

Essas sete interações, portanto, ocorrerão em um espaço de tempo mais curto, o que significa conversões mais rápidas e metas de vendas sendo atendidas bem antes do previsto. Os clientes podem identificar uma marca ao navegar nas redes sociais ou ver uma promoção anunciada online.

Eles podem notar anúncios direcionados em uma variedade de plataformas sociais e escolher clicar em uma para explorar certos produtos com mais detalhes. Cada uma dessas pequenas interações é uma chance para uma marca causar uma boa impressão, mostrando ao cliente a ótima experiência que ele tem a oferecer.

Para marcas que desejam fazer o melhor uso dessas oportunidades de interação, o marketing multicanal é crucial.

E o marketing cross-channel?

Uma estratégia de marketing cross-channel aproveita todos os benefícios da abordagem multi-channel clássica e adiciona mais alguns para garantir! As marcas que adotam uma abordagem cross-channel invariavelmente oferecerão a seus clientes uma experiência mais personalizada.

As estratégias de marketing cross-channel pegam as informações aprendidas em cada interação que um cliente tem com uma marca e garantem que essas informações sejam transportadas para futuras interações em outras plataformas. É claro que isso traz benefícios claros para a marca e para o consumidor.

Para o consumidor, essa abordagem informativa rapidamente equivale a uma experiência online mais intuitiva. O consumidor descobrirá que a marca sugere de forma proativa produtos e ideias de que gosta e usa dados sobre o comportamento anterior para interagir com eles da maneira que preferir.

Os consumidores desfrutarão de uma experiência perfeita ao alternar entre diferentes dispositivos e descobrirão que sua impressão geral de uma marca melhorou muito.

Para a marca, existem outros benefícios importantes nessa estratégia. Essa abordagem personalizada não apenas ajuda as marcas a converter mais clientes, mas também significa gastar menos por conversão.

Ao usar o que um cliente já disse a uma marca sobre suas preferências, a marca pode se comunicar com eles de uma forma mais específica e direcionada. As chances de fazer uma venda serão, portanto, melhoradas. Os dados são fundamentais em uma estratégia de marketing cross-channel.

As melhores estratégias aproveitam ao máximo os dados para garantir que os clientes vivenciem sua marca de forma consistente e clara, independentemente do canal que estejam utilizando. E as interações melhoram significativamente como resultado.

 

Exemplos de campanhas de Marketing Multi-channel

Ativação: a sequência de ativação ocorre quando um cliente acessa um dos canais da empresa e cadastra seu endereço de e-mail ou número de celular para receber, por exemplo, um código de SMS relacionado a alguma oferta, um e-book gratuito ou outra vantagem.

Nutrição: o próximo passo é a nutrição. A partir das informações coletadas de preferências dos clientes, você poderá oferecer promoções direcionadas com base em seus interesses específicos.

Reativação: o marketing multi-channel também funciona em campanhas de reativação desenvolvidas para reter e fidelizar os clientes. Isso pode ser feito depois de uma compra, ou para reengajar clientes inativos.

Práticas recomendadas para criar campanhas de mobile marketing Cross-channel

1. Identifique seus objetivos mobile

Para começar, defina quais são os principais objetivos do seu aplicativo em relação a outras plataformas. Além disso, que tipo de conversões você espera gerar. Também é importante saber como as pessoas se envolvem com sua marca dentro e fora do aplicativo.

Por exemplo: informações sobre o gênero de seus usuários podem melhorar as push notifications e in-app messages, enquanto outros aspectos provavelmente não. Portanto, faça a segmentação conforme o seu tipo de aplicativo, isso inclui:

– Localização

– Faixa etária

– Último Login

– Data de compra

– Profissão e renda

– Interesses

– Entre outros dados

2. Capture informações de perfil dentro do aplicativo

Para elaborar melhor seu marketing cross-channel/multi-channel, a dica é solicitar aos seus usuários que se inscrevam! De acordo com o envolvimento continuo das pessoas você pode pedir informações adicionais que sejam do seu interesse.

Veja como o aplicativo da CBS coleta dados de perfil (como contas de mídia social, e-mail e gênero) desde o início. E à medida que me envolvo cada vez mais com este aplicativo, a CBS pode me perguntar quais são meus programas favoritos ou gêneros de entretenimento. É como conhecer alguém – comece com o nome e, aos poucos, torne-se mais pessoal.

cross-channel

3. Personalize as mensagens

A prática de enviar a mesma mensagem de marketing para todos os usuários do seu aplicativo não é recomendada. Quando se tem dados suficientes de perfil torna-se mais fácil elaborar mensagens personalizadas.

Por exemplo, digamos que acabei de visitar uma loja H&M e comprei uma jaqueta. Uma boa Push Notificatin e In-App Message incorporaria essas informações e me mostraria outros itens complementares para comprar alguns dias depois:

cross-channel

4. Mantenha o equilíbrio entre todos os seus canais de marketing

Bombardear as pessoas com anúncios pode prejudicar sua marca. Isso pode fazer você perder pontos com os clientes. O ideal é manter certo equilíbrio entre todos os seus canais de marketing para que os clientes não se sintam incomodados. Invista em qualidade, não em quantidade.

Aqui está um exemplo de uma estratégia cross-channel bem executada. Se a Amazon rastrear quando os clientes abrem seus e-mails, eles podem enviar essas informações (campo Perfis: Email recente aberto) para seu app analytics. Em seguida, eles poderiam agendar uma push notification relacionada para sair alguns dias depois, a fim de combinar seu marketing de e-mail e aplicativo.

estratégia cross-channel

estratégia cross-channel

Conclusão

Por fim, o marketing multi-channel é o mais sofisticado de todos os tipos de marketing porque inclui vários canais, assim como o marketing cross-channel, mas de uma maneira muito melhor, permitindo o máximo envolvimento com o cliente. Os canais trocam simultaneamente informações sobre o cliente e trabalham perfeitamente juntos para criar uma experiência de usuário abrangente em todos os canais.

Isso permite que sua marca alcance clientes em potencial em diferentes dispositivos e facilita a movimentação das pessoas entre os canais durante a jornada do cliente. Quando você tem uma boa estratégia, as mensagens de sua empresa se alinham com a intenção do usuário. Então, não olhe para os diferentes canais como desafios. Abrace-os!

Aqui na Inngage trabalhamos com alguns canais de comunicação mobile que são essenciais para executar uma boa estratégia de mobile marketing. Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco!

Maria Beatriz Garcia

Gerente de Marketing na Inngage

Compartilhe com sua equipe

Pronto para começar?

Solicite uma demo para nossos especialistas mostrarem como a Inngage se enquadra em sua estratégia de engajamento e retenção