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Segmentação de clientes: saiba porque é essencial para sua estratégia de Mobile Marketing.

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Matheus Felix

29 de março de 2023

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O engajamento do usuário é um aspecto crucial da estratégia de marketing de qualquer empresa. Assim sendo, a segmentação de clientes tornou-se a melhor maneira de se comunicar e construir laços mais fortes com os clientes.

Para a maioria das pessoas, os dispositivos móveis se tornaram praticamente extensões de nós mesmos. E, como resultado, esses dispositivos se tornaram um meio muito importante para as empresas alcançarem os consumidores. Entretanto, à medida que o marketing avança cada vez mais no ambiente mobile, torna-se essencial estratégia de mobile marketing focada na construção da experiência do usuário e seu contexto, preferências e objetivos pessoais.

Não importa o segmento da sua marca, cada um de seus usuários é único – e cada um reagirá de maneira diferente às suas campanhas de marketing. Muitas empresas desperdiçam recursos direcionando seus anúncios a usuários que provavelmente não responderão. Sem mencionar que bombardear os usuários com mensagens genéricas é uma das principais causas de desinstalações. Quantas vezes não nos sentimos incomodados em ver um anúncio irrelevante ou que apareceu pela milésima vez para nós durante o dia.

Quer saber mais sobre porque a segmentação de clientes é essencial para sua estratégia de Mobile Marketing?

Continue conosco e avance por este post dedicado ao assunto!

 

O que é Segmentação de Clientes?

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Em linhas gerais, a segmentação de clientes ou de audiências permite que as empresas criem campanhas com maior probabilidade de alcançar as pessoas com potencial maior de conversão se baseando em dados sem desperdiçar dinheiro com impressões ou usuários que não estão prontos para comprar. Além disso, sua empresa será capaz de personalizar as mensagens de maneira mais eficaz no funil.

Além disso, existem alguns tipos diferentes de segmentação para campanhas de mobile marketing. Os tipos mais comuns são:

  • Segmentação demográfica – ou seja, baseada em gênero, idade, ocupação, estado civil, renda, etc. Essa segmentação é uma das mais básicas. Cada grupo tende a ter um padrão de interesse coletivo comum, então será muito mais fácil sua marca anunciar para o perfil correto.
  • Segmentação geográfica – com base no país, estado ou cidade de residência. Os dados são coletados de usuários que já compartilharam informações pessoais em aplicativos ou sites. Uma aplicação estratégica dessa segmentação é uma empresa com atuação restrita a uma cidade ou estado.
  • Segmentação tecnológica – essa segmentação é baseada em tecnologias, software e dispositivos móveis preferidos.
  • Segmentação psicográfica – baseada em atitudes pessoais, valores, interesses ou traços de personalidade. Por exemplo, usuários que diariamente instalam e engajam com apps de notícias ou de conteúdos.
  • Segmentação Comportamental – com base em ações, hábitos de consumo, histórico de navegação, valor médio do pedido, etc. Aqui um bom exemplo são pushs de apps de delivery com descontos que impactam os usuários que costumam pedir comida em determinados horários.

 

Motivos para usar segmentação de público a favor da sua estratégia

Agora que já falamos sobre os principais tipos de segmentação, iremos discorrer sobre como você pode implementar essa estratégia em suas próprias campanhas e razões pelas quais a segmentação pode impulsionar seus resultados.

 

1 – A segmentação de público torna mais fácil conhecer seus clientes

O público do seu negócio está em constante evolução. As necessidades do usuário evoluem com as novas tecnologias e tendências. Assim, as empresas precisam se manter atentas a essas mudanças para conquistar e reter os usuários. Mas como uma empresa se mantém atualizada e relevante?

A resposta é: conhecendo seu usuário a partir de segmentação de audiências.

A segmentação de público permite gerenciar uma gama complexa de dados do usuário com precisão e eficiência. Portanto, a segmentação de audiências tem tudo a ver com o reconhecimento de quem são os usuários são indivíduos, quais seus objetivos e desejos.

A segmentação transforma cada interação individual do usuário em informações importantes para que sua empresa possa oferecer conteúdos, produtos e serviços mais relevantes no timming certo.

 

2 – Entregue campanhas de marketing personalizadas para o público certo

Existem várias estratégias para executar campanhas de marketing móvel personalizadas. Alguns exemplos são: notificações e SMS no aplicativo em que é possível estimular o usuário a realizar ações específicas. Você também pode direcioná-los para recursos e produtos que possam interessá-los.

No nível mais básico, você pode personalizar as seleções de produtos e promoções de acordo com as preferências, interesses e comportamento do usuário. Se um determinado usuário pratica atividade física, porque não impacta-lo com promoções de artigos fitness do seu catálogo. Você também pode personalizar os produtos em destaque na conta dela em seu app para complementar as compras anteriores.

Além disso, você pode usar a segmentação de audiência para excluir determinados públicos das campanhas também. Os consumidores que continuarem recebendo marketing desalinhado com seus gostos e hábitos poderão facilmente deixar de consumir da sua marca. Não faz sentido um vegano receber um push de promoção de carne, não é mesmo?

 

3 – A segmentação de clientes torna um automação de marketing mais eficiente

Automações em mobile marketing são comuns, otimizando o tempo e carga de trabalho ao executar tarefas que consomem muito tempo para serem realizadas manualmente. Você pode implementá-lo para realizar desde personalizações de comunicações e campanhas, até notificações e análises. Mas enquanto a automação já simplifica e melhora significativamente seus esforços de marketing, a segmentação de audiência amplifica seu poder e escalabilidade, interagindo com os usuários em tempo real ao processar rapidamente os dados da jornada do usuário.

 

Como a Inngage te ajudará a usufruir da segmentação de clientes da maneira correta?

Se você está em busca de uma estratégia inteligente para construir conexões mais fortes com sua base de clientes, a segmentação de usuários mobile através de plataformas como a Inngage pode ser uma excelente alternativa.

Transformamos dados em conversões, identificando quem são seus usuários, quais suas preferências e criando experiências únicas e criativas através de uma comunicação personalizada.

Automatize suas campanhas por meio de Push Notifications, In-app messages, entre outros canais, de forma contextualizada. É hora de desbloquear as melhores estratégias de Mobile Marketing para o seu App. Entre agora mesmo em contato conosco que iremos te ajudar!

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Matheus Felix

Analista de Growth na Inngage

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