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2020: As Mudanças do Mobile Marketing

Maria Beatriz Garcia

28 de janeiro de 2021

Em meio às diversas mudanças que foram consequências do início da pandemia, o mercado mobile teve impacto positivo em vários segmentos. Com isso, profissionais de mobile marketing tiveram que acompanhar essas mudanças e readaptar suas estratégias de marketing para conseguir atender às expectativas de seus usuários.

A turbulência global após o início do COVID-19 consolidou os aplicativos de vários setores como uma necessidade na vida das pessoas. Os downloads de jogos para celular explodiram! O Google Play respondeu por 25 bilhões desses downloads, representando um aumento de 10% no crescimento anual. A Índia e Brasil foram os dois maiores mercados para o Google Play no trimestre. Outro setor destaque foi o m-commerce, segundo um estudo da PwC, as compras por aplicativos aumentaram 45% após o surto de COVID-19.

Desde evitar o tédio até fazer compras sem colocar os pés na loja, os aplicativos se tornaram o meio de manter o mundo engajado, conectado e em movimento. As empresas apostaram fortemente nisso, segundo a eMarketer,  os gastos com anúncios para celular nos EUA aumentaram 4,8% (US $ 4,22 bilhões) em 2020.

Uma pesquisa recente com profissionais de mobile marketing revelou as opiniões de 230 participantes globais. Neste artigo, estamos nos aprofundando na pesquisa para analisar as tendências do ano passado em detalhes. Confira!

 

Campanhas de aquisição mobile x Covid-19

 

Na primeira etapa da pesquisa houve um questionamento para os profissionais de marketing sobre o impacto do COVID-19 nos esforços para adquirir novos usuários, com 69% dos profissionais de marketing relatando um efeito positivo na aquisição de usuários. Enquanto isso, 10% não viram nenhuma mudança real, e 22% tiveram um impacto ligeiramente negativo a muito negativo.

Quanto maior for o aplicativo, melhor será o UA durante o COVID-19. 85% dos profissionais de marketing com uma equipe de mais de 11 profissionais relataram um efeito positivo da pandemia no AU. Os profissionais de mobile marketing de jogos tiveram o resultado mais favorável de todas as categorias. Os profissionais de marketing de business e finanças foram os mais felizes de todos, com 36% afirmando que a pandemia havia impactado seus resultados “muito positivamente” (contra 28% dos jogos).

A próxima pergunta foi: “até que ponto o COVID-19 e os pedidos de “fique em casa” ajudaram a atrair usuários mais engajados para o seu aplicativo?” Os profissionais de mobile marketing viram bons resultados, com 76% relatando melhor engajamento. Para aplicativos com equipes grandes, 85% registraram engajamento positivo, enquanto os profissionais de mobile marketing sem equipe formada relataram melhorias de engajamento em 65% de sentimento positivo.

Quando questionado sobre como COVID-19 impactou a receita de aplicativos, tendências positivas semelhantes foram relatadas. 64% dos entrevistados experimentaram um aumento na receita durante a pandemia. O segmento de jogos viram o aumento mais considerável, com 80% dos entrevistados afirmando que suas receitas aumentaram, mas 67% dos aplicativos de e-commerce e entretenimento também notaram ganhos durante o período.

 

Receita de aplicativos durante Covid-19

 

E a pergunta final sobre o COVID-19 focou nos orçamentos. Tradicionalmente, as crises modernas são seguidas por uma redução nos gastos com publicidade, à medida que as empresas economizam dinheiro. Mas nos resultados da pesquisa, encontramos a tendência oposta.

Quando perguntado: “Como seu orçamento de marketing foi afetado pelo COVID-19?” apenas 30% dos profissionais de marketing relataram uma redução nos gastos com publicidade. Na verdade, mais profissionais de marketing (35%) tiveram um aumento no orçamento de marketing de aplicativos.

As maiores equipes viram os maiores ganhos (com 50% dos entrevistados em equipes de 11+ recebendo mais orçamento). Enquanto isso, as equipes com 6-10 viram a redução mais significativa, enquanto 57% dos profissionais de marketing sem equipe formada experimentaram “Nenhuma mudança” nos gastos com aquisição de usuários. Na vertical, 48% dos profissionais de mobile marketing de jogos tiveram um aumento no orçamento da campanha, enquanto 45% dos profissionais de mobile marketing de business e finanças relataram gastos reduzidos.

 

opinião sobre IDFA

 

 

A segunda etapa da pesquisa cobriu opiniões sobre as futuras mudanças da Apple em seu IDFA. A análise começou com duas perguntas simples: se “o fim potencial do IDFA” seria bom para os profissionais de marketing e para os usuários? Em nossas descobertas, 80% dos entrevistados acreditam que as alterações no IDFA serão um resultado negativo líquido para os profissionais de marketing. Mas para os usuários, a mudança do IDFA foi vista positivamente, com 60% concordando com a afirmação de que sua suspensão beneficiaria os usuários.

Respondendo positivamente à declaração focada no usuário, os profissionais de marketing citaram que os usuários atualmente “não têm ideia de como seus dados estão sendo usados”. Como tal, a mudança dá aos usuários “maior controle pessoal sobre os dados”. Como um entrevistado apontou, “o fim potencial do IDFA oferece mais transparência e mais controle de dados para o usuário”.

No entanto, uma minoria considerável de profissionais de marketing não acredita que a mudança seja inteiramente benéfica: “Os usuários verão anúncios aleatórios e não personalizados, tornando a experiência do usuário pior para os consumidores”, disse um entrevistado. Outro acredita que “os anunciantes terão mais dificuldade em personalizar as mensagens”, o que poderia causar uma impressão mais negativa da publicidade em geral.

Outra pergunta que foi feita aos profissionais de marketing foi: Vocês planejam direcionar mais gastos para o Android? No contexto, o relatório 2020 Mobile App Trends revela como o desempenho de aquisição de usuários móveis no iOS e Android difere, com a plataforma do Google oferecendo um maior volume de instalações, enquanto o iOS tende a gerar mais receita.

Queríamos descobrir se esses dados coincidiam com as opiniões do profissional de mobile marketing. Aqui, dividimos os resultados por categoria para determinar para onde mais gastos provavelmente iriam.

 

pesquisa de investimento em campanhas para android

 

Business, finanças e entretenimento foram as únicas categorias em que a opinião, positiva ou negativamente, superou as respostas para “Não tenho certeza”. Os profissionais de marketing de business e finanças provavelmente manteriam os gastos com iOS, enquanto os profissionais de marketing de aplicativos de entretenimento estão de olho em uma mudança para o Android. No geral, 44% dos profissionais de marketing de aplicativos não têm certeza de mudar seus gastos, embora mais profissionais de marketing tenham dito que mudariam para o Android (30%) do que não (26%).

 

Conclusão

A pesquisa mostra um quadro considerável dos desafios de marketing de aplicativos de 2020 e as visões dos profissionais de marketing que precisam se adaptar a eles. Embora seja certo que este ano criou desafios únicos para o ecossistema, é impossível prever como as mudanças do COVID-19 e do IDFA afetarão a indústria a curto e longo prazo.

 

 

 

Maria Beatriz Garcia

Gerente de Marketing na Inngage

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