Qual o melhor Canal Mobile para Mensagens Automatizadas?
Maria Beatriz Garcia
4 de fevereiro de 2021
Qual o melhor Canal Mobile para Mensagens Automatizadas?
As mensagens automatizadas são um elemento fundamental em qualquer estratégia de marketing. Estamos falando de Push Notifications, SMS e In-App Message, canais mobile que podem ser usados para confirmação de pedidos ou para o envio de links de redefinição de senha, por exemplo.
Sem dúvida, os usuários costumam ser mais propensos a abrir e se engajar com esse tipo de mensagem. Isso significa que criar campanhas automatizadas é uma ótima oportunidade para construir relacionamentos que encorajarão a retenção do cliente em longo prazo.
O que é uma mensagem automatizada?
Basicamente, uma mensagem automatizada, também conhecida como transacional, é um tipo de mensagem acionada por uma ação que é executada por um determinado consumidor. Geralmente, essas mensagens incluem informações necessárias ou de alta prioridade, sendo sempre enviadas individualmente, e não para uma grande lista de clientes em potencial.
Em teoria, você pode enviar mensagens automatizadas em qualquer canal. Dito isso, os canais mobile que oferecem os melhores resultados são os seguintes: SMS, Push Notifications e In-App Message. Isso porque podem alcançar até mesmo os clientes que não estiverem ativos no seu aplicativo ou site.
Como funcionam as mensagens automatizadas
Primeiro, vamos definir o que queremos dizer com “automatizadas”. Essas mensagens podem ser limitadas a ações importantes. Por exemplo, ao comprar um produto em uma loja virtual, o cliente espera receber a confirmação do pedido por meio do canal digital escolhido.
Sem mensagens automatizadas, o usuário pode perder informações importantes e sua experiência pode se tornar fragmentada. No entanto, a sua empresa define o que é ou não transacional, de acordo com a maneira como os clientes interagem com sua marca.
Por exemplo, um aplicativo bancário pode querer enviar apenas confirmações de transferência de valores, já uma rede social pode considerar cada curtida ou compartilhamento como uma “transação”, e assim notificar o cliente.
O ponto principal é que cada transação é uma oportunidade de continuar o relacionamento de sua marca com um usuário, para fornecer valor diretamente vinculado ao propósito principal de sua empresa.
A seguir, conheça os principais canais mobiles para mensagens automatizadas.
Push Notifications
Push notifications são ótimas para informações urgentes, como “sua refeição está a caminho” ou “seu produto já está disponível para retirada”, uma vez que alertam os usuários sobre o status de um pedido ou transação sobre a qual provavelmente estão esperando.
Essa notificação fará com que o celular toque ou acenda, alertando imediatamente o cliente sobre a atualização. Dependendo do seu modelo de negócios e público-alvo, lembre-se de que o envio desse tipo de notificação não deve ser exagerado, caso contrário poderá importunar o usuário.
Então, se você usar push para promoção ou campanhas de reengajamento, por exemplo, há potencial para uso excessivo. Portanto, é importante ser seletivo sobre quais transações acionam um push e considerar o limite de frequência.
A maioria dos usuários móveis opta por receber push notifications de seus aplicativos favoritos, mas talvez você ainda não consiga alcançar certa parcela de pessoas por meio deste canal.
A dica é planejar outros canais para alcançar aqueles que optaram por não receber informações essenciais. Coordene todos seus canais para desenvolver uma cadência de modo a atender as expectativas dos usuários que esperam receber mensagens para acompanhar suas transações.
SMS / Mensagens de texto
A mensagem de texto se destaca de uma maneira poderosa e chama a atenção do usuário, mas você deve usá-la com moderação para evitar que pareçam intrusivas. O SMS pode ser ainda melhor do que push notifications para algo tão importante como um banco informando sobre um saque indevido, ou uma empresa de entrega informando sobre a chegada de uma encomenda.
O SMS é um canal intermediário com vários pontos positivos, por exemplo: os textos não são tão fáceis de excluir como em outros canais mobile e são mais propensos a serem lidos. Assim como as push notifications, o SMS é melhor para mensagens curtas e devem incluir algumas palavras indicando que a mensagem é da sua empresa (ao contrário de uma push notification que virá com seu ícone e nome do aplicativo).
Incentivar os usuários a aceitar também é crucial para uma campanha de SMS bem sucedida, pois você precisa de consentimento antes de enviar mensagens de texto.
In-App Messages
In-App Messages, ou seja, as mensagens do aplicativo são exibidas aos usuários enquanto eles estão usando um app. Isso ocorre por meio de banners, pop-ups e outros. Enquanto um usuário se envolve com seu aplicativo, as mensagens no app podem impulsionar a conversão e estimular sua decisão de compra.
Além disso, as In-App Messages podem oferecer suporte, introduzir novos recursos, solicitar feedback e fornecer recomendações com base no comportamento do usuário. A versatilidade das mensagens no aplicativo o torna um recurso valioso para qualquer empresa.
Embora esse tipo de mensagem seja destinada a usuários ativos, oferecem alguma flexibilidade de design, já que é possível incluir imagens e usar a tela inteira ou controle deslizante no app para diferentes tamanhos de texto.
Web push
As notificações web push aparecem perto da barra de tarefas no navegador do usuário quando ele acessa um aplicativo ou site no desktop e dispositivo móvel. De fato, as notificações web push podem ser um grande recurso para mantê-los engajados e criar uma jornada do cliente perfeita entre o celular e a web.
Geralmente, as notificações web push são enviadas por empresas de e-commerce, porque esse canal é ideal para direcionar mais tráfego para um site. O web push também é um canal intuitivo para aplicativos de desktop enviarem alertas de mensagens, convites e lembretes de eventos.
Assim como em outros canais, alcançar as pessoas certas e personalizar o conteúdo é a chave para aumentar o engajamento. Casos de uso populares para web push incluem atualizações de notícias, lembretes de carrinho abandonado e anúncios.
Conclusão
Por fim, cada empresa precisa definir o melhor canal mobile para enviar suas mensagens automatizadas. Mas, em geral, mensagens mais curtas e urgentes devem passar por SMS ou Push Notifications.
Manter sua marca consistente em todos os canais é fundamental. Além disso, seguir as melhores práticas permitirá construir um bom relacionamento com seus clientes para oferecer uma boa experiência ao usuário e gerar mais engajamento.
Maria Beatriz Garcia
Gerente de Marketing na Inngage