Estratégias de Marketing Interativo para dobrar os resultados do seu app na Copa do Mundo.
Matheus Felix
29 de novembro de 2022
Black Friday & Copa do Mundo: oportunidades para aumentar seus resultados digitais!
O segundo semestre de 2022 será marcado por diversos eventos que prometem trazer grandes oportunidades de vendas para diversos setores da economia brasileira, em especial para o mercado digital.
Eleições, Black Friday e, principalmente, a Copa do Mundo do Catar criam um cenário favorável ao aumento das vendas ao longo dos últimos meses de 2022, e as empresas digitais que quiserem surfar nessa onda devem estar preparadas desde já para desenhar suas estratégias de marketing alinhadas a esse aumento notável de giro de capital na economia.
A AbComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – prevê que o setor de e-commerce brasileiro deverá encerrar o ano com um faturamento de aproximadamente R$ 165 bilhões. Outros indicadores, como dados da MCC-ENET, apontam que o comércio digital cresceu 13% já no primeiro semestre deste ano.
E esses números podem subir ainda mais, caso os estrategistas de marketing trabalhem para aproveitar ao máximo as oportunidades comerciais geradas a partir desses eventos.
A Copa do Mundo é um evento visto como motivo de festa pela maioria dos brasileiros, motivo que justifica o impulsionamento da compra de produtos online – especialmente produtos com temática de futebol e relacionados à própria copa.
Analisando esse contexto, a Inngage separou estratégias de Marketing Interativo para ajudar você e seu negócio a se prepararem com antecedência para o aumento de tráfego de usuários e transformar todo esse tráfego em crescimento e engajamento do público do seu app.
O que é Marketing Interativo – e por que utilizá-lo?
O Marketing Interativo é uma estratégia que utiliza a interação do público com pontos de contato com a marca para obter diversos dados relevantes para o desenho da estratégia de crescimento do produto ou do negócio.
Dialogar com seu público é fundamental dentro do Marketing 4.0, segundo Phillip Kotler – considerado por muitos especialistas como o pai do marketing moderno. Isso porque desta forma o público se sente não apenas o ponto final da jornada, mas sim o centro de toda a operação do negócio.
E, de fato, assim deve ser. Ao ouvir e centralizar a opinião do consumidor na operação do business e na tomada de decisões estratégicas, é possível não apenas estreitar a relação entre empresa e cliente, como também obter diversos feedbacks que contribuirão para otimização do negócio e, consequentemente, alavancagem dos resultados.
Como aplicar o Marketing Interativo na prática?
Basicamente, trabalhar com Marketing Interativo é fornecer pontos de contato, com foco no diálogo com o público, para coletar dados pessoais dos usuários e experiências de uso a fim de aprimorar a jornada do consumidor dentro do seu negócio.
A seguir, listamos 04 possíveis estratégias de Marketing Interativo que você pode – e deve – implementar nas campanhas de marketing do seu app, e-commerce ou plataforma digital para aproveitar o aumento de tráfego durante as oportunidades citadas no início deste artigo.
01.Pesquisas de Opinião
Disponibilizar pesquisas de opinião a clientes e leads pode ser uma ótima oportunidade de entender como seu negócio é visto de fora.
A opinião dos clientes é essencial para entender a satisfação do seu público com a solução oferecida, enquanto a opinião de leads é importante para mapear pontos de melhoria nas campanhas de marketing.
Por exemplo, através das opiniões dos clientes, é possível entender se o produto atendeu às expectativas e, se não, por quais motivos. Através das opiniões dos leads, por outro lado, é possível entender se o valor da solução está sendo comunicado de maneira correta e, se não, como consertar isso.
Para incentivar a resposta às pesquisas, você pode oferecer descontos em planos/aquisições do seu produto, períodos de teste gratuito, etc.
02.Personalização da Experiência
Clientes e leads sentem-se muito mais à vontade para fechar negócios quando são tratados de maneira humanizada – e não apenas como um id de usuário dentro de uma base de dados.
Possuir um ferramental tecnológico que permita a aquisição de dados pessoais de usuários e o posterior agrupamento desses usuários em conjuntos com mesmo comportamento de consumo ajudará sua empresa a melhorar a eficiência com que os conteúdos/mensagens são entregues e recebidos.
Personalizar a experiência do seu usuário em seu app ou plataforma fará com que ele se sinta muito mais próximo à sua marca – e disposto a comprar de você. Pense nisso como uma forma de direcionar tanto a sua comunicação quanto a jornada de cada usuário dentro da sua plataforma.
Você pode utilizar essa personalização em todos os pontos de contato da sua marca com o cliente, como e-mails, push notifications, seu próprio app/site, etc.
03. In App Messaging
Assim como as Notificações Push, as In-App Messaging – ou mensagens dentro dos aplicativos – também são mensagens curtas e atrativas, mas possuem formatos (layouts) e funcionalidades que podem ser distintas.
Esse tipo de mensagem, como seu próprio nome diz, vive ‘dentro’ dos limites da aplicação, isto é, aparece apenas durante o uso do app.
Até por essa natureza, essas mensagens recebem como público pessoas com possibilidade muito maior de interesse e engajamento, e deve ser utilizada de forma a aproveitar esse público quente para maximizar a conversão desejada.
Temos um conteúdo específico sobre In App Messaging, caso você queira saber mais, é só clicar aqui!
04. Rich Push Notifications
Por fim, mas não menos importante, usar e abusar de Rich Push Notifications alavancará os resultados de engajamento do público com as mensagens enviadas.
As Rich Push Notifications são Notificações Push que, já há algum tempo, suportam estruturas muito mais chamativas e interativas a seus usuários.
É possível incluir, além das tradicionais mensagens com textos e emojis, notificações com imagens, vídeos, botões clicáveis e muito mais.
É possível, também, utilizar todas as estratégias citadas em conjunto para gerar campanhas completas e extremamente integradas.
Por exemplo, criar campanhas de Rich Push Notifications personalizadas, convidando usuários a responder pesquisas de opinião podem ser uma solução para atrair mais respostas e, consequentemente, aumentar a base de dados a serem utilizados nas decisões estratégicas do business.
Se você ainda possui dúvidas sobre Marketing Interativo ou sobre como aplicá-lo na prática dentro do seu negócio, não deixe de nos enviar uma mensagem através do canal de contato da Inngage.
Somos a maior plataforma de engajamento de apps mobiles do Brasil, e temos soluções desenhadas para suas necessidades de comunicação em todos os canais de contato com seus usuários, seja através mensagens in-app, SMS, Whatsapp, e-mail, ou integrações próprias do seu negócio (API’s). Entre em contato e agende sua demo grátis hoje mesmo!
Matheus Felix
Analista de Growth na Inngage