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Marketing Baseado em Eventos

 

Todos os dias dezenas, centenas ou até mesmo, milhares de usuários entram no seu site ou aplicativo, e como sabemos, apenas uma pequena porcentagem destes convertem para o objetivo que queremos. O motivo disto varia, as vezes o usuário teve dificuldades ou dúvidas em alguma etapa, ou então, o cliente pode ter simplesmente se distraído e  esquecido de completar o processo de compra, entre vários outros motivos.

Cada usuário entra em sua plataforma, ou seja, abre uma sessão com um motivo inicial, as vezes quer dar uma “olhada” ou então, já pode ter em mente o que quer mas pode parar em algum empecilho, e assim fica a dúvida, como podemos lidar com cada um destes motivos específicos?

É diante deste tema que os profissionais de marketing possuem uma estratégia que hoje, está até mesmo ligada diretamente ao faturamento das empresas.

Primeiramente, vamos explicar o que significa “evento”. Cada ação que seu usuário efetua dentro do seu aplicativo ou site, seja um clique que o levará para outra página, uma nova abertura de aba, etc, cada ação desta se chama evento. Assim, o marketing baseado em eventos é uma forma de falar com o seu cliente de acordo com os principais eventos no ciclo de vida dele com o seu produto ou serviço. 

Quando um determinado evento ocorre (um cliente realiza uma determinada ação), uma notificação push específica é disparada. Assim, esta estratégia é altamente direcionada e por isso costuma apresentar ótimos resultados em suas conversões. Suas campanhas acabam sempre alinhadas com os clientes e suas sessões, o que torna as suas notificações pushs relevantes, envolventes e engajadoras.

 

O que são os eventos? Como e quando usá-los na sua estratégia para aumentar o engajamento? 

 

Os eventos são registros de diversas ações que os usuários realizaram no seu aplicativo ou site. O número de eventos em que uma empresa pode usar em sua estratégia de marketing pode variar de alguns a várias centenas, isso depende do tipo de experiência que seus clientes têm ao usar o seu produto ou serviço.

Por exemplo, quando um usuário de algum site ou aplicativo passa a visitar uma determinada página de produto de 2 a 3 vezes, esse cliente está deixando claro que tem interesse nesse produto. Portanto, enviar ofertas através de notificações push com lembretes relacionados a esta mesma solução, com certeza fará com que seu cliente engaje, e as chances de que ele finalize a compra aumentam significativamente.

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Outro exemplo a ser citado, caso seu cliente adicione um produto ao carrinho, mas não finalize a compra, seja por alguma dúvida ou até por esquecimento. Uma notificação push como um lembrete no dia seguinte pode ser essencial para que essa conversão aconteça.

Com isto, é evidente que esta forma de automação é mais uma das opções muito eficazes que ensinamos em nosso blog, de como aumentar o CTR de Notificações Push. 

 

Benefícios que o Marketing Baseado em Eventos traz a sua empresa

 

“Se você está gastando tempo delegando processos que podem ser automatizados, está desperdiçando o tempo das pessoas. Quando você perde tempo, você desperdiça dinheiro. A eficiência é a chave para a lucratividade.” – Neil Patel, cofundador da Neil Patel Digital.

O Marketing Baseado em Eventos não serve apenas para aumentar o engajamento com suas notificações push, ele está diretamente ligado a lucratividade da sua empresa. Visto que, se a maioria dos seus concorrentes automatiza suas notificações de acordo com os eventos realizados pelo cliente, fazendo com que elas cheguem até ele em tempo real, de forma relevante e eficaz, fica fácil ficar para trás. 

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Por isso não podemos deixar de ressaltar que os melhores profissionais de marketing são 67% mais propensos a utilizar o marketing baseado em eventos. E 87% das empresas de alto desempenho também estão utilizando este tipo de marketing para aumentarem seus lucros. 

Esse é o poder do marketing baseado em eventos, ele pode gerar lucros com muito mais rapidez e eficiência.

Agora vamos ver exemplos de como utilizar o marketing baseado em eventos através de mensagens e notificações push, para obter o máximo de resultados:

 

Nutrição de leads

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Com o marketing baseado em eventos, podemos criar automações completas baseadas em cada ação que o cliente realiza dentro do seu aplicativo. Possibilitando atender esse cliente em todas as etapas da sua jornada de compra, com notificações push ricas em conteúdo relevante e oportuno. 

O Marketing Baseado em Eventos também facilita a criação de experiências consistentes e convenientes para o cliente, ajudando a manter o número de usuários ativos crescendo. 

Os clientes gostam de interações personalizadas com sua marca e querem isso em qualquer canal que seja conveniente no momento, com tudo isso você pode criar uma sequência de mensagens específicas e notificações push relevantes.

 

Cross-sell e Up-sell

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Um outro cenário para usarmos o marketing baseado em eventos é na hora de criar oportunidades de up-selling e cross-selling.

Um exemplo de cross sell se inclui no fato de, após o cliente realizar uma compra dentro do aplicativo, pode ser enviada uma notificação push de recomendação a outros produtos complementares, que podem ser comprados logo a seguir e que estejam em congruência com o momento atual do seu cliente. 

Uma forma de fazer um upsell se dá da seguinte forma: imagine que seu cliente tenha uma assinatura simples de um serviço e você queira atualizá-lo para premium. Se o seu plano premium inclui recursos que diversos clientes usam muito, ou que pode inserir novas funcionalidades que este respectivo usuário utiliza muito, você pode lembrá-lo que esse recurso está disponível com o upgrade da assinatura através de uma notificação push.

 

Retenção

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O marketing baseado em eventos também serve para aumentar a retenção dos seus clientes. Com certa frequência, você pode enviar ao seu cliente notificações push sobre o valor que seu produto/serviço oferece.

Você também pode enviar notificações push para usuários inativos, ressaltando a importância do seu produto, ou até mesmo falando de uma atualização nova. 

 

Conclusão

 

É comprovado que o Marketing Baseado em Eventos resulta em maior lucratividade. Visto que ele aumenta a eficiência dos seus esforços em marketing, torna-se um must have para todas as empresas atualmente. 

Aqui na Inngage, conseguimos automatizar todo este processo em seu aplicativo, engajando seu usuário de acordo com cada ação e melhorando a sua experiência dentro de cada sessão. Agende uma demo conosco, para conhecer as diversas maneiras de engajar o seu app, com as diferentes estratégias de Marketing Mobile.

Por |22 de fevereiro de 2022|Engajamento, Eventos|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Growth na Inngage

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