Web Push Notifications no iOS 16: Isso vai mudar o jogo do seu Website
Matheus Felix
15 de fevereiro de 2023
Atualmente, as Web Push Notifications, estão disponíveis nos principais navegadores da Web Desktop, como Google Chrome, Firefox, Apple Safari, Microsoft Edge e na Web Mobile apenas em dispositivos Android, sendo impossível impactar clientes que usam iPhone.
O lançamento do recurso de Web Push Notifications no iOS 16 é uma notícia animadora para todas áreas de marketing. Pois finalmente, qualquer site poderá enviar Web Push para os usuários de iPhones, iPads e Macs.
O que esse lançamento significa em números
De acordo com dados recentes, o Google Chrome é o navegador mais utilizado em todo o mundo, com cerca de 66% de participação de mercado. Após ele é o Safari, da Apple, com cerca de 19%.
Atualmente, a maioria dos usuários acessa a internet através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, cerca de 60% a 70% do tráfego na internet é gerado por dispositivos móveis.
Quando se trata de compras em aplicativos móveis, a plataforma iOS, da Apple, tem sido tradicionalmente considerada mais atraente. De acordo com dados recentes, usuários de iPhone ganham uma renda anual de cerca de 53.000 dólares, enquanto os usuários de Android ganham apenas 37.000 dólares e gastam cerca de 30% a 40% a mais em compras em aplicativos em comparação com os usuários Android.
Esses dados nos mostram a grandeza desse lançamento, pois muito além da quantidade de novos usuários que conseguiremos impactar, é o quanto eles valem em nossa estratégia de marketing.
Por que Web Push Notifications no iOS 16 é uma grande oportunidade
As Notificações Push se tornaram uma das principais ferramentas para todas empresas que possuem aplicativos móveis, além de ser um tipo de mensagem que mantém vivo o aplicativo, contribui significativamente nas vendas e conversões.
Porém, desenvolver e manter um aplicativo móvel não é para qualquer empresa, o custo de desenvolvimento e manutenção é muito alto, além disso requer muito investimento para trazer downloads e adquirir novos usuários.
Portanto, muitas vezes, não faz sentido para empresas com um site bem-sucedido investir o tempo e recursos necessários na criação de um aplicativo. Isso também serve para empreendedores ou empresas em fase inicial com financiamento mínimo ou nenhum. A linha de fundo é que muitas empresas não estão em posição de investir recursos no desenvolvimento de aplicativos.
Enquanto empresas com aplicativos têm Push Notifications (E outros canais) para se comunicar com seus clientes, sites podem utilizar Web Push Notifications, mas perdiam esse pedaço do bolo importante, que são os usuários de iPhone navegando em seu site.
Logo essa nova possibilidade irá ajudar empresas que não possuem Apps a aumentar sua taxa de conversão e vendas para usuários iOS, que possuem um alto potencial de compra.
Algumas ideias de como utilizar
Aqui estão alguns exemplos de campanhas de Web Push Notifications que você pode considerar, antes de tudo, saiba que a personalização e timing é a chave para elas se tornarem relevantes:
- Ofertas exclusivas e novos produtos: Envie notificações com descontos e promoções exclusivas para incentivar as compras, tenha em vista segmentar usuários que pesquisaram o produto, ou compraram algo similar para que a oferta seja relevante;
- Produtos de volta ao estoque: Avise os clientes que se interessaram por produtos que estavam esgostados quando estiverem disponíveis novamente;
- Eventos ao vivo: Envie notificações para eventos ao vivo, como sessões de perguntas e respostas ou webinars;
- App Download: Se você tem um app e seus usuários estão usando seu site, porque não incentiva-los a fazer o download do seu Aplicativo. Envie Web Push Notifications para usuários que possuem alto engajamento e site e adicione o Link para seu app na AppStore, assim quando a mensagem é clicada direcionar o usuário direto para realizar o download do seu app;
- Abandono de carrinho: Envie notificações para incentivar clientes a concluir compras abandonadas no carrinho de compras;
- Aniversários e datas especiais: Ofereça descontos ou promoções especiais para comemorar datas especiais, como aniversário do cliente.
Lembre-se de que as notificações web push são uma forma poderosa de manter o público engajado e atualizado, mas é importante usá-las de maneira responsável e respeitosa em relação aos usuários, utilizar ao máximo estratégias de personalização irão garantir que elas sejam relevantes e atrativas para seus clientes.
Quando serão lançadas
Acredito que se você leu até aqui, você deve estar animado para adicionar Web Push Notifications em seu site e impactar usuários no iOS 16, e isso é muito inteligente da sua parte, a má notícia é que mesmo com o lançamento oficial do iOS 16 em 12 de setembro de 2022, esse recurso ainda não está disponível.
Ainda não se sabe ao certo quando será o lançamento oficial das Notificações Web Push para iOS. Porém já é oficial, A Apple menciona o recurso na página de recursos do iOS 16, dizendo que chegará ao iOS em 2023. O Safari no iOS 16 também ganha outros novos recursos, incluindo grupos de guias compartilhados, novas extensões e muito mais.
Como se preparar para essa mudança
Quanto mais você estiver preparado para engajar esse tipo de clientes melhor será para sua empresa, portanto tenha em vista iniciar a configuração de um serviço Web Push em seu site e começar a enviar as primeiras Web Push Notifications.
A partir daí comece pensando em coisas mais avançadas, como vimos no artigo, a personalização é a chave do sucesso, portanto, tenha em vista capturar eventos que seus usuários realizam em seu site, registra-los no momento do login, possibilitando assim criar Web Push de recomendação baseadas no histórico de compra, réguas de carrinho abandonado entre muitas outras.
Espera-se que as Web Push Notifications para iOS 16 estejam já disponíveis esse semestre, então você ainda tem tempo de se preparar caso ainda não começou com esta estratégia, fique a vontade para falar com nossa equipe, podemos tirar suas dúvidas e demonstrar como funciona o serviço de Web Push, além de como aplicar na sua estratégia.
Matheus Felix
Analista de Growth na Inngage