Vendas realizadas em dispositivos móveis, nos conhecidos como m-commerces, já representam 42,8% de todos os pedidos de e-commerce do Brasil (Webshoppers 39ª edição).

Acrescente a isso o fato de que 92,1% dos brasileiros acessam a internet através de seus dispositivos moveis e podemos dizer com segurança que o m-commerce está em alta no Brasil, e ainda existem várias oportunidades para se explorar.

Hoje, as pessoas não têm mais uma escassez de aplicativos e sites de comércio eletrônico para escolher, muito pelo contrário, no Brasil a maioria dos varejistas já possuem bons Apps. Essa briga pela atenção dos usuários levou a custos altíssimos de aquisição e a grandes taxas de desinstalação.

E além disso, ainda temos que 78% dos aplicativos de compras são desinstalados nos primeiros 30 dias.

É por isso que a experiência do usuário é tão importante para o seu aplicativo. A partir do momento em que os usuários o instalam, você está sob controle para gerar valor o mais rápido possível e mantê-los sempre voltando.

Com a Black Friday se aproximando, é hora de preparar seu App! E este artigo ajudará seu time a transformar novos usuários em campeões para sua marca.

 

4 estratégias para impulsionar o engajamento do usuário

 

  1. Melhore a sua experiência de onboarding

O Onboarding é a primeira interação que os usuários têm ao fazer o download do seu aplicativo. Se os usuários não tiverem uma experiência perfeita ao abrir o aplicativo, eles não retornarão. Por isso separei algumas dicas para melhorar a primeira interação do usuário:

 

Conquiste a primeira ação dos usuários com uma tela de boas-vindas atraente: Sua tela de boas-vindas precisa fornecer informações claras sobre os recursos do seu aplicativo. O usuário precisa entender claramente sua Proposta Única de Valor. Confira a imagem abaixo para ver as telas de boas-vindas do aplicativo da C&A.

“Soft Ask” para os serviços do App: Explique aos usuários as vantagens de aceitar fornecer acesso a localização e para aceitar Push Notifications antes dos mesmos serem solicitados.

Mantenha o processo de login e cadastro simples: Os aplicativos perdem até 56% de compradores no estágio de inscrição. Um simples formulário de inscrição com o Google e o Facebook permite que os usuários efetuem login a partir de vários dispositivos sem precisar memorizar várias senhas. Você também pode permitir o acesso não logado no App e oferecer melhores benefícios como cupons para a realização do seu cadastro.

Envie Push Notifications de boas-vindas: Existe uma grande chance dos usuários não fazerem uma compra em seu primeiro acesso no app, por isso é de extrema importância que você mantenha em suas mentes que seu App existe e aumentar a sua taxa de retenção.

Veja o exemplo de uma Push Notification do App Magalu, enviada no dia do download.

 

Seguindo essas dicas você consegue criar uma excelente experiência do usuário em seu primeiro acesso, e assim, preenche a lacuna entre a aquisição e a conversão.

 

  1. Não negligencie clientes insatisfeitos

Clientes insatisfeitos têm 2 a 3 vezes mais chances de compartilhar seus comentários do que clientes satisfeitos. Eles são mais propensos a compartilhar em suas mídias sociais sobre sua experiência ruim. É de seu interesse interagir com eles de maneira proativa por meio de DM, e-mail ou telefonema.

Como uma marca, é importantíssimo para você se engajar com esses clientes e se desculpar com a má experiência. Entenda seus pontos de dor e forneça uma solução imediata. Uma resolução mais rápida transforma o usuário quase perdido em um usuário que pode voltar, apesar de sua experiência ruim.

 

  1. Personalize as Campanhas de Mensagens

Os usuários esperam uma comunicação personalizada em todos os canais. E as mensagens personalizadas não beneficiam apenas o usuário. É comprovado que as experiências personalizadas resultam em um aumento de 20% nas vendas. Hoje os usuários não esperam apenas personalização em termos de comunicação de marketing, e-mails, notificações push e SMS, mas também suas experiências dentro do aplicativo.

A jornada do aplicativo de um usuário deve ser contextual com base em suas preferências, ações e inações no aplicativo. Com a Inngage, você pode criar experiências personalizadas em escala usando a ferramenta Jornada, que une contexto e personalização na jornada do cliente.

A Pernambucanas, a maior varejista de beleza multimarcas do Brasil, realiza campanhas de Push Notifications altamente segmentadas para aumentar o engajamento dos usuários. Suas campanhas de envio são personalizadas usando o usuário:

  • Categorias e marcas preferidas
  • Pedidos anteriores
  • Padrões de uso do aplicativo

 

  1. Combatendo o Abandono de Carrinhos

Por que seus usuários abandonam o carrinho de compras?

Alguns motivos comuns incluem:

  • Custos de envio altos ou muito longos para entrega

Solução: envie uma Push Notification com um “Frete grátis somente por 24 horas” ou “Frete rápido disponível somente para hoje” para criar um senso de urgência. Use termos como “não perca a oportunidade”, “apenas hoje” e “última chance”.

  • Criação de conta necessária

Solução: permita que os usuários façam login usando o Facebook ou o Google para que o processo de inscrição seja simplificado e o usuário não precise se lembrar de várias senhas.

  • Pagamento ou preocupações de segurança

Solução: explique as razões por trás das medidas de segurança e privacidade para ganhar a confiança de seus usuários. Instrua os usuários sobre as várias opções de pagamento disponíveis.

  • Eles precisam de mais algum tempo para verificar outras opções

Solução: insira Deep Links nas campanhas de abandono de carrinho para que os usuários possam acessar diretamente seus carrinhos. Envie Push Notifications com a imagem do produto que o usuário abandonou como um lembrete de que isso ainda está no carrinho. Mostre alternativas ao produto abandonado, dando mais opções ao usuário e incentivando-o a fazer uma compra.

 

Conclusão

O engajamento do usuário é a base sobre a qual você irá converter usuários em compradores ocasionais, e eventualmente em clientes fiéis. A chave para isso é mostrar aos usuários como eles são especiais através experiências personalizadas, contextualizadas e oportunas.

Caso queira ir mais a fundo confira alguns posts nossos sobre retenção e engajamento que podem ajudá-lo ainda mais a impressionar seus clientes: