Separamos 11 dicas de como preparar seu App para a Black Friday em 2023, pois a Black Friday é um dos eventos mais esperados no calendário de varejo. Uma ótima oportunidade para o comércio.

Segundo matéria publicada no Estadão, esse ano o setor varejista deve faturar R$ 4,64 bilhões durante a campanha de Black Friday.

Este resultado representa um aumento de 4,3% em relação ao ano passado, já descontada a inflação no período. Dessa forma, as vendas alcançariam recorde, superando a maior marca desde a incorporação da data ao calendário do varejo, em 2010.

Outro grande indicador de sucesso a ser observado em relação à Black Friday, é o aumento do ticket médio das compras realizadas durante o ano. De acordo com este artigo publicado na e-commerce Brasil, a expectativa é de aumento no ticket médio, chegando a impressionantes R$ 473,00.

Esse valor representa uma aproximação do maior patamar histórico já registrado (R$ 475,00 no segundo trimestre de 2021), indicando que os consumidores estão dispostos a investir mais em suas compras durante a Black Friday.

Em relação ao universo mobile, estima-se um boom no número de downloads de Apps de venda online. Por isso trouxemos algumas dicas nesse artigo para te ajudar a preparar seu App para este grande evento!

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11 dicas de como preparar seu App para a Black Friday [2023]


Confira abaixo algumas dicas de ouro para destacar seu aplicativo na Black Friday:


  1. Não deixe para prospectar seus clientes de última hora

Na véspera de Black Friday os Apps estarão disputando pela atenção de usuários mobile para os mesmos fazerem download e cadastro no aplicativo.

Pensando nisso, comece a fazer campanhas de aquisição antes. Conquiste seus usuários e faça com que eles se familiarizem com o seu App para quando a Black Friday chegar, você consiga impactá-los com maior facilidade.

Receba os novos usuários com um onboarding bem explicativo e que passe a proposta de valor do seu App. Trabalhe desde já ações para criar proximidade com o seu público.

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[Imagem: Reprodução / App Astrolink – Mapa Astral]

  1. Cuidado com os bugs!

A Black Friday será um período de maior fluxo devido ao movimento do mercado, então é extremamente importante acompanhar as métricas de qualidade, com isso digo principalmente as falhas e ANR’s.

Constantemente verifique se o App está performando bem e sempre tire relatórios para verificar se tem algum problema com alguma versão do App.

Sabemos o quão difícil (e caro) é conquistar novos usuários, por isso tome cuidado para não os perder por falhas em seu App.


  1. Simplifique

Deixe seu App o mais fácil e didático possível! Se lembre também de que muitos usuários gostam de navegar no aplicativo antes de realizar o cadastro.

Os aplicativos perdem até 56% de compradores no estágio de inscrição. Um simples formulário de inscrição com o Google e o Facebook permite que os usuários efetuem login a partir de vários dispositivos sem precisar memorizar várias senhas.

Incentive o cadastro dos usuários com algum tipo de benefício ou através de funcionalidades as quais ele só tem acesso após fazer o Login.

Não deixe de conferir também o seu processo de checkout. No celular, o preenchimento de campos para finalizar a compra é um dos principais obstáculos à conversão.

Soluções para preencher automaticamente as informações salvas dos clientes, reduzem o esforço de teclar e clicar para efetuar uma compra.


  1. Evite o lançamento de novas features na Black Friday

Toda atualização, ou lançamento de nova feature pode gerar a necessidade de fazer alguns ajustes.

Por esse motivo, o ideal é que o lançamento de novas features aconteça pelo menos 1 mês antes da Black, para acompanhar o desempenho e ter tempo para ajustar caso dê algum problema.


  1. Trabalhe Engajamento e Retenção através de Push Notifications

Para deixar seu App ainda mais preparado, primeiramente, segmentar seus usuários é essencial e o ajudará a criar uma campanha/mensagem mais assertiva.

Planeje suas campanhas com antecedência e abuse da personalização. Mensagens personalizadas trazem um melhor resultado. Segundo pesquisas, mensagens personalizadas aumentam, em média, 4 vezes o CTR e 3 vezes a taxa de abertura.

Já os Rich Pushs, que são Push Notifications com imagens, gifs, áudio ou vídeo, podem aumentar em 18% a taxa de abertura.

Veja o exemplo abaixo, onde a Reserva criou um Rich Push bem chamativo para divulgar ofertas imperdíveis:

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[Imagem: Reprodução / Reserva App]

Não se esqueça de olhar bem para seus KPI ‘s para conseguir analisar e avaliar a performance das suas campanhas!

  1. Prepare sua equipe

É importante deixar todos os canais de atendimento preparados para receber o maior fluxo de clientes que virão nessa época para que todos sejam bem atendidos.

É importante que os clientes (atuais e potenciais) consigam facilmente entrar em contato com você durante o período da Black Friday. A última coisa que você quer que aconteça é que um visitante saia do seu site porque não obteve respostas rápidas.

Clientes insatisfeitos têm 2 a 3 vezes mais chances de compartilhar seus comentários do que clientes satisfeitos. Garanta que os reviews do seu App no Google Play, ou na App Store sejam respondidos da melhor maneira possível e com soluções para os problemas apontados pelos usuários. Não se esqueça de que essas lojas são a vitrine do seu App.


  1. Otimize seus produtos

Entenda quais produtos são mais procurados em seu App e deixe-os em destaque em estratégias de SEO/ASO para aumentar a conversão.

Muitas pessoas também se antecipam no planejamento de compras para as festas de fim de ano, portanto, certifique-se de que você será encontrado por clientes em busca de ideias para presentes e informações sobre produtos específicos.

Por esse motivo, muitas empresas se antecipam e comunicam as ofertas ativas para que seus clientes consigam se programar.


  1. Experiência Omni-channel

Se sua empresa trabalha com estratégias omnichannel, garanta que as ofertas tanto nas lojas físicas, quanto no e-commerce/m-commerce estarão conexas. Além de garantir uma experiência única para o usuário em qualquer canal que ele desejar comprar.

Um bom exemplo é o caso da C&A que integrou o estoque das lojas físicas com o da loja online para melhor atender seus clientes. “Antes, os pedidos eram enviados dos centros de distribuição. Com a evolução do setor, as lojas passaram a separar os pedidos. Se a compra fosse feita em Manaus, não fazia sentido ser separada em São Paulo, por exemplo.”, declara Fernando Guglielmetti, head de e-commerce e Digital da C&A.

Dessa forma, ele otimizou a logística de entrega de mercadorias e com isso, conseguiram aumentar a oferta de produtos como também ganharam vantagem competitiva em relação aos concorrentes.


  1. Trabalhe com Retargeting

Impacte seus clientes que desinstalaram seu App durante a Black Friday através de outros canais!

Ao disparar campanhas de retargeting para antigos visitantes, você alcançará pessoas que talvez tenham esquecido da sua loja e não ficariam sabendo das suas promoções de outra forma.

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[Imagem: Reprodução / CVC]

  1. Aposte nas mensagens para carrinhos abandonados

Os consumidores estarão procurando ofertas no seu app e no de seus concorrentes, então é normal que eles não finalizem uma compra. De acordo com uma pesquisa do E-Commerce Radar, em 2018, mais de 82,3% dos carrinhos gerados nos e-commerces brasileiros foram abandonados.

Portanto, é muito importante lembrar seu cliente sobre sua oferta. Tagueando corretamente seu aplicativo, você conseguirá acionar campanhas Push Notifications de carrinho abandonado personalizadas e automáticas que incentivam o cliente a voltar ao App para concluir a compra.

Tenha em vista utilizar vários elementos de personalização nesse tipo de campanha. Como enviar o nome do produto, opções de cupom e Rich Push Notifications com a foto do produto.


  1. Fidelização seu cliente após a Compra

Além de atrair novos usuários, focar na retenção dos clientes da base é fundamental. Neste caso, por que não oferecer recompensas para os clientes voltarem a comprar com você após a Black Friday? Aposte em programas como fidelidade, descontos exclusivos para clientes recorrentes ou até mesmo um cashback para a próxima compra.

Você sabe calcular o custo de retenção de clientes? Saiba mais clicando aqui.


Black Friday no Brasil: diferença entre Cyber Monday e Black Friday

A digitalização do varejo, impulsionada pela pandemia, ajudou a enraizar o hábito de comprar online, e hoje é parte essencial da vida dos consumidores. Fato que potencializou ainda mais a Black Friday, onde as melhores oportunidades de compra estão a um clique de distância.

A grande procura pelos consumidores por oportunidades, e melhores condições de compras na web ajudou a popularizar um movimento paralelo a Black Friday, conhecido como Cyber Monday, que é um evento destinado exclusivamente ao e-commerce, com descontos maiores até que a Black Friday. Nos EUA, a data é celebrada na primeira segunda-feira após o Dia de Ação de Graças.

Anteriormente, as ofertas da Cyber Monday englobavam apenas o universo tecnológico como, smartphones, notebooks e outros gadgets, entretanto, a tradição foi se adaptando às diversas necessidades do consumidor e a popularidade do evento.


Conclusão

Nesse artigo, trouxemos alguns insights de como preparar seu App para a Black Friday. Acho que você pôde perceber que o principal a se fazer aqui é entender toda a jornada de seu cliente e trabalhar para oferecer uma ótima experiência em cada ponto de contato que ele possui com sua marca.

Uma coisa é fato: O tempo agora é curto, mas muito ainda pode ser feito. Coloque tudo isso em prática e não se esqueça que você pode contar conosco para aumentar suas conversões e o engajamento de seus usuários Mobile.

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