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Copywriting em aplicativos: como persuadir com palavras.

Márcio Rodrigues

14 de novembro de 2023

Imagem de Copywriting para Aplicativos

Descubra como melhorar a comunicação com o seu usuário através do uso de Copywriting em aplicativos e aplicação de gatilhos mentais.

Neste blog mergulharemos de cabeça para entender os mecanismos de persuasão embutidos nos aplicativos, abordando os seguintes assuntos:

  • O que é copywriting, o que é gatilho mental;
  • Tipos de gatilhos mentais;
  • Aplicando gatilhos mentais no copywriting em aplicativos;
  • Como a Inngage pode melhorar o resultado de seu app.

Atualmente, vivemos numa era em que a atenção é um recurso escasso e cada toque na tela é disputado, o copywriting em aplicativos surge como uma arte vital para engajar e converter usuários.

Em meio a essa batalha, compreender e aplicar gatilhos mentais no texto de um aplicativo pode ser a diferença entre o esquecimento e o sucesso. Este artigo vai te aprofundar nos conhecimentos da persuasão, revelando como o copywriting eficaz em aplicativos pode cativar a psique do usuário, encorajar a ação desejada e criar uma experiência memorável.


O que é Copywriting?

Copywriting é a arte ou ciência que usa estrategicamente palavras (sejam elas faladas ou escritas) para induzirem as pessoas a tomar alguma ação.

Como persuadir a sua audiência de forma eficaz, a consumir o seu conteúdo, baixar o seu material, ou até mesmo comprar o seu produto? A Resposta é simples: através de um copywriting eficiente.

Uma das principais estratégias do marketing digital é o domínio da arte de persuadir os seus usuários a tomar ações. Essa influência pode ser exercida através de diversos canais, incluindo campanhas de e-mail, criação de slogans marcantes, elaboração de e-books ou posts em redes sociais.

O termo técnico para este estilo persuasivo de escrita é copywriting. A elaboração efetiva de um copy envolve o emprego estratégico de gatilhos mentais, que são técnicas desenvolvidas para incentivar o usuário a tomada de uma ação (CTA), com o objetivo final de convertê-lo em um cliente fiel à sua marca ou produto.

O Copywriting é mais direto e incisivo, enquanto a escrita publicitária adota uma abordagem mais sutil e indireta. Ou seja, é uma ferramenta imprescindível para quem não tem tempo a perder, e possui uma estratégia bem definida. Direcionando e/ou influenciando os usuários para uma determinada ação.


Gatilho mental, o que é?

De uma forma resumida, gatilhos mentais no contexto do marketing digital são técnicas psicológicas projetadas para influenciar a percepção e o comportamento do consumidor, estimulando uma resposta quase automática.

Esses gatilhos atuam sobre as emoções e instintos básicos do público, como o desejo de pertencimento, o medo da perda e a busca por autoridade, para encorajar ações como a compra de um produto ou o engajamento com uma marca.

Eficazes e sutis, eles são a espinha dorsal de estratégias de conteúdo que visam criar uma conexão mais profunda e impulsionar a conversão de maneira orgânica e aparentemente espontânea.

De uma forma resumida, gatilhos mentais no contexto do marketing digital são técnicas psicológicas projetadas para influenciar a percepção e o comportamento do consumidor, estimulando uma resposta quase automática.

Esses gatilhos atuam sobre as emoções e instintos básicos do público, como o desejo de pertencimento, o medo da perda e a busca por autoridade, para encorajar ações como a compra de um produto ou o engajamento com uma marca.


Tipos de gatilhos mentais.

Existem inúmeros gatilhos que podem propiciar pensamentos automáticos e derrapantes. Mas separamos os que mais são usados nas práticas conversacionais em aplicativos. Vale ressaltar que é importante que você se aproprie e utilize-os para persuadir seus clientes, mas sem ferir a ética.


Gatilho de reciprocidade.

As pessoas tendem a retribuir favores e gestos positivos. Oferecer algo de valor gratuito (como e-books, webinars, amostras grátis) pode incentivar os usuários a retribuir de alguma forma, frequentemente através de uma compra.

No exemplo abaixo, ao logar-se no aplicativo e-booking.com, você ganha acesso ao programa de fidelidade gratuitamente e 10% de desconto na primeira acomodação.

Imagem da tela do aplicativo e-booking após primeiro login.[Imagem: Reprodução / e-booking.com]


Gatilho da Escassez.

Produtos ou serviços percebidos como limitados em quantidade promovem uma sensação de urgência. A ideia é empregar frases como “últimas unidades” ou “oferta por tempo limitado” pode aumentar a conversão.

Notificação Push Aplicativo Riachuelo.

[Imagem: Reprodução / Riachuelo]                                                                                                                                                                 


Gatilho de Autoridade.

Mostrar especialização, chancela de experts ou influencers pode aumentar a credibilidade e a confiança no produto ou serviço. Que tal incluir selos de qualidade, certificações ou depoimentos de especialistas? Essas são as principais formas de aplicar esse gatilho.

Xuxa Meneghel apresentando o aplicativo da Shopee

[Imagem: Reprodução / Shopee Brasil]                                                                                                                                                         

Gatilho do Compromisso e Coerência.

As pessoas têm uma tendência natural de agir de forma consistente com seus compromissos diários, prévios e sua autoimagem. Neste caso, encorajar pequenas ações iniciais (como ler um livro) pode levar a compromissos maiores como realizar uma compra ou promover interação com o aplicativo.

Notificação Push I Aya Books

[Imagem: Reprodução / Aya Books]                                                                                                                                                                










Gatilho de Prova Social.

As pessoas muitas vezes olham para as ações e comportamentos do próximo para determinar os próprios. Dessa forma, comentários, avaliações de usuários e estudos de caso são poderosos influenciadores para tomada de ação.

Imagem de Depoimento de cliente em um produto da Shopee Brasil

[Imagem: Reprodução / Shopee]                                                                                                                                                                       










Gatilho de Afeição.

Grande parte dos consumidores frequentemente favorecem marcas às quais eles têm um laço emocional. Criar histórias relacionáveis(storytelling) ou humanizar a marca pode estabelecer essa conexão emocional.

Notificação Push do Mercado Livre

[Imagem: Reprodução / Mercado livre]                                                                                                                                                         










Gatilho de Antecipação.

A expectativa de algo prazeroso e benéfico pode ser uma forte motivação. Lançamento de teasers de produtos ou anunciar eventos futuros, como faz a Magalu com a pré black friday, pode manter os usuários engajados e ansiosos. Marcas famosas como Apple, por exemplo, também utilizam bastante este gatilho mental.

In App Message I Magalu - Demonstração de Gatilho de Antecipação.

In App Message I Magalu [Imagem: Reprodução / Magalu]                                                                                                                   












Gatilho de Novidade.

Quem não tem atração natural por tudo que é novo ou inovador? Apresentar recursos, produtos ou atualizações como novidades pode renovar o despertar o interesse do consumidor.

Tela do aplicativo I Food

[Imagem: Reprodução / I Food]                                                                                                                                                                        

Aplicando gatilhos mentais no copywriting em aplicativos.

Com o objetivo de melhorar a comunicação, engajar e reter os usuários, é cada vez mais comum o emprego de copywriting em aplicativos. Com certeza hoje você pode notar que aquele app de delivery de comida, bebida ou até de compras online já lhe enviou alguma notificação sobre alguma promoção, final de uma campanha ou até mesmo de alguma outra novidade, certo?

Essa é uma estratégia muito bem utilizada, que pode impulsionar e muito as métricas de engajamento do seu app. Se você tem um aplicativo e está procurando como aumentar indicadores como o DAU ou MAU, é imprescindível investir nesse tipo de comunicação.

Clique aqui e descubra os principais indicadores utilizados para fazer a identificação da frequência do envolvimento dos usuários em sites, softwares e aplicativos.


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Márcio Rodrigues

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