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05 Tendências do Marketing Digital Mobile Para 2024

Márcio Rodrigues

3 de janeiro de 2024

Imagem de destaque: 05 estratégias de Mobile Marketing para 2024.

Chegamos ao final do desafiador ano de 2023. Mais um ano com muitas inovações tecnológicas e repleto de eventos significativos no campo do marketing mobile. E nada melhor do que encerrar o ano vislumbrando as principais tendências do setor para o próximo ano.

À medida que o setor vem se deparando com alguns paradoxos como segurança de dados, alto custo em investimentos e uma busca insaciável por experiências e serviços digitais aperfeiçoados, uma nova perspectiva emerge do horizonte: a inteligência artificial.

Surgindo como a principal tendência para o mercado marketing mobile, suas capacidades sofisticadas de machine learning e análise de comportamento do usuário estão revolucionando a maneira como as marcas se conectam com os consumidores em dispositivos móveis, proporcionando experiências personalizadas e interações mais intuitivas.

Essa inovação tecnológica está definindo o novo padrão para campanhas de marketing mobile, prometendo maior eficácia e engajamento do usuário.

Para você mergulhar neste oceano vasto de tendências, a Inngage listou as 05 principais tendências para o marketing mobile que vão bombar em suas estratégias de aquisição e vendas em 2024.

 

Porque pensar em marketing Mobile

O foco em marketing mobile se tornará ainda mais crucial em 2024, pois a maioria dos consumidores agora acessa informações e realiza compras por meio de dispositivos móveis.

Esta tendência transformou o mobile em um canal essencial para o engajamento do consumidor, oferecendo às marcas uma oportunidade única de se conectar com seu público de maneira direta e personalizada.

Além disso, o marketing mobile permite estratégias altamente segmentadas e medição precisa do comportamento do usuário, tornando-o uma ferramenta indispensável para empresas que buscam maximizar o impacto e a eficiência de suas campanhas de marketing digital.

Ao abordar um planejamento de marketing integrativo que una todas as estratégias de comunicação e venda, harmonizando tecnologia e objetivos de negócios é um grande desafio, segundo este artigo publicado no Ecommercebrasil, um popular fórum que reúne grandes marcas do setor, como: Magalu, Infracommerce, Pagarme, PagBrasil e outras. Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

A importância das estratégias de Marketing Mobile

E por falar em estratégias, prepare-se para 2024, pois alcançar o seu público, e saber onde ele está mais ativo, através de mensagens e ofertas adaptadas ao contexto e preferências individuais será ainda mais desafiador

Por isso, é necessário estar atento aos insights valiosos sobre o comportamento do usuário, facilitando a otimização contínua das campanhas e uma maior eficácia na conversão. Confira abaixo algumas tendências que facilitarão a sua estratégia:

 

1 – Aproveitando ao máximo o uso da Inteligência Artificial (IA) e seus recursos

Com a ascensão definitiva da inteligência artificial, houve uma transformação na maneira como marcas e consumidores interagem. Para maximizar o potencial deste recurso, é essencial entender sua natureza conversacional e as necessidades específicas dos usuários.

Considere, por exemplo, um usuário procurando por “cozinha planejada”. A habilidade da sua marca em fornecer uma resposta precisa e relevante através de um assistente virtual é vital. Adapte seu conteúdo para um diálogo fluido, prevendo possíveis perguntas dos usuários e oferecendo respostas diretas e úteis.

É importante também reconhecer que as palavras-chave usadas em buscas por voz diferem das digitadas, então ajuste sua estratégia de SEO para abranger ambas. Contextualize suas respostas, enfatizando informações locais e disponibilidade, já que muitos usuários buscam soluções perto deles.

Saiba mais em: Como a IA revoluciona as copys de Web Push Notifications

Mantenha suas respostas focadas e pertinentes, atendendo às necessidades dos usuários e proporcionando informações valiosas. Vá além das respostas óbvias, agregando valor com insights adicionais.

Além disso, teste regularmente suas respostas e faça ajustes com base no feedback dos usuários para assegurar que as interações com assistentes virtuais sejam eficientes e benéficas.

Ao otimizar sua abordagem para ia em marketing mobile, você não só melhora a experiência do usuário, mas também fortalece a comunicação da sua marca e se estabelece como uma fonte confiável de informações para seus clientes.

 

2 – Esteja atento à privacidade dos seus usuários

Pesquisas realizadas pela equipe do Google concluíram que marcas que respeitam a privacidade dos usuários apresentam melhores desempenhos em seus anúncios.

Segundo a gigante da tecnologia, experiências negativas relacionadas à privacidade dos dados são vistas pelos usuários com a mesma seriedade de um ‘roubo’.

Vazamentos de dados, uso indevido ou captura de informações sem consentimento são motivos suficientes para que 43% dos usuários decidam mudar de marca permanentemente.

Por essa razão, é crucial não apenas criar campanhas para coletar dados dos usuários, mas também investir em uma plataforma segura e confiável para o armazenamento desses dados. Afinal, você não quer arriscar perder a confiança dos seus usuários por conta de falhas na coleta e armazenamento de informações pessoais, certo?

Portanto, esteja atento à maneira como adquire esses dados, sempre de forma limpa, segura e respeitando a privacidade dos clientes que confiam na sua marca, isso fará a diferença em sua estratégia de marketing mobile.

Uma dica valiosa é contar com uma plataforma de engajamento que centralize e armazene as informações dos clientes de forma segura e confiável. Assim, você pode se concentrar no que faz de melhor, delegando essa parte técnica, mas extremamente importante, a profissionais que lidam com isso diariamente.

 

3 – Trabalhe suas automações de Marketing

O mercado digital em evolução demanda o uso de automações de marketing ao longo de toda a jornada do consumidor.

Isso inclui fluxos de mensagens, cadências de e-mail marketing e o disparo programado de notificações. Todas essas ferramentas são cruciais para o sucesso de sua estratégia digital.

Afinal, os clientes apreciam receber atualizações sobre o status de seus pedidos ou serem informados sobre novas promoções. O objetivo das automações é manter um contato contínuo e consistente com o cliente/usuário antes, durante e após a compra.

Assim, você assegura que a comunicação seja efetiva e que o novo lead seja atendido em qualquer fase da jornada de compras. Aqui, a importância de ter uma plataforma de engajamento ao seu lado se destaca, auxiliando na criação, disparo e gestão desses fluxos e cadências.

Além disso, é essencial coletar dados sobre a taxa de abertura (CTR) e as conversões realizadas. Com essas métricas, é possível otimizar continuamente os disparos para assegurar a aplicação da melhor estratégia possível.

 

4 – Personalize a experiência do seu usuário

Uma boa personalização vai além de simplesmente incluir o nome do lead no assunto do e-mail marketing. Envolve compreender profundamente as necessidades, desejos, dores e comportamentos de consumo do seu público.

Com essas informações, desenvolver conteúdos e produtos que realmente despertem interesse e solucionem problemas específicos fica muito mais fácil.

É também fundamental estabelecer uma cultura de coleta de feedback de seus usuários. Com esses dados, você poderá aprimorar seu produto de acordo com as necessidades do que realmente importa: o cliente.

No fim das contas, personalizar a experiência do usuário significa colocá-lo no centro da dinâmica do seu negócio. São para eles que os produtos são desenvolvidos, ofertados e, obviamente, vendidos.

Manter os usuários no foco das suas estratégias é, portanto, crucial para a saúde a longo prazo da sua marca.

Que tal saber mais sobre porque os apps precisam investir mais em personalização e na jornada de seus usuários? Clique aqui e descubra!

5 – Explore todos os recursos das Rich Push Notifications

Se em 2023 as notificações push cresceram, em 2024 a expectativa é ainda maior!

Elas ganharam novos formatos, layouts e funcionalidades, expandindo ainda mais as possibilidades de uso dessa ferramenta. As notificações que se limitavam a textos simples agora são consideradas ultrapassadas.

Atualmente, é possível criar e enviar notificações enriquecidas com mídia e até informações específicas de aplicativos, por exemplo, o status de uma corrida em um app de transporte.

Essas são conhecidas como Rich Push Notifications e devem ser uma parte integral da sua estratégia de mobile marketing, já que essas mensagens apresentam taxas mais altas de abertura, redirecionamento e, naturalmente, conversão.

 

[BÔNUS] Uso da realidade aumentada e virtual

Se você chegou aqui, aqui vai um bônus em nossa lista de tendências: uso da realidade aumentada e virtual.

Incorporar Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) em estratégias de marketing mobile possibilita experiências cada vez mais imersivas e marcantes aos usuários. Essas tecnologias criam um canal único para uma conexão mais profunda e significativa com o público. Para começar essa integração, é crucial identificar onde a RA e RV se encaixam de forma relevante.

Por exemplo, se sua empresa comercializa geradores de energia residenciais a preços acessíveis, você pode criar modelos virtuais que demonstrem como o produto se integra ao ambiente do cliente.

Desenvolver conteúdo interativo é também fundamental, variando desde simulações de uso até demonstrações em tempo real, permitindo que os usuários explorem produtos ou serviços através de dispositivos móveis.

A usabilidade é um aspecto chave. As experiências de RA e RV devem ser intuitivas e de fácil acesso para garantir maior engajamento dos clientes.

Além disso, é fundamental que essas experiências tragam valor real aos clientes, mostrando como seus produtos ou serviços podem solucionar problemas e satisfazer necessidades específicas.

Ignorar esses recursos pode ser um erro grave em sua estratégia, afetando significativamente os resultados das suas campanhas.

A Inngage, especialista em Notificações Push, oferece tudo o que você precisa para maximizar o alcance e o potencial de vendas dessa ferramenta.

Desenvolva um plano estratégico que incorpore essas tendências e assegure um ano de 2023 repleto de sucessos para o seu negócio.

E se você ainda tem dúvidas sobre como implementar essas ideias, a Inngage está pronta para ajudar: entre em contato e agende sua demonstração hoje mesmo!

Márcio Rodrigues

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