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5 dicas práticas de como aumentar a taxa de abertura das suas notificações

Nathan Pinheiro

13 de novembro de 2018

Sabemos que, dentre seus vários objetivos, uma das principais funções das Push Notifications é trazer os seus clientes de volta para o seu aplicativo, e para isso é preciso que suas notificações realmente agreguem valor para os usuários.

Porém, existe uma importante métrica a ser trabalhada para que essa função seja executada com maestria, estamos falando do Open Rate das suas notificações. O Open Rate, ou índice de abertura representa a porcentagem das notificações enviadas que são, de fato, abertas.

Esse índice possui suma importância pois, através dele, conseguimos analisar através de dados reais quais tipos de campanhas mais interessam e fazem sentido para os seus usuários, o que faz com que eles voltem a utilizar o seu App.

Portanto, assim como o assunto de um e-mail, precisamos ser assertivos nas informações para fazer com que o seu Open Rate aumente significantemente. Para isso, trouxe aqui algumas dicas que podem ser utilizadas para levar o seu usuário a realmente abrir as suas notificações:

1-Use os dados da última atividade do seu usuário

Muitas vezes acessamos um aplicativo para realizar determinada tarefa porém, por qualquer motivo que seja, deixamos essa atividade de lado e simplesmente esquecemos de terminá-la.

A partir desse tipo de acontecimento podem ser utilizadas assertivas Push Notifications para resgatar o seu usuário de volta para o App. Com essa estratégia unimos o valor proporcionado para o usuário com o seu retorno constante para o aplicativo.

Exemplo:

  • “Fulano, finalize o cadastro das suas preferências para receber promoções personalizadas! ;)”
  • “Aproveite o feriadão pra completar o módulo 3 do seu curso!”

2- Aproveite dos números e percentuais

Uma excelente maneira de captar a atenção do seu usuário na sua notificação é com o uso de algarismos numéricos e percentuais. É importante ressaltar que devemos evitar números escritos por extenso, pois eles exigem maior atenção e podem ser deixados de lado. Confira alguns exemplos:

  • ” Veja como aumentar a sua produtividade em 15% com o App”
  • “Confira essas 3 funcionalidades que vão transformar seu dia”

3-Personalize

Ao longo da experiência do usuário no seu App, vários dados podem ser coletados, como suas preferências, histórico de compras e algumas informações de seu perfil.

Com dados personalizados, conseguimos trazer um maior interesse, relevância e impacto positivo para o seu cliente. Como neste exemplo:

-João possui um aplicativo de delivery de comidas, pelo seu histórico de compras vimos que João pede uma pizza todos os dias, com esses dados o aplicativo lança a seguinte notificação:

  • “Oi João, vamos pedir a pizza de hoje? Confira aqui todas as pizzarias abertas!”

4-Use palavras-chave do seu negócio

Lembre se porque seu App foi baixado, ele busca cumprir um determinado objetivo, certo? Busque realçar e reativar a importância desse objetivo no dia a dia do seu cliente.

Use das Push Notifications para lembrar seu usuário sobre o que ele pode fazer com seu App e o resgate à utilização.

5-Deixe seu usuário curioso

Pode parecer brincadeira, mas instigar a curiosidade do seu usuário pode ser uma excelente estratégia trazê-lo de volta ao seu App. Essa estratégia vem sendo bastante utilizada em muitos e-mail marketing para levar os inscritos a abrir o e-mail.

Esta técnica geralmente é escrita em duas etapas. Uma que introduz algo surpreendente e outra que incentiva o usuário a abrir a notificação. Veja alguns exemplos:

  • “Ganhe R$300,00 por dia com esse App. Veja como!”
  • “Obtenha até 80% de desconto nessa Black Friday. Faça aqui seu cadastro!”

Por fim, se coloque no lugar do seu cliente!

Assim como eu disse, o Open Rate não é nada além da taxa de abertura de suas notificações. Para fazer com que esse índice aumente, várias estratégias podem ser aplicadas, desde ideias criativas até uma análise comportamental do seu usuário.

Para qualquer caso que seja é importante ter algo em mente, sempre pense como se você mesmo estivesse recebendo essa notificação. Você acessaria o seu App? Se a resposta é sim, muito provavelmente você verá um aumento em seu Open Rate.

Nathan Pinheiro

Head de Growth da Inngage, apaixonado por Customer Experience e Mobile Marketing. Adoro viajar, aprender coisas novas e estar sempre buscando minha melhor versão!

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