Uma pesquisa realizada entre 2019 e 2021 por plataformas digitais com mais de 2.5 bilhões de visitantes de e-commerces e varejo revelou que mais de 80% desse público são usuários anônimos. Isso significa que você pode estar deixando de atingir 4 a cada 5 potenciais clientes para os quais você desenvolve campanhas de marketing para seu negócio digital.

Quando falamos em campanhas de marketing, geralmente falamos em desenvolver campanhas para usuários ativos e cadastrados – também chamados de known users.

No entanto, é importante saber que esses usuários são uma parcela restrita de todo o público que trafega em sua estrutura digital, e possuir estratégias de adesão do público anônimo a sua base de leads/clientes certamente levará seu negócio digital ao próximo nível.

Isso porque desenvolver uma estratégia de engajamento para usuários anônimos é essencial para estimular a ativação (cadastro) do usuário, sua retenção sobre a marca e, consequentemente, sua monetização sobre o produto ofertado.  

Além disso, outros benefícios de desenvolver estratégias para engajar usuários anônimos são a possibilidade de diminuir seus custos com aquisição de novos usuários, bem como otimizar a coleta de dados primários – isto é, dados coletados diretamente de usuários que utilizam sua estrutura digital (site, app mobile, aplicação web, SaaS, entre outros).

Mas afinal, o que são usuários anônimos (e por que são tão importantes)?

Usuários anônimos são, basicamente, pessoas que tiveram algum nível de engajamento com a estrutura digital de uma marca sem, entretanto, estarem logados (cadastrados). Você certamente se lembrará de alguma vez que navegou por um e-commerce ou um varejo digital sem estar conectado a sua conta: nesse caso, você mesmo era um usuário anônimo. 

Para entender a importância desse público para o resultado do seu negócio digital, além das estatísticas apresentadas no início desse artigo, elencamos outras duas que certamente te convencerão da necessidade de desenvolver estratégias que abranjam esse público:

  • 12% dos clientes de e-commerces e varejistas digitais são usuários anônimos
  • Usuários anônimos tem quase 60% mais chance de realizar uma compra na primeira semana de engajamento com uma marca, se comparados aos usuários cadastrados.

Ou seja, usuários anônimos não apenas são uma grande parcela do público visitante de sites e apps mobiles, mas são também uma parte considerável do público que compra – e, ainda melhor, compra rapidamente!

Agora começa a fazer cada vez mais sentido desenvolver uma estratégia de engajamento para usuários anônimos, certo? Então se liga nessas 06 estratégias exclusivas que preparamos para você aplicar hoje mesmo no seu negócio digital!

01) Campanhas para criação de novas conta

Se o problema que queremos resolver é trazer essa imensa quantia de usuários anônimos para dentro da nossa base de leads e clientes, o primeiro passo é, logicamente, desenvolver uma estratégia para criação de novas contas por esses usuários. 

Para isso, você pode criar campanhas com mensagens dentro do seu aplicativo – in-app messages (IAM’s), in-browser messages (IBM’s), etc –  através de plataformas de engajamento, como a inngage, estimulando o cadastro desses usuários em seu app ou site!

 Lembre-se de destacar os benefícios da criação de uma conta, como a possibilidade de gerar listas de desejos, favoritar produtos ou mesmo acompanhar os pedidos realizados. Você pode, inclusive, oferecer cupons de desconto para novas contas utilizarem na primeira compra em seu site ou aplicativo!

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02) Campanhas para testes gratuitos para novos usuários

Essa estratégia é muito bem-vinda para aplicativos com planos premium ou softwares disponibilizados como serviço (SaaS). A ideia é estimular o cadastro de usuários oferecendo, em troca, um período de avaliação gratuita de todas as funcionalidades premium do seu produto. 

Lembre-se que, uma vez que você convencer um usuário anônimo a desfrutar de tudo que seu produto pode oferecer, será muito mais fácil convencê-lo a se tornar um usuário premium e manter os recursos pagos com os quais agora está acostumado. 

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03) Campanhas de Pesquisa de Preferências dos Consumidores

Embora usuários anônimos não estejam cadastrados e gerando dados que possamos analisar, mensurar e utilizar como base em nossas campanhas direcionadas, isso não significa que não podemos interagir com eles e entender suas preferências. 

É possível desenvolver campanhas de interação com esse público através de pesquisas, solicitando respostas como forma de otimizar a experiência deles dentro do seu site ou app mobile.

Você pode perguntar, por exemplo, qual o tipo de roupa que eles gostariam de ver hoje ou para qual compromisso gostariam de comprar roupas novas  – no caso de um e-commerce de vestuário.

Essa é uma ótima forma de minerar mais dados sobre o usuário anônimo que está visitando sua estrutura, criar um primeiro contato extremamente receptivo e, ainda por cima, desenvolver um estudo de mercado com um amplo espaço amostral de usuários – praticamente sem custos extras!

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04) Exiba pop-ups de saída para estimular a conversão de usuários anônimos

Outra vez, certamente você se lembrará de alguma situação onde estava navegando em algum site e, quando foi fechar a aba, foi ‘surpreendido’ por uma notificação pop-up que saltou sobre sua tela e te entregou 10% de desconto na forma de um cupom!

Esses são os pop-ups de saída, desenvolvidos como última tentativa de fisgar o usuário e tentar converter aquela sessão anônima numa venda ou, em nosso caso, num cadastro. 

Você pode, ainda, combinar essa estratégia com a estratégia número 1 ou número 2 e oferecer cupons de desconto ou períodos de avaliação gratuita para usuários que demonstrarem desinteresse em permanecer na sua página após terem contato com o preço do seu produto. 

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05) Recupere usuários anônimos que desistiram de se cadastrar no seu site ou app 

Essa estratégia é para recuperar os usuários que iniciaram o processo de onboarding no seu app ou site, mas não completaram todo o processo de cadastro – seja por falta de adesão de um método de pagamento ou qualquer outra informação sem a qual não é possível considerar o usuário 100% cadastrado.

Aqui é importante usar todo o arsenal de canais de comunicação que você tiver disponível a seu favor: e-mail, notificações push mobile, notificações push web, etc. Utilize toda e qualquer informação que o usuário ainda não cadastrado tenha deixado disponível para você e sua empresa na tentativa de convertê-lo. 

É importante, claro, manter a comunicação sempre clara e objetiva, relembrando o lead dos benefícios que sua solução oferece, bem como de quais passos ele deve seguir – a partir de onde o cadastro foi interrompido – para poder finalmente desfrutar do seu produto!

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A partir dessas estratégias – e, principalmente, da mescla delas numa estratégia mais completa e otimizada – é possível não apenas converter usuários anônimos em usuários cadastrados, mas também torná-los clientes ativos e fidelizados ao seu negócio. 

Se você ainda possui dúvidas de como implementar na prática essas estratégias dentro da sua empresa, é só clicar aqui e entrar em contato com um consultor da Inngage! Será um prazer ajudar você e seu negócio a transformar o  público de usuários anônimos numa base de clientes satisfeitos com sua solução!

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