Você está buscando maneiras de aumentar o número de downloads do seu aplicativo na App Store? O design do ícone do seu aplicativo pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Por isso, é importante criar um ícone atraente e reconhecível que faça o usuário parar e dê uma olhada em seu aplicativo. Um ícone de aplicativo atraente e bem projetado pode ter várias vantagens para o sucesso de um aplicativo, incluindo:

  1. Destaque na loja de aplicativos: Um ícone bem projetado ajuda a chamar a atenção dos usuários na loja de aplicativos, aumentando as chances de instalação do app.
  2. Identidade visual: O ícone é o elemento mais reconhecível de um aplicativo e pode ser usado para criar uma identidade visual sólida da marca.
  3. Fácil reconhecimento: Um ícone bem projetado é fácil de reconhecer e lembrar, facilitando para que os usuários encontrem e usem o aplicativo. Além do mais, a partir da atualização do iOS 15, foi removido o nome do aplicativo das Notificações Push, sendo o ícone o único elemento visual para reconhecer qual App enviou determinada mensagem.
  4. Taxa de clique de Notificações Push: Aplicativos com ícones bem projetados tendem a ter taxas de abertura de Notificações Push mais altas, pois os usuários são mais propensos a reconhecer e lembrar do app. Além disso, se o ícone do aplicativo não for atraente o suficiente, os usuários podem ser menos propensos a clicar na notificação push, pois não estão familiarizados ou emocionalmente ligados ao aplicativo.

Em resumo, um ícone de aplicativo bem projetado pode ter um impacto significativo na percepção e sucesso de um aplicativo. Aqui estão 5 dicas para ajudá-lo a criar um ícone de aplicativo que se destaque.

1.Use uma forma ou símbolo único para o seu ícone de aplicativo:

O ícone de seu aplicativo deve ser fácil de reconhecer instantaneamente, mesmo quando houver dezenas de outros aplicativos na tela do usuário. Alguns exemplos de aplicativos que usam formas ou símbolos únicos como ícones são o Dropbox, o Airbnb e o Google Maps. Confira alguns exemplos:

5-dicas-para-criar-o-icone-de-aplicativo-perfeito

2. Mantenha o seu ícone de Aplicativo simples:

Evite adicionar muitas cores ou imagens ao ícone do seu aplicativo. O melhor é se concentrar em um elemento ou conceito, ao invés de incluir vários recursos em um pequeno ícone. A menos que seu aplicativo seja de jogos, é melhor manter o ícone simples e fácil de reconhecer.

3. Não inclua palavras:

Não é recomendável incluir palavras longas no ícone do seu aplicativo, pois elas podem ser difíceis de ler em tão pouco espaço. Em vez disso, use apenas a primeira letra da sua empresa ou marca, como no ícone da Nike ou da eBay. Confira outros exemplos:

5-dicas-para-criar-o-icone-de-aplicativo-perfeito

4. Escolha cores vibrantes:

Certifique-se de que o ícone do seu aplicativo tenha boa aparência em uma variedade de planos de fundo. Cores vibrantes ajudam a destacar seu aplicativo dos demais instalados pelo usuário e na imagem de fundo. Escolha a cor com cuidado, pois o azul é uma cor comum e pode se misturar com a concorrência.

5. Teste A/B em diferentes versões feitas para o ícone de App:

Antes de submeter o seu aplicativo para aprovação na Apple, crie diversas versões do ícone. Use ferramentas como o teste de cinco segundos do Usabilityhub ou Pickfu para obter reações dos usuários antes da publicação. Não teste o ícone diretamente na loja de aplicativos, pois isso pode levar a uma aprovação demorada.

Testar um novo ícone na própria loja de aplicativos – usando o volume de downloads de aplicativos para avaliar seu sucesso – é arriscado porque leva em média nove dias para que seu aplicativo seja aprovado novamente. Portanto, se você observar uma queda repentina ao atualizar o ícone do aplicativo, pode levar cerca de nove dias para reverter para o ícone do aplicativo anterior se o novo falhar.