Black Friday: 4 Estratégias para melhorar o Engajamento dos Usuários de Seu App
Octavio Braga
10 de setembro de 2019
Vendas realizadas em dispositivos móveis, nos conhecidos como m-commerces, já representam 42,8% de todos os pedidos de e-commerce do Brasil (Webshoppers 39ª edição).
Acrescente a isso o fato de que 92,1% dos brasileiros acessam a internet através de seus dispositivos moveis e podemos dizer com segurança que o m-commerce está em alta no Brasil, e ainda existem várias oportunidades para se explorar.
Hoje, as pessoas não têm mais uma escassez de aplicativos e sites de comércio eletrônico para escolher, muito pelo contrário, no Brasil a maioria dos varejistas já possuem bons Apps. Essa briga pela atenção dos usuários levou a custos altíssimos de aquisição e a grandes taxas de desinstalação.
E além disso, ainda temos que 78% dos aplicativos de compras são desinstalados nos primeiros 30 dias.
É por isso que a experiência do usuário é tão importante para o seu aplicativo. A partir do momento em que os usuários o instalam, você está sob controle para gerar valor o mais rápido possível e mantê-los utilizando o App.
Com a Black Friday se aproximando, é hora de preparar seu App! E este artigo ajudará seu time a transformar novos usuários em campeões para sua marca.
4 estratégias para impulsionar o engajamento do usuário
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Melhore a sua experiência de onboarding
O Onboarding é a primeira interação que os usuários têm ao fazer o download do seu aplicativo. Se os usuários não tiverem uma experiência perfeita ao abrir o aplicativo, eles não retornarão. Por isso separei algumas dicas para melhorar a primeira interação do usuário:
Conquiste a primeira ação dos usuários com uma tela de boas-vindas atraente: Sua tela de boas-vindas precisa fornecer informações claras sobre os recursos do seu aplicativo. O usuário precisa entender claramente sua Proposta Única de Valor. Confira a imagem abaixo para ver as telas de boas-vindas do aplicativo da C&A.
“Soft Ask” para os serviços do App: Explique aos usuários as vantagens de fornecer acesso a localização e as vantagens de aceitar as Push Notifications antes dos mesmos serem solicitados.
Mantenha o processo de login e cadastro simples: Os aplicativos perdem até 56% de compradores no estágio de inscrição. Um simples formulário de inscrição com o Google e o Facebook permite que os usuários efetuem login a partir de vários dispositivos sem precisar memorizar várias senhas.
Você também pode permitir o acesso não logado no App e para incentivar os usuários a realizarem o cadastro, oferecer benefícios e funcionalidades as quais ele só tem acesso após fazer o Login.
Envie Push Notifications de boas-vindas: Já fez o primeiro contato? Mostrou a seus usuários toda a proposta de valor do seu App? Espero que já, porque agora é a hora de reforçar isso, mostrar ao seu cliente na prática como aplicar tudo o que você lhe apresentou na primeira abertura, sempre fornecendo a ele motivos para continuar com o App.
Geralmente, a mensagem de boas vindas é dividida em diferentes telas do aplicativo e busca ser a mais clara e objetiva possível para atender a 2 principais objetivos:
- Reter o usuário no aplicativo
- Leva-lo a aceitar o envio de Push Notifications
Veja o exemplo de uma Push Notification do App Magalu, enviada no dia do download.
Seguindo essas dicas você consegue criar uma excelente experiência do usuário em seu primeiro acesso, e assim, preenche a lacuna entre a aquisição e a conversão.
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Não negligencie clientes insatisfeitos
Clientes insatisfeitos têm 2 a 3 vezes mais chances de compartilhar seus comentários do que clientes satisfeitos. Eles são mais propensos a compartilhar em suas mídias sociais sobre sua experiência ruim. É de seu interesse interagir com eles de maneira proativa por meio de DM, e-mail ou telefonema.
Como uma marca, é importantíssimo para você se engajar com esses clientes e se desculpar com a má experiência. Entenda seus pontos de dor e forneça uma solução imediata. Uma resolução mais rápida transforma o usuário quase perdido em um usuário que pode voltar, apesar de sua experiência ruim.
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Personalize as Campanhas de Mensagens
Os usuários esperam uma comunicação personalizada em todos os canais. E as mensagens personalizadas não beneficiam apenas o usuário. É comprovado que as experiências personalizadas resultam em um aumento de 20% nas vendas. Hoje os usuários não esperam apenas personalização em termos de comunicação de marketing, e-mails, notificações push e SMS, mas também suas experiências dentro do aplicativo.
A jornada do aplicativo de um usuário deve ser contextual com base em suas preferências, ações e inações no aplicativo. Com a Inngage, você pode criar experiências personalizadas em escala usando a ferramenta Jornada, que une contexto e personalização na jornada do cliente.
A Pernambucanas, a maior varejista de beleza multimarcas do Brasil, realiza campanhas de Push Notifications altamente segmentadas para aumentar o engajamento dos usuários. Suas campanhas de envio são personalizadas usando o usuário:
- Categorias e marcas preferidas
- Pedidos anteriores
- Padrões de uso do aplicativo
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Combatendo o Abandono de Carrinhos
Por que seus usuários abandonam o carrinho de compras?
Alguns motivos comuns incluem:
- Custos de envio altos ou muito longos para entrega
Solução: envie uma Push Notification com um “Frete grátis somente por 24 horas” ou “Frete rápido disponível somente para hoje” para criar um senso de urgência. Use termos como “não perca a oportunidade”, “apenas hoje” e “última chance”.
- Criação de conta necessária
Solução: permita que os usuários façam login usando o Facebook ou o Google para que o processo de inscrição seja simplificado e o usuário não precise se lembrar de várias senhas.
- Pagamento ou preocupações de segurança
Solução: explique as razões por trás das medidas de segurança e privacidade para ganhar a confiança de seus usuários. Instrua os usuários sobre as várias opções de pagamento disponíveis.
- Eles precisam de mais algum tempo para verificar outras opções
Solução: insira Deep Links nas campanhas de abandono de carrinho para que os usuários possam acessar diretamente seus carrinhos. Envie Push Notifications com a imagem do produto que o usuário abandonou como um lembrete de que isso ainda está no carrinho. Mostre alternativas ao produto abandonado, dando mais opções ao usuário e incentivando-o a fazer uma compra.
Conclusão
O engajamento do usuário é a base sobre a qual você irá converter usuários em compradores ocasionais, e eventualmente em clientes fiéis. A chave para isso é mostrar aos usuários como eles são especiais através experiências personalizadas, contextualizadas e oportunas.
Caso queira ir mais a fundo confira alguns posts nossos sobre retenção e engajamento que podem ajudá-lo ainda mais a impressionar seus clientes:
Octavio Braga
CO-Fundador e CEO (Chief Engagement Officer) da Inngage. Vamos conversar sobre engajamento de usuários?