window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-73310035-1');

O Poder do App Analytics

A análise em tempo real desempenha um papel vital na medição do sucesso de um aplicativo. Um sistema eficiente de Analytics captura dados de visitantes para rastrear suas jornadas, registrar seu comportamento e relatar o desempenho do app.

Usando esse recurso você pode descobrir como os usuários interagem e qual parte do app precisa de melhorias. Semelhante à análise tradicional da web, a análise mobile é usada para melhorar as conversões, sendo fundamental para criar experiências mobile mais satisfatórias.

O Analytics conduz as empresas pelo caminho certo, por meio de medições de qualidade e otimizações bem-sucedidas de suas campanhas de marketing. Ao investir em análises é possível atingir rapidamente os objetivos de seus negócios.

Por que as empresas usam Analytics?

A análise móvel oferece às empresas percepções incomparáveis ​​sobre os usuários mobile. A análise geralmente vem na forma de um software que captura, armazena e analisa os dados para que sejam tomadas decisões mais informadas.

Sem uma solução de análise móvel, as empresas voam às cegas. Isso porque não terão a capacidade de dizer qual é o nível de envolvimento do usuário com o aplicativo. Além disso, o que os levam ao app e por que saem.

O Analytics geralmente rastreia: visualizações de página, dados de origem, localização, informações de dispositivos, downloads e desligamentos do app. Os dados são capazes de informar:

– O que atrai visitantes para o app;

– Quanto tempo os visitantes costumam ficar;

– Com que recursos os visitantes interagem;

– Onde os visitantes encontram problemas;

– Quais fatores estão correlacionados com resultados, como compras;

– Quais fatores levam a um maior uso e retenção de longo prazo.

Benefícios do Analytics

o-poder-do-app-analytics

Para aproveitar todas as vantagens do Analytics será necessário integrá-lo ao seu plano de marketing. A seguir, alguns benefícios:

Avaliação do ROI 

Existem vários aplicativos online que estão competindo para conquistar popularidade. No entanto, neste ambiente acirrado, também é necessário focar no retorno sobre o investimento (ROI), além da visibilidade.

O Analytics ajuda você a conduzir melhor seu ROI para que obtenha altas taxas de retorno dos clientes. Assim, por ganhar um profundo conhecimento a partir da análise do seu app, você poderá entender o comportamento e necessidades dos clientes para aumentar o valor do seu aplicativo.

Rastrear as metas 

Muitas vezes é mais indicado se concentrar nos canais mais ativos que ajudam na aquisição do que nos canais preferidos dos usuários. Portanto, a integração analítica permite descobrir quais canais de aquisição valem a pena e exigem investimento.

O Analytics também fornece padrões exatos e feedback obtido dos clientes para que você possa aprimorar a experiência do aplicativo em termos de usabilidade.

Obter insights 

Para obter um engajamento eficaz de usuários mobile, é vital ter uma longa lista de clientes fiéis que usam seu app com frequência. O Analytics fornece dados exatos sobre a quantidade de clientes que excluíram ou pararam de usar seu aplicativo. Essas informações podem, em última análise, ajudá-lo a corrigir erros para reconquistar clientes perdidos.

Ajuda na formulação de estratégias e na otimização de campanhas de marketing 

A análise de aplicativos também fornece informações sobre sua campanha de marketing recém-iniciada. O Analytics rastreia os dados de conversão e vendas gerados durante a campanha, comparando-os com outros canais. Esses dados permitem que você crie estratégias e otimize suas campanhas.

Ciclos positivos de feedback

o-poder-do-app-analytics

Com dados de análise móvel é possível criar ciclos positivos de feedback. À medida que você atualiza seu aplicativo, promove campanhas e lança novos recursos, o Analytics facilita a realização de um teste A/B para medir o impacto dessas mudanças em seu público.

Com base em como o público responde, você pode fazer mais alterações que geram ainda mais dados que levam a mais testes. Os aplicativos móveis que passam por esse processo tornam-se muito mais eficientes para atender às necessidades de seus usuários.

Tipos de análises que auxiliam no marketing de aplicativos móveis

A segmentação tradicional de análises divide os clientes e oferece opções para atender as necessidades de negócios. Soluções analíticas práticas mostram fatores externos que afetam o desempenho do aplicativo e a geração de receita.

Já a análise baseada em localização é relevante para a interação com o cliente. Os aplicativos móveis podem tirar proveito da geolocalização para avaliar o interesse demográfico no aplicativo e, em seguida, desenvolver estratégias de marketing específicas para esse público.

O uso do Analytics para o crescimento dos negócios

As soluções de Analytics ajudam você a analisar dados em tempo real e tomar decisões importantes instantaneamente. Esse método se tornou popular devido ao seu ótimo desempenho e eficácia comprovada no mercado.

Sem ele, a empresa não conseguirá comercializar seus serviços de maneira adequada. Com o Analytics, as empresas obtêm uma visão geral clara dos clientes e podem atendê-los melhor, a partir do conhecimento de seus dados comportamentais.

Sem dúvida, um bom negócio sempre gira em torno de análises e rastreamento inteligente de desempenho para atingir o crescimento.

O Analytics gera relatórios e monitora campanhas de marketing mobile. Ele fornece um sistema único de rastreamento de gastos que verifica as seguintes bifurcações:

– Custo por instalação (CPI)

– Custo por clique (CPC)

– Custo por aquisição (CPA)

– Custo por mil (CPM)

Conclusão

A implementação de análises no marketing de aplicativos proporciona muitos benefícios para as empresas. O Analytics fornece informações valiosas através de dados e insights relevantes para aprimorar e otimizar recursos, bem como melhorar o desempenho.

Também ajuda a compreender por que os usuários descartam o aplicativo e permite quantificar os erros. O Analytics é uma metodologia fundamental para complementar seus esforços de marketing, permitindo-lhe proporcionar ao cliente melhores experiências móveis.

À medida que mais empresas de aplicativos competem por clientes, torna-se imprescindível medir o desempenho do seu app em detalhes. Portanto, rastrear apenas o número de downloads pode não ser suficiente para medir o sucesso do seu aplicativo. Com transformação e inovação contínuas, é altamente recomendável modernizar as práticas de rastreamento para sobreviver no mercado.

Sobre o Autor:

Gerente de Marketing na Inngage

Deixar um comentário