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Estratégias de Marketing Interativo para dobrar os resultados do seu app na Copa do Mundo.

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Matheus Felix

29 de novembro de 2022

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Black Friday & Copa do Mundo: oportunidades para aumentar seus resultados digitais!

O segundo semestre de 2022 será marcado por diversos eventos que prometem trazer grandes oportunidades de vendas para diversos setores da economia brasileira, em especial para o mercado digital. 

Eleições, Black Friday e, principalmente, a Copa do Mundo do Catar criam um cenário favorável ao aumento das vendas ao longo dos últimos meses de 2022, e as empresas digitais que quiserem surfar nessa onda devem estar preparadas desde já para desenhar suas estratégias de marketing alinhadas a esse aumento notável de giro de capital na economia. 

A AbComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – prevê que o setor de e-commerce brasileiro deverá encerrar o ano com um faturamento de aproximadamente R$ 165 bilhões. Outros indicadores, como dados da MCC-ENET, apontam que o comércio digital cresceu 13% já no primeiro semestre deste ano. 

E esses números podem subir ainda mais, caso os estrategistas de marketing trabalhem para aproveitar ao máximo as oportunidades comerciais geradas a partir desses eventos.

A Copa do Mundo é um evento visto como motivo de festa pela maioria dos brasileiros, motivo que justifica o impulsionamento da compra de produtos online – especialmente produtos com temática de futebol e relacionados à própria copa.

Analisando esse contexto, a Inngage separou estratégias de Marketing Interativo para ajudar você e seu negócio a se prepararem com antecedência para o aumento de tráfego de usuários e transformar todo esse tráfego em crescimento e engajamento do público do seu app. 

O que é Marketing Interativo – e por que utilizá-lo?

O Marketing Interativo é uma estratégia que utiliza a interação do público com pontos de contato com a marca para obter diversos dados relevantes para o desenho da estratégia de crescimento do produto ou do negócio. 

Dialogar com seu público é fundamental dentro do Marketing 4.0, segundo Phillip Kotler – considerado por muitos especialistas como o pai do marketing moderno. Isso porque desta forma o público se sente não apenas o ponto final da jornada, mas sim o centro de toda a operação do negócio. 

E, de fato, assim deve ser. Ao ouvir e centralizar a opinião do consumidor na operação do business e na tomada de decisões estratégicas, é possível não apenas estreitar a relação entre empresa e cliente, como também obter diversos feedbacks que contribuirão para otimização do negócio e, consequentemente, alavancagem dos resultados. 

Como aplicar o Marketing Interativo na prática? 

Basicamente, trabalhar com Marketing Interativo é fornecer pontos de contato, com foco no diálogo com o público, para coletar dados pessoais dos usuários e experiências de uso a fim de aprimorar a jornada do consumidor dentro do seu negócio. 

A seguir, listamos 04 possíveis estratégias de Marketing Interativo que você pode – e deve – implementar nas campanhas de marketing do seu app, e-commerce ou plataforma digital para aproveitar o aumento de tráfego durante as oportunidades citadas no início deste artigo. 

 01.Pesquisas de Opinião

Disponibilizar pesquisas de opinião a clientes e leads pode ser uma ótima oportunidade de entender como seu negócio é visto de fora. 

A opinião dos clientes é essencial para entender a satisfação do seu público com a solução oferecida, enquanto a opinião de leads é importante para mapear pontos de melhoria nas campanhas de marketing.

Por exemplo, através das opiniões dos clientes, é possível entender se o produto atendeu às expectativas e, se não, por quais motivos. Através das opiniões dos leads, por outro lado, é possível entender se o valor da solução está sendo comunicado de maneira correta e, se não, como consertar isso. 

Para incentivar a resposta às pesquisas, você pode oferecer descontos em planos/aquisições do seu produto, períodos de teste gratuito, etc. 

 02.Personalização da Experiência

Clientes e leads sentem-se muito mais à vontade para fechar negócios quando são tratados de maneira humanizada – e não apenas como um id de usuário dentro de uma base de dados. 

Possuir um ferramental tecnológico que permita a aquisição de dados pessoais de usuários e o posterior agrupamento desses usuários em conjuntos com mesmo comportamento de consumo ajudará sua empresa a melhorar a eficiência com que os conteúdos/mensagens são entregues e recebidos. 

Personalizar a experiência do seu usuário em seu app ou plataforma fará com que ele se sinta muito mais próximo à sua marca – e disposto a comprar de você. Pense nisso como uma forma de direcionar tanto a sua comunicação quanto a jornada de cada usuário dentro da sua plataforma. 

Você pode utilizar essa personalização em todos os pontos de contato da sua marca com o cliente, como e-mails, push notifications, seu próprio app/site, etc.

03. In App Messaging

Assim como as Notificações Push, as In-App Messaging – ou mensagens dentro dos  aplicativos – também são mensagens curtas e atrativas, mas possuem formatos (layouts) e funcionalidades que podem ser distintas.

Esse tipo de mensagem, como seu próprio nome diz, vive ‘dentro’ dos limites da aplicação, isto é, aparece apenas durante o uso do app.

Até por essa natureza, essas mensagens recebem como público pessoas com possibilidade muito maior de interesse e engajamento, e deve ser utilizada de forma a aproveitar esse público quente para maximizar a conversão desejada. 

Temos um conteúdo específico sobre In App Messaging, caso você queira saber mais, é só clicar aqui!

04. Rich Push Notifications

Por fim, mas não menos importante, usar e abusar de Rich Push Notifications alavancará os resultados de engajamento do público com as mensagens enviadas. 

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As Rich Push Notifications são Notificações Push que, já há algum tempo, suportam estruturas muito mais chamativas e interativas a seus usuários.

É possível incluir, além das tradicionais mensagens com textos e emojis, notificações com imagens, vídeos, botões clicáveis e muito mais.

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É possível, também, utilizar todas as estratégias citadas em conjunto para gerar campanhas completas e extremamente integradas. 

Por exemplo, criar campanhas de Rich Push Notifications personalizadas, convidando usuários a responder pesquisas de opinião podem ser uma solução para atrair mais respostas e, consequentemente, aumentar a base de dados a serem utilizados nas decisões estratégicas do business.

Se você ainda possui dúvidas sobre Marketing Interativo ou sobre como aplicá-lo na prática dentro do seu negócio, não deixe de nos enviar uma mensagem através do canal de contato da Inngage. 

Somos a maior plataforma de engajamento de apps mobiles do Brasil, e temos soluções desenhadas para suas necessidades de comunicação em todos os canais de contato com seus usuários, seja através mensagens in-app, SMS, Whatsapp, e-mail, ou integrações próprias do seu negócio (API’s). Entre em contato e agende sua demo grátis hoje mesmo!

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Matheus Felix

Analista de Growth na Inngage

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