Como aumentar a receita do seu App com campanhas de automação de marketing
Matheus Felix
28 de junho de 2022
Por trabalhar em parceira com vários aplicativos, quase todos os dias me deparo com a seguinte pergunta: “Qual é a melhor maneira de aumentar a receita do meu App?”.
E a resposta é que não existe uma formula secreta, cada App deve procurar suas alavancas de crescimento próprias, pois o que serve para um pode não servir para outro.
Mas lógico que existem várias técnicas que contribuem para gerar mais receita para um App, uma delas é a automação de marketing, que consiste em enviar mensagens inteligentes e direcionadas que ajudam a estimular usuários para tomar a próxima ação em sua jornada.
Vamos analisar quatro tipos de campanhas de automação de marketing que aumentam a receita de aplicativos. Também daremos mais dicas sobre como criar regras de automação acionadas por eventos. Você aprenderá a atingir suas metas de negócios com mensagens eficientes e bem coordenadas.
Antes de começar a bolar estratégias é importante saber como vem a receita o seu App. Um App de mídia provavelmente irá ganhar dinheiro com assinaturas, um App de e-commerce vendendo produtos já jogos geram 73% de sua receita com compras dentro do App (In App Purchase).
Portanto, saber
Recupere 75% da sua receita que está Abandonada em carrinhos
Carrinhos abandonados são um grande problema nos e-commerces. Em media 75% das vendas são perdidos devido ao abando de carrinho, no Mobile essa taxa é pior, chegando em 85%. Logo, você pode aumentar facilmente a receita do seu App reduzindo essa taxa.
Primeiro pense na área de check-out do seu App. O maior motivo de abandono de carrinho é um custo inesperado que aparece no momento de finalizar o carrinho, portanto, seja transparente com todos os custos desde o momento que o cliente está visualizando um produto.
Se seu processo de check-out já está validado e funcionando bem, campanhas de carrinho abandonado são a maneira de dar o incentivo que falta para os usuários converterem.
Quando um cliente adicionar um produto no carrinho, porém a compra ainda não aconteceu uma regra de automação de marketing será acionada, ela pode enviar uma mensagem alguns minutos após o evento acontecer ou até esperar mais de um dia, portanto é importante conhecer o perfil do seu cliente e qual sua janela de conversão.
Para melhorar a performance das mensagens tenha em vista personalizar seu conteúdo. Mensagens com conteúdo personalizado podem gerar até 2x mais conversão que mensagens genéricas.
Na Inngage você pode personalizar uma Notificação Push com o nome do cliente e nome do produto adicionado, exibir imagens de Rich Push do produto e direcionar o cliente automaticamente para a tela do carrinho quando clicar na mensagem.
Não fique preso também a um canal apenas, por exemplo, se seu cliente desinstalar seu App, você não conseguirá mais atingi-lo com Notificações Push, outros canais como SMS e E-mail podem ser utilizados para conquistar um novo download e também converter usuários.
Obtenha mais receita com compras repetidas
Clientes recorrentes são 9 vezes mais propensos a converter do que compradores de primeira viagem. Além disso, um cliente recorrente traz a receita equivalente à gerada por cinco novos clientes.
Se você já tem um todos eventos mapeados e integrados em uma ferramenta de CRM mobile, atingir esses usuários pode ser uma tarefa fácil:
1 – Segmente aqueles usuários que já fizeram compras com você e estão algum tempo sem realizar compras,
2 – Defina sua oferta. Se seu App tem produtos de alta recorrência você pode estimular venda de produtos já comprados, caso não seja o caso oferecer produtos parecidos ou condições especiais de compras podem interessar a esses usuários.
Por exemplo se eu comprei uma calça jeans no mês passado, posso me interessar por uma camisa, mas não outra caça jeans.
Para maximizar a conversão, você pode dividir o segmento “Usuários com compra” em grupos:
• Usuários que abriram seu aplicativo nos últimos 3 dias versus aqueles que não o acessaram por uma semana;
• Clientes que fizeram check-out de qualquer página de produto recentemente versus aqueles que não o fizeram;
• Usuários que adicionaram algo às suas listas de desejos e aqueles que não têm favoritos.
Personalize suas mensagens para diferentes categorias e veja como elas se convertem.
Aproveite as datas comemorativas
As datas comemorativas são uma grande oportunidade de engajar com seus consumidores, nessas datas o gasto médio por cliente é em media 17% a mais que em datas convencionais, podendo chegar até 25% para clientes recorrentes, portanto são importante gerador de receita para seu App.
Uma estratégia é criar campanhas com produtos e ofertas especiais para essas datas. Notificações Push com mensagens envolventes, emojis que tem vinculo com a data e a utilização de conteúdo rico irão de ajudar a dar mais vida e aumentar a conversão dessas campanhas.
Outra estratégia é segmentar usuários que estão com carrinho abandonado e impacta-los com um desconto de tempo limitado, pois eles podem estar apenas esperando uma melhor condição para realizar sua compra.
Não fique preso a datas comemorativas tradicionais como Natal, dia dos namorados, dia das mães, entre outras. Existem várias datas comemorativas que podem ter vinculo com sua marca.
Encurte o tempo médio para primeira compra com mensagens de onboarding
Aplicativos obtém 18% de sua receita no primeiro dia de sua instalação. Um fluxo de boas-vindas bem realizado pode ajudar seus novos usuários a converter de maneira mais rápida. Depois que eles percebem o valor do seu aplicativo, é mais provável que paguem por ele.
Não crie mensagens de boas-vindas genéricas, você pode enviar mensagens mais direcionadas utilizando segmentações específicas:
• Selecione aqueles que habilitaram uma avaliação gratuita, visualizaram produtos, adicionaram seu método de pagamento preferido;
• Distinga aqueles que não fizeram nada acima.
Usuários menos engajados podem precisar de um passo a passo mais inspirador que explicará sua proposta de valor. Por outro lado, aqueles que consideram uma compra em um futuro próximo estarão mais abertos a conhecer seus recursos, vantagens e receber benefícios.
Logicamente, um usuário não necessariamente fará uma compra imediatamente após concluir seu onboarding. No entanto, uma série de mensagens cuidadosamente elaborada para a jornada do consumidor, irá encoraja-los a engajar com o aplicativo e realizar a primeira compra.
Conclusão
Todas essas campanhas dependem do mesmo fator para acontecer: Ter uma visão unificada do perfil do usuário e conhecer de maneira unitária suas preferências, o que gostam, o que fazem no seu app entre outros.
Ferramentas como a Inngage ajudam a montar o perfil dos usuários e enviar mensagens personalizadas de acordo com sua jornada, impactando positivamente a experiência do usuário e gerando receita. Agende uma demo agora e veja como podemos ajudar a alavancar a receita do seu App.
Matheus Felix
Analista de Growth na Inngage